Germinando Dionaea Muscipula
- Paulo
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 501 vezes
- Agradecimentos: 697 vezes
Re: Germinando Dionaea Muscipula
Frederick,
Quando no inicio tentei germinar dessa forma só consegui que as sementes criassem fungos.
Nesse ambiente a umidade aumenta tanto que fica impossível de combate-los.
Hoje eu faço assim e consigo uma taxa de 70 a 80% de germinação.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=680[/thumbnail]
Substrato sphagnum picado + areia e bastante água na bandeja. Não ponho para germinar em vaso definitivos, quando chegam num ponto maior eu faço o transplante.
Quanto a fornecedor, se for para comprar sementes nessa época eu prefiro do hemisfério norte. Eu só compraria sementes de produtores nacionais se forem colhidas no final do nosso verão.
Paulo
Quando no inicio tentei germinar dessa forma só consegui que as sementes criassem fungos.
Nesse ambiente a umidade aumenta tanto que fica impossível de combate-los.
Hoje eu faço assim e consigo uma taxa de 70 a 80% de germinação.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=680[/thumbnail]
Substrato sphagnum picado + areia e bastante água na bandeja. Não ponho para germinar em vaso definitivos, quando chegam num ponto maior eu faço o transplante.
Quanto a fornecedor, se for para comprar sementes nessa época eu prefiro do hemisfério norte. Eu só compraria sementes de produtores nacionais se forem colhidas no final do nosso verão.
Paulo
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
- maurovalek
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 11 vezes
- Agradecimentos: 161 vezes
Concordo com o amigo Paulo, melhor tirar esse saco ai de cima, antes que elas funguem. Eu gosto de deixar as sementes de dionaea da mesma forma que a planta adulta, bastante sol e água, elas costumam se dar muito bem.
Abraços
Abraços
- flp010
- Membro ativo (3)
- Agradeceu: 52 vezes
- Agradecimentos: 60 vezes
Germinei muitas sementes em um vaso grande de cerâmica ( vaso definitivo) infelizmente não deu muito certo, de 2015 até o começo desse ano estavam do mesmo tamanho, consegui germinar umas 50 hoje tenho 3 do mesmo tamanho de 2 anos atrás e quase mortas, não sei o que pode ter dado errado mas com essa experiência minhas proximas tentativas não vai ser em vaso definitivo.
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 733 vezes
- Agradecimentos: 1950 vezes
ainda é pouco. se puder deixe um período a tarde tbm.
* recomendável evitar sol das 11:00 as 14:30 hs
* cuidado com chuvas, se você tiver um local protegido, melhor.
* recomendável evitar sol das 11:00 as 14:30 hs
* cuidado com chuvas, se você tiver um local protegido, melhor.
Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
- Paulo
- Membro ativo (5)
Bom,
Vou mostrar mais de 300 germinações de 400 sementes semeadas que fiz usando uma bandeja com dois dedos de substrato, 80% de areia e 20% de sphagnum bem picado.
Na primeira foto uma visão geral e na segunda o close de uma parte. A água de torneira mesmo, só descansada, era colocada pelos vasos recortados que estão nas extremidades.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=727[/thumbnail] [thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=739[/thumbnail]
Infelizmente isso foi em 2013 numa época bem conturbada por causa de meu pai, passei 10 dias fora e quando voltei estavam esturricadas.
Paulo
Vou mostrar mais de 300 germinações de 400 sementes semeadas que fiz usando uma bandeja com dois dedos de substrato, 80% de areia e 20% de sphagnum bem picado.
Na primeira foto uma visão geral e na segunda o close de uma parte. A água de torneira mesmo, só descansada, era colocada pelos vasos recortados que estão nas extremidades.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=727[/thumbnail] [thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=739[/thumbnail]
Infelizmente isso foi em 2013 numa época bem conturbada por causa de meu pai, passei 10 dias fora e quando voltei estavam esturricadas.
Paulo
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 733 vezes
- Agradecimentos: 1950 vezes
que tamanha quantidade! organização na posição de sementes e tudo. pena ter perdido
Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
- Paulo
- Membro ativo (5)
A primeira foto eu subi dia 02/05/13 e a segunda 01/06/13, então a diferença entre elas é de 30 dias.flp010 escreveu:Quanto tempo para ficarem deste tamanho?
Paulo
- Paulo
- Membro ativo (5)
Opa,
Não dá para ver direito pelas fotos, mas me parece que já tem algumas germinações.
É normal haver uma diferença de tempo nas germinações, algumas demoram até 3 semanas a mais do que as primeiras.
Paulo
Não dá para ver direito pelas fotos, mas me parece que já tem algumas germinações.
É normal haver uma diferença de tempo nas germinações, algumas demoram até 3 semanas a mais do que as primeiras.
Paulo
- Paulo
- Membro ativo (5)
É isso aí. Parabéns.frederickleite escreveu:15 algumas já, começaram a germinar.Paulo escreveu:Opa,
Paulo
Paulo
-