Dionaea preta - mofo verde no rizoma
- Paulo
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 501 vezes
- Agradecimentos: 697 vezes
Dionaea preta - mofo verde no rizoma
Pessoal,
Tentando ajudar a uma pessoa nesse tópico sobre-dormencia-de-dionaeas-tirem-suas- ... 03-50.html eu me dei conta de que eu tinha uma dionaea nas mesmas condições e resolvi dar uma olhada tirando ela do vaso.
Para minha surpresa e susto vejam o que achei.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1432[/thumbnail] [thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1433[/thumbnail]
O rizoma foi atacado por um bolor verde e isso aconteceu com menos de 1 semana da planta transplantada. O rizoma apodreceu inteiro, a unica coisa que pude fazer é uma tentativa clonagem pelas poucas folhas ou pedaços que consegui retirar dela. Depois que do corte fiz a assepsia neles e agora é torcer para que dê resultados.
Bom, eu tenho diversos vasos com dionaeas e desde que percebi eu faço um pente fino em todos para não ter mais surpresas desagradáveis, pois esse troço ataca e mata a planta rapidamente.
Paulo
Tentando ajudar a uma pessoa nesse tópico sobre-dormencia-de-dionaeas-tirem-suas- ... 03-50.html eu me dei conta de que eu tinha uma dionaea nas mesmas condições e resolvi dar uma olhada tirando ela do vaso.
Para minha surpresa e susto vejam o que achei.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1432[/thumbnail] [thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1433[/thumbnail]
O rizoma foi atacado por um bolor verde e isso aconteceu com menos de 1 semana da planta transplantada. O rizoma apodreceu inteiro, a unica coisa que pude fazer é uma tentativa clonagem pelas poucas folhas ou pedaços que consegui retirar dela. Depois que do corte fiz a assepsia neles e agora é torcer para que dê resultados.
Bom, eu tenho diversos vasos com dionaeas e desde que percebi eu faço um pente fino em todos para não ter mais surpresas desagradáveis, pois esse troço ataca e mata a planta rapidamente.
Paulo
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
-
- Membro ativo (1)
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradecimentos: 3 vezes
- Vinilokão:P:D
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 39 vezes
- Agradecimentos: 97 vezes
Boa sorte nos leaf Paulo

Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Paulo,
Mofo = bolor
Saprotrófico, é inofensivo para você e sua família. No entanto, ele pode provocar o apodrecimento das raízes das plantas se você não o retirar a tempo. Se for uma quantidade muito grande, melhor mudar a planta de vaso.
Uma das recomendações é deixar o solo secar. Fácil de fazer quando o cultivo é de plantas comuns, não é o nosso caso.
Caso mantenha a planta no mesmo vaso/substrato, provavelmente os esporos do bolor estarão espalhados na supefície e vão se reproduzir novamente se não houver algo que os combata. Canela em pó, bicarbonado de sódio ou vinagre de maçã na camada superficial evita a propagação do mofo e não é prejudicial as plantas.
Abç
Mofo = bolor
Saprotrófico, é inofensivo para você e sua família. No entanto, ele pode provocar o apodrecimento das raízes das plantas se você não o retirar a tempo. Se for uma quantidade muito grande, melhor mudar a planta de vaso.
Uma das recomendações é deixar o solo secar. Fácil de fazer quando o cultivo é de plantas comuns, não é o nosso caso.
Caso mantenha a planta no mesmo vaso/substrato, provavelmente os esporos do bolor estarão espalhados na supefície e vão se reproduzir novamente se não houver algo que os combata. Canela em pó, bicarbonado de sódio ou vinagre de maçã na camada superficial evita a propagação do mofo e não é prejudicial as plantas.
Abç
- Paulo
- Membro ativo (5)
Marciel,MarcielS escreveu:Paulo,
Abç
Na verdade nem deu tempo de trocar de substrato, quando eu vi a planta já estava morta. O que fiz foi tentar um leaf cutting das folhas que sobraram e o resultado saberei mais para frente. Agora estou olhando as plantas com cuidado todos os dias e ver se alguma apresenta sintomas.
Obrigado pela dica, vou usar o vinagre de maçã, só preciso saber a diluição.
Abraço,
Paulo
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
- MarcielS
- Membro ativo (5)
Material:
- 1 colher de sopa de vinagre de maçã
- 4 xícaras de água
- borrifador
- papel toalha
Instruções:
1 - Misture 1 colher de sopa de vinagre de maçã com 4 xícaras de água em um borrifador. É melhor que a água seja pura, mas de torneira já é o suficiente, desde que a água seja tratada ou não esteja contaminada.
2 - Pulverize as folhas e o solo da planta com a solução, até ficarem visivelmente úmidos. Tenha cuidado para não encharcar o solo com a solução, porque o aumento do teor de umidade pode causar um crescimento ainda maior de mofo ao invés de melhorar.
3 - Seque cuidadosamente o mofo com uma toalha de papel se ele começar a descamar a planta. Se você não remover o mofo, ele pode voltar ou apodrecer a planta....
Abç
- 1 colher de sopa de vinagre de maçã
- 4 xícaras de água
- borrifador
- papel toalha
Instruções:
1 - Misture 1 colher de sopa de vinagre de maçã com 4 xícaras de água em um borrifador. É melhor que a água seja pura, mas de torneira já é o suficiente, desde que a água seja tratada ou não esteja contaminada.
2 - Pulverize as folhas e o solo da planta com a solução, até ficarem visivelmente úmidos. Tenha cuidado para não encharcar o solo com a solução, porque o aumento do teor de umidade pode causar um crescimento ainda maior de mofo ao invés de melhorar.
3 - Seque cuidadosamente o mofo com uma toalha de papel se ele começar a descamar a planta. Se você não remover o mofo, ele pode voltar ou apodrecer a planta....

Abç
- Paulo
- Membro ativo (5)
Marciel,MarcielS escreveu:Paulo,
Abç
Troquei o substrato de todas as plantas e esse maldito apareceu novamente.
Tenho aqui enxofre e bicarbonato de sódio, sobre o enxofre eu não achei nada.
Me dá um toque sobre o uso do bicarbonato de sódio.
Abraço,
Paulo
- MarcielS
- Membro ativo (5)
Paulo,Paulo escreveu:...Me dá um toque sobre o uso do bicarbonato de sódio.
O bicarbonato funciona bem quando se trata de oídio. Segue o link do PDF.
https://www.agricultura.gov.br/assuntos ... -oidio.pdf
Abç
- Paulo
- Membro ativo (5)
Marciel,MarcielS escreveu:Paulo,Paulo escreveu:...Me dá um toque sobre o uso do bicarbonato de sódio.
O bicarbonato funciona bem quando se trata de oídio. Segue o link do PDF.
https://www.agricultura.gov.br/assuntos ... -oidio.pdf
Abç
Andei pesquisando e o bicarbonato de sódio não serve, já que o ph sobe muito e deixa o substrato bem alcalino.
Amanhã vou comprar o vinagre de maça.
Eu acho que vou acabar com o cultivo em sphagnum e passar para turfa. Será minha ultima tentativa.
Abraço,
Paulo
- MarcielS
- Membro ativo (5)
Bom, eu já eliminei o sphagno do meu cultivo (monocultivo de Nepenthes).Paulo escreveu:...acho que vou acabar com o cultivo em sphagnum e passar para turfa. Será minha ultima tentativa.

...

-