Muito interessante Henrique, mas a água de sua região deve conter pouco cloro né? Pois de todos os fatores envolventes na água que teoricamente poderiam fazer mal para elas, o cloro é o pior deles... Mais para frente vou estar adquirindo umas dios só para teste como esse, de usar serapilheira, água direto da torneira, essas coisas, mas no momento não vou arriscar com minhas preciosas, pois a água aqui contem muuuito cloro mesmo, ela sai branca e espumando da torneira, impossível de tomar sem ser filtrada, é horrível até de tomar banho...
Quanto a sua solução com o fumo, conheço uma pessoa que já fez esse teste e não adiantou, as larvas apareceram igual... Essa questão do mosquito é outra dor de cabeça, para mim (índio kkk), a solução mais fácil seria deixar as plantas em bog (que eu não gosto muito) ou preencher a bacia primeiro com argila expandida e depois cobrindo tudo com musgo e droseras, de roseta, mas isso custaria muito cara aqui, por enquanto estou no processo de lavagem todo domingo, pois se pesquisar bem, vai ver que desde a postura dos ovos até o desenvolvimento completo da larva para voar, vão 7 dias..
No momento eu tenho apenas uma bacia que comporta 10 dios mais uns potinhos peq com leafs, e um berçário de droseras, onde estou semeando 6 tipos delas para deixar os vasos das dios infestados, pois estou tendo muito problema com mosca branca, cochonilha, gnats e colêmbolos... Não ta fácil..
Obrigado por compartilhar sua experiencia.

Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)