heh do gel eu estava zuando msm... sei da panela de preção (me parece q pra algum tipo de exterilização) e a agua de coco. so não fao ideia de onde e como se faz...
essa tal esterilização e q é o bixo da goiaba... pq o meio eu ate imagino que posso ferver, quimar sei la, mais esterilizar o tecido que não faço ideia de algum tipo que não o mate tb pq teoricamente se mata as bacterias o tecido tb e um vivente e vai morer tb, ae não sei como é pq ferever ja sei que não vai poder, será que seria so um banho de alcool.
ainda tem o segundo passo depois que e.. uma planta que exige tanto sol igual a dio dentro de um pote de vidro, como fica a temperatura la dentro, pq se fornecer LUZ vai vira um forno, talvez uma agua gelada por baixo e luz artificial por cima
Tenho sementes de Drosera como doar ao fórum ?
- delagostini
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 55 vezes
- Agradecimentos: 360 vezes
E fora isso é que depois de fazer tudo isso, caso der certo entra a parte dificil (eles dizem que até aí não é complicado).
O complicado nessa história é retirar da cultura. Nas palavras do Val, é passear com um recém nascido no lixão.
O complicado nessa história é retirar da cultura. Nas palavras do Val, é passear com um recém nascido no lixão.
Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html
Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html
Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
- Rafael Bigate
- Membro ativo (1)
- Agradeceu: 18 vezes
- Agradecimentos: 14 vezes
Olha pela pouca experiência quase nada que tenho sobre micropropagação in vitro nunca ouvi e não li nada a respeito de gel de cabelo rsrs...em fim vou colocar alguma coisa que ando lendo a respeito!!! O gel é, o famoso meio de cultura que é formado basicamente por sais minerais,um açúcar,como fonte de carbono e energia,alguns aminoácidos,vitaminas e reguladores de crescimento que tem como função promover o crescimento e controlar a morfogênese das plantas in vitro.

Existe quatro pontos cruciais para o exito da cultura de tecidos de plantas: o explante, a assepsia o meio nutritivo e as condições ambientais de cultivo! Na pratica, entretanto procura se utilizar explantes que contenha maior proporção de tecido meristemático ou que tenha maior capacidade de expressar a totipotência das células.smart2 escreveu:heh do gel eu estava zuando msm... sei da panela de preção (me parece q pra algum tipo de exterilização) e a agua de coco. so não fao ideia de onde e como se faz...
essa tal esterilização e q é o bixo da goiaba... pq o meio eu ate imagino que posso ferver, quimar sei la, mais esterilizar o tecido que não faço ideia de algum tipo que não o mate tb pq teoricamente se mata as bacterias o tecido tb e um vivente e vai morer tb, ae não sei como é pq ferever ja sei que não vai poder, será que seria so um banho de alcool.
ainda tem o segundo passo depois que e.. uma planta que exige tanto sol igual a dio dentro de um pote de vidro, como fica a temperatura la dentro, pq se fornecer LUZ vai vira um forno, talvez uma agua gelada por baixo e luz artificial por cima
Seria uma boa mesmo Edson vou fazer um esboço e mandar qualquer hora dessas!!! Obrigado pela oportunidade !!!Edson Poscai escreveu:olha que blza! qq hora qdo tiver tempo publique uma matéria resumo deste assunto. agradeceremos....venho adquirindo experiência aqui a um bom tempo já e claro com bases da faculdade de Ciências Biológicas, com foco na Botânica, voltado para conservação de espécies ornamentais através da microprogação in vitro....

Fé em Deus...
- João Barcellos
- Membro ativo (1)
- Agradeceu: 10 vezes
- Agradecimentos: 3 vezes
Se não me engano, é usado o Peróxido de hidrogênio (a famosa água oxigenada) para fazer a esterilização dos tecidos...smart2 escreveu:essa tal esterilização e q é o bixo da goiaba... pq o meio eu ate imagino que posso ferver, quimar sei la, mais esterilizar o tecido que não faço ideia de algum tipo que não o mate tb pq teoricamente se mata as bacterias o tecido tb e um vivente e vai morer tb, ae não sei como é pq ferever ja sei que não vai poder, será que seria so um banho de alcool.
Não é um bixo-de-sete-cabeças... pode ser feito em casa, basta ter uma salinha bem limpa e bem fechada, uma pequena câmara asséptica para manipulação dos material, algo para esterilizar os meios de cultura, frascos, placas de petri, etc... (pode ser uma panela de pressão) e força de vontade... hehehe
-