São vários os tipos de solos, dentre eles o arenoso, argiloso, árido, etc...
Conheçamos quais são eles.


Tem grande parte de suas partículas classificadas na fração areia, de tamanho entre 0,05 mm e 2 mm, formado principalmente por cristais de quartzo e minerais primários. Os solos arenosos têm boa aeração e capacidade de infiltração de água. Certas plantas e microorganismos podem viver com mais dificuldades, devido à pouca capacidade de retenção de água.

Tem grande parte de suas partículas classificadas na fração argila, de tamanho menor que 0,002mm (tamanho máximo de um colóide). Não são tão arejados, mas armazenam mais água quando bem estruturados. São geralmente menos permeáveis, embora alguns solos brasileiros muito argilosos apresentam grande permeabilidade - graças aos poros de origem biológica. Sua composição é de boa quantidade de óxidos de alumínio (gibbsita) e de ferro (goethita e hematita). Formam pequenos grãos que lembram a sensação táctil de pó-de-café e isso lhes dá certas caraterísticas similares ao arenoso.

O solo árido é assim classificado devido ser encontrada em áreas onde a ocorrência de chuva é baixa comparada à temperatura, ou seja, o solo árido não possui em suas composição nenhuma quantidade de água e quase sempre não se forma por completo.

Composto de materiais orgânicos (restos de organismos mortos e em decomposição), além da areia e da argila. Este solo é o que mais favorece o desenvolvimento das plantas, porém solos orgânicos tropicais como do Brasil, por exemplo, possuem baixa fertilidade. O húmus é o resíduo ou composto solúvel originado pela biodegradação da matéria orgânica, que o torna disponivel para as plantas nutrientes minerais e gasosos como o nitrogênio (N).

Os solos siltosos são assim classificados por em sua composição ser encontrado partículas em silte que possui grande facilidade de erosão.
Tem grande parte de suas partículas classificadas na fração silte, de tamanho entre 0,05 e 0,002mm. O silte não se agrega como as argilas e ao mesmo tempo suas partículas são muito pequenas e leves. São geralmente finos.

Capacidade de troca de cations baixa, menor que 17 cmolc, presença de argilas de baixa atividade (Tb), geralmente são solos muito profundos (maior que 2 m), bem desenvolvidos, localizados em terrenos planos ou pouco ondulados, tem textura granular e coloração amarela a vermelha escura. São solos zonais típicos de regiões de clima tropical úmido e semi-úmido, como Brasil e a África central. Coloração pode ser avermelhada, alaranjada ou amarelada. Evidencia a concentração de óxidos de Fe e Al em tais solos. São profundos, bastante porosos e bem intemperizados.

O solo lixiviado é o tipo que contém em sua composição pouca ou nenhuma quantidade de nutrientes e sais minerais, isso acontece por serem localizados em áreas com grande ocorrência de chuvas que levam os nutrientes e deixa o solo totalmente desfavorecido de potássio e nitrogênio.

A classificação dos solos negros das planícies e das pradarias recebem essa denominação por conter em sua composição grandes quantidades de matéria orgânica.

Os solos de montanhas são normalmente considerados um solo jovem, isso por estarem em formação ou terem acabado de se formarem.
...
[hr]
Saiba mais em identificando solos acidos, neutros e alcalinos
...
Atualizado por SMART2 em 26/12/2018
fonte imagens novas
https://www.todoestudo.com.br/geografia/tipos-de-solo
http://saberatual.net/?post=762