Vou dar uma atualizada no tópico, e transformar as duvidas em uma espécie de registro, se der ou não certo, ficará aqui descrito para o conhecimento de todos!
Obtive recentemente um tronco que na minha opinião ficaria muito elegante com minha Nepenthes!
A dúvida principal era se a planta poderia ser plantada diretamente no tronco.
O que é desaconselhado, afinal mesmo com o tratamento da madeira o, Tanino poderia ser muito prejudicial para as raízes. Então será plantado em um vaso dentro do tronco.
Aqui o tronco quando estava iniciando o "entalhe" já tinha batido muito martelo aí, principalmente nos dedos

[img]https://i1127.photobucket.com/albums/l6 ... 151112.jpg[/img]
Só tinha esse formão cego e esse martelo velho.
Depois de cavar muito a madeira para acomodar o vaso, acabei por lascando a lateral e tive que colocar uma parte da casca do proprio tronco para dar um ar mais natural, não será muito resistente, mas vai servir por enquanto.
Comprei um vaso de tamanho bom, e cortei a borda dele para encaixar mais facilmente, ele ficou meio tortinho no tronco, mas não creio que será prejudicial para a planta.
Aqui o tronco com o vasinho:
[img]https://i1127.photobucket.com/albums/l6 ... 145713.jpg[/img]
Como irei fazer o transplante no inicio da primavera, então tenho tempo para "preparar" o tronco, quero dar a impressão mais natural possível.
E não existe forma mais natural para um tronco, que o mesmo coberto de musgo!
Fui atrás de musgo para meu tronquinho, e fui longe!
Coletei o musgo e duas samambaiasinhas em uma cachoeira da região que marcou muito minha infância, seria muito, mas muito mesmo, satisfatório ter uma parte viva daquele lugar comigo!
Aqui o lugar que colhi o musgo e as bichinhas. (O barro na perna era porque tinha muito pernilongo lá!)
[img]https://i1127.photobucket.com/albums/l6 ... a78a17.jpg[/img]
[img]https://i1127.photobucket.com/albums/l6 ... WA0004.jpg[/img]
Peguei um pouquinho de cada tipo que encontrei nas pedras e nas árvores.
Depois de colhido preparei o musgo e passei pelo tronco, tentei primeiramente esconder as marcas de onde a madeira foi cortada, deixando mais natural.
Além disso plantei as samambaias (nem sei se são samambaias mesmo) em cavidades do tronco, ambas em forma de Kokedama, não sei se vão ficar vivas, mas tirei essas fotos hoje, e já estavam plantadas a uns três dias, não murcharam e nem secaram, vamos ver se vingam.
Aqui o tronco depois de aplicado o musgo, agora tenho que ir molhando bastante para que ele brote. O interessante que logo depois de aplicar o musgo, já dá pra perceber ele grudado no tronco

[img]https://i1127.photobucket.com/albums/l6 ... 125403.jpg[/img]
[img]https://i1127.photobucket.com/albums/l6 ... 125443.jpg[/img]
Agora vou borrifando água no musgo e nas samambaias até a hora do transplante, quando tiver tudo prontinho trago o resto das imagens pro fórum!
Até mais galera!
