Enviado de meu SM-J700M usando Tapatalk
Obrigado. Entao basta cortas as folhas afetadas? O tratamento preventivo com calda bordalesa seria de quanto em quanto tempo? E qual a dosagem?MarcielS escreveu:Oi Roberto.
Parece ser Mancha-parda (Bipolaris spp., Cochliobolus miyabeanus)
As lesões normalmente são manchas marrom-escuras em folhas, caules e grãos sendo mais comumente encontradas nas folhas. Estas manchas são redondas ou circulares, tendo o centro mais claro e acinzentado. Na região externa às manchas, caracteriza-se um halo amarelo-claro. Em casos extremos, as manchas podem cobrir até a metade da área foliar.
As condições favoráveis ao desenvolvimento destes fungos são temperaturas amenas associadas à alta umidade relativa do ar e molhamento frequentes.
A medida mais comum para controle da doença são as podas periódicas dos ramos infectados, os quais devem ser retirados e queimados.
Por fim, o controle pode ser realizado com aplicação de fungicidas, como a calda bordalesa, mas de forma preventiva, e não para curar, já que altas infecções são difíceis de controlar.![]()
...
pelo o que eu entendi, a calda bordalesa é para prevenir... retire todas as folhas e as queime para matar tudo que tem nela. após, faça uma experiência em aplicação de enxofre em pó, use o enxofre dimy, não o comum amarelo que nem se dissolve em água. o dimy amarelo é fácil achar. dê uma boa lida, senão me engano é dosagem para 30 gr, e deverá usar 3gr por lt.Obrigado. Entao basta cortas as folhas afetadas? O tratamento preventivo com calda bordalesa seria de quanto em quanto tempo? E qual a dosagem?