Quando procuramos em sites de vendas ou buscamos informações em foruns dos gringos não vemos um mercado de selfs (ou como alguns gostam de chamar aqui... as plantas Jr.).
Lá fora temos cultivares de 10-15 dólares como podemos encontrar por exemplo a B52 no CZ Plants, Araflora e em alguns outros sites já conhecidos do pessoal daqui enquanto no Brasil essa planta é vendida por grandes cultivadores por 100-150 reais. Vejam só... 10x mais (na famosa "conversão burra") pela mesma planta.
O fato é que hoje tem muita gente que paga 20-30 conto numa x Self (ou Jr... ou (nome da planta) x (nome da planta)... como queiram) que em qualquer mercado sério mundo a fora são vendidas por 2-5 dólares em média (assim como você compra umas típicas feionas no Walmart ou no garden aí perto da sua casa).

Com tanta informação disponível, por que ainda existe alguém que compra uma B52 x Self (ou Jr.) achando que ela vai ser uma B52 (clone)?
Bom, creio que um dos motivos é que a informação que alguns dos grandres vendedores passam seja confusa e induzam os clientes ao erro, afinal uma planta originada de sementes (vendidas aqui majoritariamente com o sufixo Jr.) não é e jamais irá "virar" o cultivar. Isso é genética!
Reprodução por sementes é reprodução por sementes. Clone é clone.
Numa há alteração genética. Na outra não.

(espero que entendam o motivo da discrição em não mostrar o nome do autor da frase)
Nossa. Mas então você está dizendo que vendedores conceituados do país estão mentindo? Não. A genética está dizendo! Não é um campo aberto a "opiniões".
E se tem dúvida disso (afinal, quem é o Matheus pra contradizer alguém que está aí no mercado há décadas, né?), pergunte lá no ICPS (International Carnivorous Plant Society) para os maiores cultivadores do mundo e veja a resposta. Depois conta aqui pra gente!
Se estiver com um pouco de preguiça ou não dominar o inglês, te digo que já fizeram isso e aqui está uma afirmação de um dos grandes administradores de lá - já usada aqui pelo ilustre Paulo:
Entendem a discrepância?As a further caution: Please do not use plants resulting from seeds of any cultivar to represent that cultivar. The seedlings will likely not retain the unique characteristics of the cultivar. That is why most cultivar descriptions contain the admonition "must be reproduced vegetatively to preserve the characteristics of the cultivar".
ICPS-bob
ICPS - "Por favor não use plantas vindas de sementes de nenhum cultivar para representar esse cultivar."
Vendedor bem conceituado brasileiro - "É só explicar para o cliente que pode ou não virar o cultivar"
Mas será que existem outros motivos?
Bom... Aí entramos em uma área que é um tanto obscura para mim e até onde pude checar, a reprodução invitro (que é o método mais usado pelos grandes cultivadores pela velocidade de crescimento e multiplicação de mudas) por sementes rende muito mais e num tempo inferior se comparado a reprodução por tecido (clonagem). Peço que caso eu esteja falando alguma besteira, por favor me corrijam afinal meu objetivo aqui é, além de informar, aprender e invitro é algo bem desconhecido para mim.
Mas suponhamos que eu tenha falado besteira e que a velocidade e quantidade de mudas originadas por sementes seja a mesma da originada por tecido.
Por que um cultivador sério inundaria o mercado com plantas x Self? Cobrando valores que deveriam ser o de clones e dizendo aos clientes que ela poderia se transformar no cultivar, para piorar ainda mais a situação
Desconhecimento por parte dos clientes? Confiança cega na origem? Porque o cliente não liga?
A minha conclusão (que posso estar errado e torço pra isso pois se for mesmo o caso, mostraria descaso com o hobby de quem mais deveria ter motivos para incentiva-lo) é que se eu multiplico por tecido e tenho o clone de uma planta que hoje é vendida por 100 reais eu precisarei fazer uma promoção (e consequentemente "desvalorizar" aquele cultivar mas também populariza-lo - o que seria muito bom para todos os hobbistas) ou ficar com essa infinidade de plantas muito mais tempo no meu estoque.
Estoque parado é prejuízo.
Plantas mais baratas é prejuízo.
Muitas pessoas com cultivares populares é prejuízo (afinal eles trocarão plantas entre si).
Em tempo... Não estou dizendo que as (infelizmente já famosas) Jr. sejam ruins... ou feias!
Nada disso! São bonitas sim... Ficam grandes sim... Muitas delas seguem a aparência do clone sim. Só estou reafirmando que elas não são o clone e quem as tem não pode ser induzido a pensar que possui aquele cultivar.
Será que estamos diante de mais um caso de "dinheiro acima de tudo"?
A pergunta, pelo menos para mim, é retórica, mas gostaria da opinião de vocês a cerca disso tudo.
Um adendo importante:
Existem vendedores sérios que prezam pelo esclarecimento e honestidade junto a seus clientes! Não tomem os casos descritos acima como "nenhum vendedor do Brasil presta". Estamos longe disso, felizmente.
Só acho importante que os hobbistas comecem a valoriza-los e que comecem também a exigir mais qualidade e preços mais justos daqueles que visam o lucro acima de qualquer coisa.