
Classificação:
Espécie: Drosera adelae
Reino:Plantae
Classe:Magnoliopsida
Ordem:Caryophyllales
Família:Droseraceae
Género:Drosera
Espécie: D. adelae
Descrição:
Esta Drosera tropical é nativa da região de Queensland do Norte, no Nordeste da Austrália. Ela cresce em áreas úmidas, locais pantanosos ou com luz filtrada difusa. As plantas podem ficar muito grande, mais de um pé de diâmetro, com folhas ao longo de oito centímetros de comprimento a ser possível.Quando na sombra, as folhas podem tornar-se um pé longo e verde, quando em mais luz solar, as folhas são mais curtas e avermelhadas. Drosera adelae desenvolve-se melhor com alta umidade e temperaturas frias.
Muitas vezes, uma planta danificada volta a crescer a partir das raízes que também irão gerar plantas como as da idades da planta original. A Drosera adelae está intimamente relacionada com Drosera schizandra e Drosera prolifera. As flores vêm em duas cores: a cor amarelo-esbranquiçada, e um vermelho brilhante e vívido. Estas plantas são tropicais e não entram em dormência. É bom frisar que o movimento das Droseras são bem lentos. Como na maioria das carnívoras as presas são atraídas por um odor e quando encostam no tentáculo ficam presas e são digeridas lá mesmo.
Folha de perto mostrando glândulas mucilaginosas


In habitat
Primeira descrição por F. Muell (1864)
Você pode achar Drosera adelae nas florestas tropicais de Queensland (nordeste da Austrália), precisamente, na baía de de Rockingham, do parque nacional Hinchinbrook. Onde chovem cerca de 4400 mm de água por ano. Nos curtos, suaves invernos a temperatura não é menor que 15ºC. Há, em média, 300 dias ensolarados. A Drosera adelae é da mesma família da Drosera prolifera e da Drosera schizandra (são muito “próximas”). Essas 3 Droseras são chamadas de “As 3 irmãs de Queensland”. Desse grupo, a Drosera adelae é a de mais fácil cultivo.

Ficha de cultivo básica:
Luz:Esta Drosera não gosta de sol direto, o segredo é deixá-las em um lugar úmido onde não bata vento. Assim a planta cada vez mais fica forte e com mais gotas em suas armadilhas. Proteja esta planta do sol muito forte. Construa uma mini estufa se ela tiver muito alcance ao Sol. (A planta pode ser mantida sob sol direto, porém ficará menor e mais avermelhada)
Rega: Deve-se deixar o substrato sempre bem úmido.
Reprodução: Por sementes, pelo corte de raízes, leaf cutting e muda pelas raízes.
Substrato: Sphagnum, xaxim, fibra de côco, areia... O melhor é Sphagnum, xaxim (ou fibra de côco) e areia. (2:2:1)
Floração: Suas Flores nascem na fase adulta na primavera.
Alimentação: espécie é auto-suficiente em relação a capturar insetos.
Vasos: Geralmente se utilizam-se vasos plásticos pois estes são baratos e inertes, além de manter a umidade do substrato por mais tempo. Pode-se utilizar vasos de barro ou argila, porém atente que esse tipo de vaso encurta o intervalo de uma rega para outra, isto é, resseca o substrato mais rapidamente. Vasos de xaxim não são recomendados.
Obs: Sempre dê uma olhada nos vasos e embaixo deles pois ela solta mudas pelas raízes muuuuito facilmente. a minha já deu 3!!!
Variedades:Red, Giant Red, Giant.
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Drosera_adelae
http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -3145.html
https://www.auscps.com/modules/xcgal/al ... urn false;
Espero que tenham gostado
Hase
