Ajuda nepenthes
- VicenteLuiz
- Membro ativo (3)
- Agradeceu: 37 vezes
- Agradecimentos: 40 vezes
Ajuda nepenthes
Pessoal eu havia falado sobre um problema com minha nepenthes eu a comprei e ela estava linda, então a base dela começou a ficar presta e os jarros secar. então eu tive que cortar pra tentar salvar ao menos a estaca e agora preciso da ajuda de alguém como proceder, devo colocar em musgo? na água, o que eu faço? Não quero perder a muda dela, sei que plantas morrem mas deu um trabalho pra conseguir uma planta diferente e n sei o que fazer.....

Editado pela última vez por VicenteLuiz em 16 Nov 2017, 09:06, em um total de 1 vez.
- Fatikn
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 525 vezes
- Agradecimentos: 447 vezes
pergunta numero 1: você tem certeza de q esse tal preto na base era sinal de problema? pergunto pq a base das nepentes tende a escurecer com o tempo, mas isso não significa, necessariamente q seja um problema.. poderia ter sido apenas uma lignificação do caule (fenomemo comum a algumas plantas e q existe como uma forma de enrijecer a base da planta, dando a ela uma maior sustentação)
pergunta numero 2: qual a especie da nepenthes em questão?
Em geral, as nepenthes necessitam de um periodo maior de adaptação ao novo local de cultivo e nesse periodo é comum q os jarros sequem ou sejam abortados, oq não significa q a planta esteja morrendo. Outro fator q as faz abortar/secar os jarros, é a falta de umidade do ar (algumas especies necessitam de borrifos de água ao longo do dia pra q possam produzir os seus jarrinhos)
Agora q a estaca já está feita, você pode: colocá-la em água até q forme um bom tanto de raizes, ou deixar a estaca em sphagno sempre úmido, e em local com uma boa luminosidade... Há quem ensaque as estacas pra manter sua umidade alta (oq favorece o desenvolvimento das raizes).
Sugiro q você use o campo de pesquisa do forum com o termo estaca nepenthes q você vai encontrar muita coisa bacana... Me desculpe por não trazer esses resultados pra você, mas é q há um vasto material por aqui com dicas a esse respeito... leia e veja qual se adequaria ao local onde você está...
Em geral, as nepenthes necessitam de um periodo maior de adaptação ao novo local de cultivo e nesse periodo é comum q os jarros sequem ou sejam abortados, oq não significa q a planta esteja morrendo. Outro fator q as faz abortar/secar os jarros, é a falta de umidade do ar (algumas especies necessitam de borrifos de água ao longo do dia pra q possam produzir os seus jarrinhos)
Agora q a estaca já está feita, você pode: colocá-la em água até q forme um bom tanto de raizes, ou deixar a estaca em sphagno sempre úmido, e em local com uma boa luminosidade... Há quem ensaque as estacas pra manter sua umidade alta (oq favorece o desenvolvimento das raizes).
Sugiro q você use o campo de pesquisa do forum com o termo estaca nepenthes q você vai encontrar muita coisa bacana... Me desculpe por não trazer esses resultados pra você, mas é q há um vasto material por aqui com dicas a esse respeito... leia e veja qual se adequaria ao local onde você está...

(・。・;)
Fatima
(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Fatima
(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
- VicenteLuiz
- Membro ativo (3)
- Agradeceu: 37 vezes
- Agradecimentos: 40 vezes
Muito obrigado pela ajuda, eu já havia pesquisado mas muito dos posts n carrega as fotos. É uma N. Wirgleyana. Eu tinha certeza que havia algo de errado ela formou jarros novos e ele secou. agora só esperarFatikn escreveu:pergunta numero 1: você tem certeza de q esse tal preto na base era sinal de problema? pergunto pq a base das nepentes tende a escurecer com o tempo, mas isso não significa, necessariamente q seja um problema.. poderia ter sido apenas uma lignificação do caule (fenomemo comum a algumas plantas e q existe como uma forma de enrijecer a base da planta, dando a ela uma maior sustentação)
-