Como entrei nesse mundo - Post longo

Divulgue as fotos das suas plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
CiroCosta
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 74
Registrado em: 09 Jun 2018, 21:40
Localização: São Luís de Montes Belos - Goiás
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Como entrei nesse mundo - Post longo

Mensagem por CiroCosta »

Acho que seria interessante se os membros do fórum contassem como começaram no cultivo das PCs, do primeiro contato com essas plantas até o momento em que ficaram viciados em colecioná-las. Hoje vou contar como entrei nesse lindo e bizarro mundo das plantas carnívoras.

Tudo começou quando eu não tinha nem 10 anos e uns parentes vieram visitar minha família. Um dos meus primos tinha trazido uma dionaea pra mostrar pra mim e, tenho que confessar, na época achava que as plantas carnívoras eram que nem nos filmes, que comiam gente e tudo mais. Por causa disso eu achei que ela seria gigante mas ainda achei fascinante a visão da armadilha se fechando com os insetos.

Só voltei a pensar nessas plantas em 2016, quando eu tinha 15 anos. Lembro que em outubro desse ano, uma floricultura montou uma exposição de plantas em frente a minha casa. Nessa época eu já estava criando maior interesse por botânica e decidi ir lá dar uma olhada, me deparei com algumas dionaeas e lembrei da visita do meu primo. Decidi comprar uma pra ter a experiência, mas como peguei as informações com o pessoal da exposição ela não durou nem uma semana.

Depois disso viajei pra cidade dos meus parentes e comentei com meu primo sobre a planta e no natal daquele ano ele aparece me dando uma dionaea de presente. Dessa vez, decidi procurar por informações na internet e encontrei o canal Universo das Carnívoras, onde aprendi bastante sobre as dios e sobre os outros gêneros.

Dio que ganhei do meu primo. Como eu já sabia como cuidar, a planta melhorou muito e passou a desenvolver armadilhas aéreas
[thumbnail][/thumbnail][thumbnail][/thumbnail][thumbnail][/thumbnail]

Um tempo depois, o pessoal da exposição voltou e resolvi fazer outra visita. Dessa vez, encontrei um único vaso de, acho, Droseras Intermedias. Junto das plantas comprei também um pouco de sphagnum e fiz a troca do substrato.
[thumbnail][/thumbnail][thumbnail][/thumbnail]

Depois de um tempo, pedi pros meus pais duas PCs de aniversário. Sim, eu tava tão viciado nessa coisa que só pensava em planta carnívora o dia todo, pedi de aniversário e ainda fiz uma redação no colégio sobre elas. E foi assim que ganhei uma Nepenthes Graciliflora, que está comigo até hoje, e uma Dionaea Greenshark.
[thumbnail][/thumbnail]

Depois foi só alegria, as plantas estavam se desenvolvendo muito rápido e passei a tirar um monte de fotos delas. Seguem algumas.
[thumbnail][/thumbnail]

Minha Dionaea típica até soltou um rizoma e aproveitei pra fazer uma muda
[thumbnail][/thumbnail]

A dio que ganhei de natal. Ela tava enorme e passei ela pra um vaso auto-irrigável pra fazer testes.
[thumbnail][/thumbnail]

Um dia fui olhar o vaso da Greenshark e vi essa Burmanii brotando:
[thumbnail][/thumbnail]

Conforme a drosera foi crescendo aproveitei para passar ela para um vaso próprio.
[thumbnail][/thumbnail]

Infelizmente, em julho do ano passado as coisas começaram a desandar. Minhas dios começaram a ficar com as folhas amareladas e secas, até os brotos que nasciam definhavam depois de um tempo. Na época não liguei muito pois achei que eram sintomas da dormência.
[thumbnail][/thumbnail][thumbnail][/thumbnail]

Quando eu resolvi dar uma olhada mais de perto, vi que tinha uma espécie de fungo crescendo no rizoma das dionaeas mas não teve muito que eu pudesse fazer pois saí pra viajar com a família por uma semana e todos os dias me perguntava se as plantas estavam bem. Quando voltei, a visão que tive foi a pior de todas, as dios estavam com os rizomas podres por causa do fungo e as droseras morreram depois de dar suas flores. Perdi tudo, menos a nepenthes. Aí bateu aquele desanimo, fiquei tão ruim que nem cuidava mais da Graciliflora e o máximo que eu fazia era regá-la algumas vezes por semana.

Comecei a criar interesse pelas PCs depois de voltar a apreciar os jarros da nepenthes, coisa que eu não fazia a meses. Voltei a pesquisar sobre essas plantas e encontrei a loja virtual do Valdemar, onde comprei a maioria das plantas que tenho atualmente. A primeira PC que comprei lá foi uma S. Flava Ornata.
[thumbnail][/thumbnail]

Depois de um tempo comprei uma N. Maxima, espécie que já desejava a muito tempo.

Atualmente, meu cultivo está assim:
- Dionaea comprada em outra exposição
[thumbnail][/thumbnail]

- Nepenthes Graciliflora e Maxima
[thumbnail][/thumbnail]

- Maior jarro produzido pela minha Graciliflora
[thumbnail][/thumbnail]

- S. Flava Ornata em dormência
[thumbnail][/thumbnail]

-Uma Pinguicula Gigantea e uma Drosera Capensis que ainda estão no correio.

Essa é, até agora, a história do meu cultivo e de como entrei nesse maravilhoso mundo. Desculpe pelo post muito longo e boa tarde.


Um dia, você será apenas uma lembrança para algumas pessoas. Dê o seu melhor para que ela seja a melhor de todas.
Avatar do usuário
dudupertile1
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 143
Registrado em: 28 Abr 2017, 10:01
Localização: Encantado -RS
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 25 vezes

Mensagem por dudupertile1 »

Muito interessante, parabéns pelas suas plantas! Também ja perdi o interesse pelo cultivo várias vezes, principalmente quando o pessoal não tinha loja virtual e eu comprava "sementes de pcs " no allixpress e só vinha outras especies. Não podemos desanimar... eu comecei a cultivar de semente, demora um pouco mas te da um animo a mais quando ela começa a germinar.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem