Acido Bórico na agricultura. Qual o uso?
- Paulo
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 501 vezes
- Agradecimentos: 697 vezes
Acido Bórico na agricultura. Qual o uso?
Pessoal,
Eu estava lendo artigo sobre o uso do AIB (ácido indolbutírico) na preparação de enraizamento de estaquias.
Em muito artigos acadêmicos existem referencias ao uso de acido bórico junto.
Eu já vi muitos usos do ácido bórico sendo a mais comum a água boricada que se compra em farmácias.
Um outro uso eu via meu pai fazer para matar baratas, misturava ácido bórico cristalizado junto com açúcar e um pouco de água, ele fazia bolinhas e deixava secar e depois espalhava pela casa para acabar com as baratas.
Agora eu vejo o uso no enraizamento de plantas e fiquei sem resposta.
Alguém consegue dizer alguma coisa?
Abraços,
Paulo
Eu estava lendo artigo sobre o uso do AIB (ácido indolbutírico) na preparação de enraizamento de estaquias.
Em muito artigos acadêmicos existem referencias ao uso de acido bórico junto.
Eu já vi muitos usos do ácido bórico sendo a mais comum a água boricada que se compra em farmácias.
Um outro uso eu via meu pai fazer para matar baratas, misturava ácido bórico cristalizado junto com açúcar e um pouco de água, ele fazia bolinhas e deixava secar e depois espalhava pela casa para acabar com as baratas.
Agora eu vejo o uso no enraizamento de plantas e fiquei sem resposta.
Alguém consegue dizer alguma coisa?
Abraços,
Paulo
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Oi Paulo.
O ácido bórico é utilizado na agricultura como defensivo agrícola contra formigas/cupins e também na nutrição (adubo).
Fora as 1001 utilidades que tem em outros seguimentos.
Abç
O ácido bórico é utilizado na agricultura como defensivo agrícola contra formigas/cupins e também na nutrição (adubo).
Fora as 1001 utilidades que tem em outros seguimentos.
Abç
- Paulo
- Membro ativo (5)
MarcielS escreveu:Oi Paulo.
O ácido bórico é utilizado .......... e também na nutrição (adubo).
Abç
Marciel,
Eu cheguei a ver isso, mas não entendi aonde ele entra e como.
Em um artigo acadêmico é citado uma solução de AIB e ácido bórico, mas não consegui o texto.
Abraço,
Paulo
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
- Aloysio
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 188 vezes
- Agradecimentos: 159 vezes
Vi o mesmo que o Marciel. É usado como defensivo e também como adubo. As plantas absorvem o micronutrientre boro na forma de ácido bórico.Paulo escreveu:Em um artigo acadêmico é citado uma solução de AIB e ácido bórico, mas não consegui o texto.
Encontrei este artigo onde a adição do ácido bórico ao AIB foi prejudicial:
https://www.nucleus.feituverava.com.br/ ... d/923/1192
file:///C:/Downloads/923-4675-1-PB.pdf
- Paulo
- Membro ativo (5)
Aloysio,
Eu também vi isso, mas não responde a minha pergunta que na verdade é uma curiosidade.
Eu não sabia que ácido bórico era usado como nutriente de plantas e gostaria mais sobre o assunto.
Abraço,
Paulo
Eu também vi isso, mas não responde a minha pergunta que na verdade é uma curiosidade.
Eu não sabia que ácido bórico era usado como nutriente de plantas e gostaria mais sobre o assunto.
Abraço,
Paulo
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Achei esse resumo.
"... O boro é um nutriente cuja deficiência causa a inibição ou paralisação do crescimento dos tecidos meristemático da parte aérea e das raízes. Este menor crescimento meristemático está relacionado à necessidade de boro para a síntese de bases nitrogenadas, como a uracila, componente essencial do RNA que, por sua vez, é indispensável para a formação de ribossomos que têm 50% de ácido ribonucléico. Portanto, o suprimento contínuo deste nutriente é necessário para manter a atividade meristemática...."
Por isso o uso para enraizamento.
Abç
"... O boro é um nutriente cuja deficiência causa a inibição ou paralisação do crescimento dos tecidos meristemático da parte aérea e das raízes. Este menor crescimento meristemático está relacionado à necessidade de boro para a síntese de bases nitrogenadas, como a uracila, componente essencial do RNA que, por sua vez, é indispensável para a formação de ribossomos que têm 50% de ácido ribonucléico. Portanto, o suprimento contínuo deste nutriente é necessário para manter a atividade meristemática...."
Por isso o uso para enraizamento.
Abç
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
algo que vim a saber hoje, é que a falta dessa coisa, causa abortamento de flores e com isso a não formação de frutos. ou caem as flores e depois a base do fruto, ou ambos juntos
para isso deficiência boro e cálcio. cálcio eu usei em menos de um mês, então falta o boro. e aprender a polinizar na momento certo.

para isso deficiência boro e cálcio. cálcio eu usei em menos de um mês, então falta o boro. e aprender a polinizar na momento certo.

Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
-
- Newbie
- Agradeceu: 13 vezes
- Agradecimentos: 2 vezes
só pra acrecentar, o Boro é colocado como micro nutriente, muito importante na agricultura onde as empresas fornecedoras de fertilizantes o acrecentam ao NPK para uma adubação mais completa.
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
em todos, mais ainda nos adubos foliares usados em épocas de floração.Caruty escreveu:só pra acrecentar, o Boro é colocado como micro nutriente, muito importante na agricultura onde as empresas fornecedoras de fertilizantes o acrecentam ao NPK para uma adubação mais completa.
Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
-