Bom,
Essa é uma mistura bem eclética, os puristas dirão que o correto é musgo + areia ou musgo + areia + perlita.
Mas penso que depois destes anos que não só cultivo, mas também leio muito toda experiencia é válida.
No inicio sobre substrato de nepenthes só se ouvia dizer que elas não gostam de substrato encharcado ou que só se deve usar um tipo de substrato musgo + chips de coco. Aí aparece o Marciel cultivando nepenthes apenas em água e um outro cultivando com terra.
Dessa sua composição eu já experimentei usar pó de coco, comprei já processado sem química, mas minhas plantas se deram bem no inicio e depois reclamaram.
Isopor eu tentei usar uma vez, mas fiquei sem paciência para ficara ralando a placa.
Também eu no inicio fervia o sphagnum, mas degrada rápido, passei a usar sem ferver, mas apareceu um monte de praga vegetal. Hoje eu dou apenas um susto nele.
A propósito o sphagnum já é bem ácido.
Boa sorte aí e nos mantenha informado.
Paulo
Substrato
- Paulo
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 501 vezes
- Agradecimentos: 697 vezes
Re: Substrato
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
Paulo, eu tbm não tive paciência. há a venda bolinhas minúsculas de isopor, adquiri destas. mas evito usar, particularmente não gostei.Isopor eu tentei usar uma vez, mas fiquei sem paciência para ficara ralando a placa.
quanto ao tópico publicado, eu já fiz algumas experiências. mas vasos em chuvas desce tudo e acima só fica a serragem. então usei a serragem peneirada.
uso-de-serragem-fina-experiencia-t8275.html#p103259
Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
- delagostini
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 55 vezes
- Agradecimentos: 360 vezes
Edson Poscai escreveu:Paulo, eu tbm não tive paciência. há a venda bolinhas minúsculas de isopor, adquiri destas. mas evito usar, particularmente não gostei.Isopor eu tentei usar uma vez, mas fiquei sem paciência para ficara ralando a placa.
Vou ensinar algo pra vocês então... (só não contem para as esposas)
Coloque um pedaço pequeno de isopor no liquidificador e ligue... Isopor em bolinhas instantaneamente!
Pra tirar vai parecer dificil por conta da estática... só coloque um pouquinho de água e pronto!
Precisará acompanhar bem mais tempo que isso... Faça os acompanhamentos mensais mas pense em continuar com esse controle de resultados por mais de 1 ano para ter algo mais concreto.frederickleite escreveu:Daqui 1 mês posto o resultado.
Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html
Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html
Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
- Rick99
- Membro ativo (2)
- Agradeceu: 10 vezes
- Agradecimentos: 15 vezes
Acho que para melhorar se substrato você deveria remover a casca de côco, pq ela praticamente só serve pra acidificar mas o sphagnum ja é acido logo não há necessidade, a casca de coco nesse seu substrato vai se deteriorar mais rápido que os outros componentes, desse modo vai compactar mais rápido do que se estivesse sem a casca
E trocaria a vermiculita por perlita, ja vi muita gente falar que depois da perlita não volta mais para a vermiculita
Bom, é isso espero ter ajudado.
E trocaria a vermiculita por perlita, ja vi muita gente falar que depois da perlita não volta mais para a vermiculita
Bom, é isso espero ter ajudado.
O passado não nos define, nos renascemos a cada momento.
- Paulo
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 501 vezes
- Agradecimentos: 697 vezes
frederickleite escreveu:Na mistura que fiz tem mais pó de coco e esfagno do que vermiculita e serragem.Sinceramente não sei o que vai acontecer quando a serragem começar a se decompor mas estou de olho.Não acredito que vá compactar tão fácil Rs..
Tipo,tem gente que cultiva em Pó de coco e areia e dá certo.
Amigo,
É uma boa experiencia e tomara que dê certo, assim abre caminho para muita gente cultivar que mora fora dos grandes centros e depende dos preços absurdos do correio.
E tem mais uma coisa, os grandes produtores vendem suas plantas em substrato serrapilheira https://pt.wikipedia.org/wiki/Serrapilheira que é uma bomba de nutrientes.
Boa sorte,
Paulo
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
- melk9
- Newbie
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradecimentos: 7 vezes
- Contato:
Valeu pelo post. Aqui em Salvador-Ba não encontro o sphagnum tenho sempre que comprar fora. Tenho aqui em casa disponível a fibra de côco e vermiculita. Vou fazer uma mistura e usar. Se eu tivesse visto antes as minhas gemas de drosera teriam sido plantadas numa mistura como esta.
-