Dio de seeds por cultivares diferentes, vamos conversar?

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 697 vezes

Mensagem por Paulo »

delagostini escreveu:A posição do Hélio está correta. Se foi polinização cruzada será (nome do cultivar "flor") x (nome do cultivar "polén"). Se forem B52 será B52 x B52 mesmo. Inclusive o link que o Paulo colocou aí fala sobre isso: "If these are the result of a self-pollinated B52 plant or a cross between two B52 plants, they should be labeled as B52 x B52 or B52 x self."
Matheus,

Usando a lógica de que todos os clones são geneticamente iguais, pouco importa se você está misturando o polem entres as mesmas, sejam 2 ou mais.

Quanto as sementes geradas dessa polinização e plantas germinadas tem que levar o titulo cultivar x cultivar ou cultivar x self ou cultivar x Jr como querem alguns. Que serão geneticamente diferentes das matrizes. Essa seria a primeira geração de sementes.

Agora pegar essa primeira geração de plantas cultivar x cultivar e polinizar novamente com o mesmo cultivar original, então aí a coisa fica doida demais pois a genética já seria muito mais diferente do que a da matriz.
Então sementes cultivar x cultivar x cultivar seria uma tremenda caixinha de surpresas.

Paulo

Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Paulo escreveu:Matheus,

Usando a lógica de que todos os clones são geneticamente iguais, pouco importa se você está misturando o polem entres as mesmas, sejam 2 ou mais.

Quanto as sementes geradas dessa polinização e plantas germinadas tem que levar o titulo cultivar x cultivar ou cultivar x self ou cultivar x Jr como querem alguns. Que serão geneticamente diferentes das matrizes. Essa seria a primeira geração de sementes.

Agora pegar essa primeira geração de plantas cultivar x cultivar e polinizar novamente com o mesmo cultivar original, então aí a coisa fica doida demais pois a genética já seria muito mais diferente do que a da matriz.
Então sementes cultivar x cultivar x cultivar seria uma tremenda caixinha de surpresas.

Paulo
Correto Paulo mas creio que o Helio havia apenas sugerido uma correção pois o Edson disse: "se provindas de uma B52 polinizada com outra B52 será uma B52 x self"
Nesse caso será B52 x B52.

Se o Edson houvesse dito "se provindas de uma B52 autopolinizada será uma B52 x self" estaria correto.
E de fato, nenhuma delas será o cultivar. Isso é certo.

Em relação a terceira geração, lá no post que deu a confusão foi dito que ele irá usar o termo "neto" então daqui um tempo teremos as B52, as B52 Jr. e as B52 neto. Creio que essa terceira não causará os problemas que a Jr. causam especialmente nos mais novatos mas quanto mais discutimos isso, mais vejo que é um tema complexo até para quem já está nisso há anos.

Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 739 vezes
Agradecimentos: 1956 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

importante é eu corrigir e depois o Paulo ou eu fazer uma varredura aqui.

como então deixar este ítem do texto?

Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)

Mensagem por Paulo »

Matheus,

Quando você disse isso.
Em relação a terceira geração, lá no post que deu a confusão foi dito que ele irá usar o termo "neto" então daqui um tempo teremos as B52, as B52 Jr. e as B52 neto. Creio que essa terceira não causará os problemas que a Jr. causam especialmente nos mais novatos mas quanto mais discutimos isso, mais vejo que é um tema complexo até para quem já está nisso há anos.
Esse tal neto deveria ser abolido, já que na segunda geração as características genéticas da matriz seriam muito menores e aí tecnicamente seriam totalmente tipicas.

Paulo

Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)

Edson Poscai escreveu:importante é eu corrigir e depois o Paulo ou eu fazer uma varredura aqui.

como então deixar este ítem do texto?
Minha opinião: "Seguindo a nomenclatura definida pela ICPS, se provindas de uma B52 autopolinizada será uma B52 x self. Se provindas de uma B52 polinizada por outra B52 será uma B52 x self. Qualquer outro nome dado tem caráter comercial e não deve ser levado em conta."

Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 739 vezes
Agradecimentos: 1956 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Matheus, reedite aqui este texto com as sua palavras. deixamos meu texto de lado, vamos comentar, concordar e/ou discordar de sua posição.

vamos deixar algo claro, simples e bem transparente. : joia :

a meu ver o importante a destacar é que para ser considerada self, não é somente por germinadas de sementes de B-52, e sim plantas provindas de sementes de uma B-52 mas que já apresentam traços que demonstrem isso. antes disso, sempre ser considerada típica.

outro detalhe, há provas e garantia q uma muda de 02 anos, um B-52 self, que se aparenta com uma B-52, é claro, esta com o passar dos anos não irá perder as característica q a faz se parecer com uma verdadeira B-52?

dormência após dormência, self não poderá vir a se parecer nitidamente com uma típica comum?

para isso, tão pouco tempo não é o bastante para se afirmar que sempre será B52 x self. :? :roll:

Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Agradeceu: 281 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Ótimas palavras :!: Vendo nessa maneira, até nossa nomenclatura (usada somente entre amigos) de Dionaea Típica Premium deveria ser abolida.

Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)

Mensagem por Paulo »

Felipe Siebert escreveu:Ótimas palavras :!: Vendo nessa maneira, até nossa nomenclatura (usada somente entre amigos) de Dionaea Típica Premium deveria ser abolida.
Como é? Dionaea Típica Premium? :kkk4: Essa é nova para mim. : tony :

Paulo

Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Agradeceu: 281 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

:lol: :lol: :lol: Nós chamamos assim (novamente, somente entre amigos) plantas originadas pos seeds de cultivares, como essa duas que eu adquiri...

Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)

Edson Poscai escreveu:outro detalhe, há provas e garantia q uma muda de 02 anos, um B-52 self, que se aparenta com uma B-52, é claro, esta com o passar dos anos não irá perder as característica q a faz se parecer com uma verdadeira B-52?

dormência após dormência, self não poderá vir a se parecer nitidamente com uma típica comum?

para isso, tão pouco tempo não é o bastante para se afirmar que sempre será B52 x self. :? :roll:
Ela sempre será uma B52 x self. Independente das características que tem ou que deixa de ter. O nome só diz que ela tem uma mãe "puro sangue". Só isso!
Pode ter tido uma mutação que a fez ficar menor que uma cudo (tipo aquelas anãs que o Paulo tem). Ela ainda será uma B52 x self pq esse nome só vai designar a origem da planta.
Edson Poscai escreveu:Matheus, reedite aqui este texto com as sua palavras. deixamos meu texto de lado, vamos comentar, concordar e/ou discordar de sua posição.
Essa alteração que fiz do seu ficou clara. Podemos deixar esse a não ser que alguém discorde.

Responder