Vamos lá novamente em dionaeas, está acontecendo alguma coisa estranha aqui, não sei se é normal, se conseguirão manter a alteração.
Só para refrescar, eu tive que mudar o substrato de sphagnum cru, para sphagnum fervido por causa de pragas vegetais.
Depois começaram a morrer devido a podridão do rizoma, coisa que acontecia em poucos dias, então usei uma garrafada que fiz misturando cobre e prata, que não resolveu mas deixaram as plantas verde. Depois disso apliquei enxofre no substrato e nas folhas para acabar com os fungos e ver se dava jeito na praga de colêmbolos que tem aqui.
Agora estou sendo radical, estou trocando o substrato, vou usar apenas sphagnum cru puro. E no transplante estou tirando partes de folhas e rizomas atingidos e nesses casos antes de replantar lavo as plantas, passo por uma solução de água sanitária e lavo-as novamente.
Então chega de conversa e vamos as fotos, a primeira a apresentar é uma doida que tenho aqui que na sorte encontrei um denominar para ela, mas ainda não é um cultivar. Dionaea Freaky Star também parecida com a Wacky Traps, detalhe eu tinha duas, sendo que uma era clone natural e quando replantei a que sobrou dividi em duas.
Primeira foto é o antes, essa é uma das poucas que na troca do substrato coloquei um pouco de areia. Percebam armadilhas bem aberta.
Bom esse lance de armadilhas abertas a 180º ou mais eu achei estranho e apareceu em mais duas outras que não sei o ID nem aproximado.
Pesquisando achei essa informação de que seria uma Moon Trap, uma mutação bem rara de acontecer. Pelo menos é o que está aqui https://www.flytrapcare.com/phpBB3/venu ... 15165.html numa resposta que foi dada a um participante do fórum.
E aí, o que está acontecendo com elas? Serão os produtos químicos usados? Serão que se manterão, a resposta só nos próximos meses.
Paulo