Espero que aqui continue existindo mais maturidade do que no facebook para tratarmos de assuntos que fogem aos padrões impostos por 1 ou 2 cultivadores de nosso país. Espero contar com as opiniões de vocês para conseguirmos amadurecer mais essa opção de substrato que vem se tornando cada vez mais fácil de encontrarmos (temos pelo menos 3 fornecedores da turfa sem correção, pelo que sei).
Vamos começar do começo...
1) Estou *$&¨%(#%* pra opinião de quem está no mercado há décadas.
2) Estou *$&¨%(#%* pra ofensas de puxa sacos dos citados acima.
3) Não tenho opinião formada sobre absolutamente nada. Me considero um aprendiz em tudo na minha vida. com plantas então, nem se fala. Portanto, não pretendo ser portador de nenhuma verdade e o que digo hoje, posso rever amanhã.
4) Não tenho a pretensão de mudar a opinião de ninguém. Quero ajudar a amadurecer um assunto que vem sendo jogado pra baixo do tapete. Mais um, diga-se de passagem.
5) Ter minha entrada restrita em grupos onde contestar é visto como problema é algo que só me incentiva a continuar. Adoro saber que meus questionamentos incomodam e que posso estar ajudando a quebrar o status quo vigente, seja lá do que for!
Com isso esclarecido, vamos ao ponto. Algumas pessoas já usaram turfa e tiveram experiencias ruins aqui no Brasil. Descobriu-se (pelo menos nos casos que eu fiquei sabendo) que o problema foi terem usado turfa com correção. Também teve um caso que a pessoa perdeu as plantas por conta do cloro nas bandejas mas até se explicar que focinho de porco não é tomada, a turfa foi crucificada, coitada.
Essa semana apareceu um rapaz alegando não ter conseguido germinar suas sementes e o que ele usava como substrato? Pois é... turfa. Logo, já surgiram diversos seres para achar de quem era a culpa (inclusive quem vos fala, que por experiencias próprias e de colegas proximos, julguei que o problema eram as sementes). Mas a maioria colocou a culpa em quem? Pois é... Na turfa!
Bom... O rapaz disse ter adquirido esse substrato no plantak... Que segundo informam os anúncios vende a turfa com e sem correção. O pH da turfa não corrigida de lá é de 4,5 com meio porcento de margem... Um tanto alto se comparar com a que uso (que é de 3 com meio ponto de margem) mas ok, não vou entrar nesse mérito até pq nosso amigo Rodrigo Felinto, aqui do forum, disse já ter germinado em turfa corrigida. Mais um mito pra conta, será?
Depois de muito bate boca que só grupos de face e whats são capazes de proporcionar (parece a quinta série, já viram?), teve gente explicando sobre viabilidade de sementes se bem armazenadas (e disso, posso falar com mais propriedade um pouco pois as do banco aqui do fórum ficam armazenadas como se deve e as taxas de germinação continuam boas) mas e aí? As sementes não haviam sido bem armazenadas, então? A turfa é problemática para cultivo? Existe um substrato melhor/pior para iniciantes?
Há um tempo, todo meu cultivo ficava no musgo. Quando apareceu a oportunidade de ter turfa, pensei ser uma boa opção por alguns motivos:
- Facilidade de manejo. Sempre fui de ter plantas e a consistência do musgo era algo que me incomodava um pouco. A semelhança com terra na turfa foi algo que me atraiu.
- Maior probabilidade de não estar usando algo de extração ilegal (que desde ontem, soube que existe extração legal de musgo aqui no Brasil e que existe um movimento contra a extração da turfa. Obrigado Carlos Rohrbacher pela informação! Era exatamente o oposto do que eu acreditava

- Semelhança com o substrato de fotos e vídeos que via pela internet principalmente em dionaeas e sarracênias na natureza.
- Fotos de plantas de gringos que usam majoritariamente esse substrato (pois é... besteira né? Como falei com um amigo esses dias, dê um celular para um fotografo e ele te dará uma foto 10x melhores do que um amador com a melhor câmera que existe no mercado). Mas era algo que fez com que eu quisesse testar.
- Preço. A primeira turfa que adquiri foi mais barata do que a mesma quantidade em musgo. Aproveitei a oportunidade.
Tenho usado turfa aqui desde agosto, se não me falha a memória... Bem recente ainda para alegar qualquer coisa mas tenho feito comparativos (como plantar vasos de musgo e de turfa na mesma bandeja de sementes da mesma planta e divisões de rizomas também em musgo e turfa). Não vou entrar no mérito do que tenho observado aqui em meu cultivo pois creio não ser o foco do ponto que quero levantar agora, alem do obvio pouco tempo para se tirar qualquer conclusão... A questão é que, como usualmente faço, vou buscar fontes externas... Livres de qualquer tipo de vício e com maior visibilidade global (e portanto, com maior chance de contestações). Eis que encontrei o seguinte:
[thumbnail]https://i64.offline/30htses.jpg[/thumbnail]
Fonte: https://www.flytrapcare.com/phpBB3/re-u ... 30288.html
Nesse tópico citado acima, um dos grandes por trás da FTS, o Matt, diz que lá eles tem menos trabalho usando turfa. Que, quando comparado ao musgo, eles precisam reenvasar com menor frequência e que o musgo, após ser retirado, não é reutilizado (reutilizam apenas nos fundos dos vasos), ao contrário da turfa que segundo ele, pode ser reutilizada por um tempo (mas não especifica quanto tempo). Conversando com conhecidos de fora, vejo relatos de pessoas que usam a mesma turfa a quase 1 década. Será que elas se mantém boas depois de tanto tempo? Acho que ainda demora pra eu ter como afirmar isso hehehe
Aí, depois desse textão chato pra danar, chego ao ponto que gostaria... Alguém aí está tendo ou já teve experiencia com turfa? Sabem dizer se havia correção na de vocês? O que dizem sobre a vida util do substrato? Se já estão cultivando nesse substrato há algum tempo, podem compartilhar as experiencias de vocês e os resultados?
Desculpem pela introdução gigante mas creio que era necessário dar um resumo previo e reitero que espero que a maturidade desse post seja mantida como usualmente acontece aqui mas insisto no pedido pois sei que existem alguns que pensam que o que faço, ao levantar "temas polêmicos" é algum tipo de enfrentamento à esse ou àquele e que podem querer usar o espaço aqui para falar besteira, como se o fórum fosse um penico chamado facebook. Como se falar de substrato fosse motivo pra problematizar né? Mas vai entender a cabeça desse povo...