Normalmente, é recomendada a estratificação das sementes em substrato umedecido com água. O substrato para estratificação das sementes pode ser fibra de coco, pó de serragem curtida ou vermiculita.
Em condições favoráveis de temperatura e umidade, a quase totalidade das sementes germina entre 10 e 20 dias após a semeadura
Cultivar mangostão a partir da semente é uma tarefa com graus de sucesso variados, afinal, as condições do ambiente precisam ser mantidas constantes por um período de 12 a 20 anos, tempo que leva a semente para se tornar uma árvore adulta e com frutos.
Plante as sementes em buracos de, no mínimo, 20 cm de profundidade, em solo arenoso, rico em matéria orgânica e misturado com composto orgânico. O solo deve ter, ao menos, 1,20 m de profundidade. A germinação geralmente demora de 20 a 22 dias e termina em 43 dias. As mudas precisam de cerca de 2 anos para crescer 30 cm. Após alcançar 60 cm, é possível transplantá-la. Contudo, faça isso apenas se for necessário.
Após o transplantio, as mudas devem ser mantidas em local sombreado, com 50% de luminosidade. Os tratos culturais do viveiro consistem na manutenção da umidade por meio de irrigações e na eliminação periódica de plantas daninhas que crescem no substrato.
Mantenha a temperatura regulada, sempre acima de 10 ºC e abaixo de 37ºC. Proteja as mudas dos ventos fortes.
A planta deve receber, no máximo, 13 horas diárias de luz solar filtrada ou sombra parcial.
Regue-a frequentemente, mantendo o solo sempre úmido. A umidade fornecida para a semente, muda ou árvore madura deve equivaler a pelo menos 1,4 m de chuva por ano. Use apenas água potável e jamais deixe a planta receber água salgada ou água de torneira salina.
...
