Pessoal,
Depois de muito tempo, estou postando novamente.
Eu tenho duas pinguículas gigantea no mesmo vaso e estão cheias de pequenos mosquitos, olhei com uma lupa e comparei com fotos de fungus gnat e verifiquei que são menores e com o corpo menos alongado.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1570[/thumbnail]
Alguém tem ideia de que raio de mosquito é esse? Detalhe não parece debilitar a planta e sim alimentar e não existe vaso por perto que possa ser o criadouro.
De qualquer forma estou usando o Dimmy Pel para controlar.
Paulo
Pequenos mosquitos numa pinguícula
- Paulo
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 501 vezes
- Agradecimentos: 697 vezes
Pequenos mosquitos numa pinguícula
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
- João Barcellos
- Membro ativo (1)
- Agradeceu: 10 vezes
- Agradecimentos: 3 vezes
Não seria isso:
Culicoides furens
Introdução
"O gênero Culicoides possui centenas de espécies. O mosquito é conhecido popularmente como “maruim” e “mosquito pólvora”.
Biologia do parasito
A ovipostura é realizada sempre em locais muito úmidos e ricos em matéria orgânica. Cada ovo é alongado e encurvado, em forma de banana. A eclosão ocorre no período de dois a sete dias. O período de desenvolvimento larval é de, aproximadamente, três semanas. Para pupar, a larva se enterra na lama ou na areia, dentro ou fora da água. Três dias após a transição, a pupa evolui a inseto adulto. O Culicoides furens é um inseto bastante pequeno, que geralmente mede de um a dois mm de comprimento. Ele possui antenas longas, sendo que o macho se distingue da fêmea por ter antena de aspecto plumoso. O tórax apresenta desenhos característicos e não é revestido por pêlos e escamas. Suas asas possuem pêlos e ápice arredondado, apresentando manchas claras, o que lhe confere aspecto característico. Apenas as fêmeas são hematófagas, sendo que sua picada causa dor prolongada. A atividade hematofágica é mais comum fora dos domicílios. Elas costumam picar em horas crepusculares, mas em locais sombreados o fazem a qualquer hora do dia."
Culicoides furens
Introdução
"O gênero Culicoides possui centenas de espécies. O mosquito é conhecido popularmente como “maruim” e “mosquito pólvora”.
Biologia do parasito
A ovipostura é realizada sempre em locais muito úmidos e ricos em matéria orgânica. Cada ovo é alongado e encurvado, em forma de banana. A eclosão ocorre no período de dois a sete dias. O período de desenvolvimento larval é de, aproximadamente, três semanas. Para pupar, a larva se enterra na lama ou na areia, dentro ou fora da água. Três dias após a transição, a pupa evolui a inseto adulto. O Culicoides furens é um inseto bastante pequeno, que geralmente mede de um a dois mm de comprimento. Ele possui antenas longas, sendo que o macho se distingue da fêmea por ter antena de aspecto plumoso. O tórax apresenta desenhos característicos e não é revestido por pêlos e escamas. Suas asas possuem pêlos e ápice arredondado, apresentando manchas claras, o que lhe confere aspecto característico. Apenas as fêmeas são hematófagas, sendo que sua picada causa dor prolongada. A atividade hematofágica é mais comum fora dos domicílios. Elas costumam picar em horas crepusculares, mas em locais sombreados o fazem a qualquer hora do dia."
-
- Membro ativo (2)
- Agradeceu: 117 vezes
- Agradecimentos: 25 vezes
Pela aparência deles na folha parece mosquito pólvora mesmo; a picada dói pra caramba (por isso o nome)...
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
qdo em larvas, estas podem comer as raízes da planta?...O período de desenvolvimento larval é de, aproximadamente, três semanas.
Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Esse mosquito tem aqui aonde moro, pois há uma mata atrás de minha casa. Se é mosquito-pólvora eu não sei dizer, mas minhas pings fazem a festa
.
Abs,
Rodrigo F. Costa

Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
-