Meu cultivo é indoor e aprendi muitas coisas nesses anos, muitos vem do tempo de ginásio/colégio em que aprendíamos a teoria, mas nunca a prática.
Parte desse conhecimento eu usei muito em outro hobby, fotografia, que pratiquei durante décadas, mas hoje nem preciso mais, pois fotografia tirando poucas exceções qualquer um faz.
Então vamos ao assunto, para começar nós humanos não enxergamos todas as cores ou frequência de cores ou a largura da onda, são formas diferentes de definir uma cor.
Enxergamos do vermelho ao azul, sendo que abaixo do vermelho e acima do azul não enxergamos. Infravermelho e ultravioleta. Mas usamos essas cores, o infravermelho é uma cor muito quente, existem animais que enxergar essas cores, principalmente os caçadores noturnos, nós para podermos enxergar essas cores precisamos de equipamentos especiais tipo militares. A mesma coisa acontece para o ultravioleta.
A composição de todas as cores que enxergamos cria a luz branca e aqui vai uma boa. A cor de qualquer coisa é definida pelo aproveitamento de um espectro de luz não utilizando outro.
Exemplos: Um objeto, uma planta, uma roupa, etc., é verde porque aproveitam toda a luz branca visível, mas não usa o verde e o joga fora. E assim é para vermelho, rosa, amarelo, etc., ou sejam são cores não utilizadas por qualquer coisa que seja.
Um objeto é branco porque ele não aproveita luz visível nenhuma e é preto porque absorve todas as cores. Eu falei em luz visível, mas por exemplo o infravermelho pode ser absorvido, você não enxerga, mas sente o objeto quente.
Depois dessa enorme introdução vamos aos objetivos dessa postagem.
1º) Até o momento minha iluminação é apenas de leds brancos 6500k, as plantas gostam, mas acabam não produzindo sementes e ainda por cima tenho problemas com fungos, cianobactérias, etc..
2º) Comentando com um amigo ontem dizendo a ele que iria comprar umas duas lâmpadas especiais para complementar a iluminação foi me dito que quem as usa não viu diferença nenhuma na quantidade luz emitida.
3º) Acima já tem um grande erro, pois para medirem a quantidade de iluminação usam aplicativos de celulares, mas ele só mede a luz visível ao ser humano, para medir outros comprimentos de luz é necessário equipamentos altamente técnicos.
4º) Agora outro erro gritante, dependendo do tipo de lâmpada não se mede sua capacidade por lumens e sim por candelas.
- Lumens é a capacidade de uma fonte de luz iluminar um ambiente
- Candelas é a capacidade de uma fonte de luz iluminar um determinado ponto.
Pensem numa vela acesa em uma sala, praticamente não vai iluminar nada, mas se colocar um refletor na frente dessa vela, um espelho côncavo, ela irá iluminar muito bem um determinado ponto.
Acho que a maioria já iluminou uma parede com uma lanterna, tem um ponto central que é mais iluminado depois a medida que se abre fora do centro fica menos e o ambiente praticamente fica escuro.
5º) Existem alguns cálculos para se medir quantas candelas uma fonte de luz consegue fornecer e depende de 3 fatores lux (um outro fator de medida), o ângulo de dispersão e a distância do objeto a ser iluminado.
Abaixo tem um desenho que mostra muito bem isso e os créditos estão nele, visualizem lumens e candelas.
Para ficar mais claro, as lâmpadas tubulares, econômicas, led, etc., que emitem luz para todos os cantos deve ser medida em lumens, mas as que emitem luz apenas para um ponto seja por ter sido fabricada assim ou por usar um refletor tem que ser medido em candelas.
Paulo