Cultivo Básico - Sarracenias
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
Marciel,
talvez uma amiga me envie sementes de sarracênias do exterior. eu tenho o infeliz hábito de contar com o ovo, antes da galinha botar. (não é assim, mas fica assim
)
- assim que fizer o plantio coloco na geladeira por 45 dias. após retiro e passo para local de sol fraco.
uma dúvida amigo, li certa vez, se eu não estiver enganado, que as sarracênias tem uma época indicada para plantio/germinação. seria primavera ou verão?
tenha paciência amigo, paciência, paciência....

talvez uma amiga me envie sementes de sarracênias do exterior. eu tenho o infeliz hábito de contar com o ovo, antes da galinha botar. (não é assim, mas fica assim

- assim que fizer o plantio coloco na geladeira por 45 dias. após retiro e passo para local de sol fraco.
uma dúvida amigo, li certa vez, se eu não estiver enganado, que as sarracênias tem uma época indicada para plantio/germinação. seria primavera ou verão?
tenha paciência amigo, paciência, paciência....

Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Oi Edson.Edson Poscai escreveu:... li certa vez, se eu não estiver enganado, que as sarracênias tem uma época indicada para plantio/germinação. seria primavera ou verão?
Então, a época é boa para começar a estratificação, pois estamos a um mês da primavera.
Para germinar essas sementes, você deve expô-las em condições úmidas frias para desativar as enzimas que impedem as seeds de germinarem. Quando a enzima é desativada, as sementes germinarão quando a temperatura aquecer novamente.

...

- Leoo
- Newbie
- Agradecimentos: 1 vez
A respeito da dormencia das sementes das sarracenias ela é enzimatica msm? Alguém já estudou algum processo quimico para quebrar essa dormencia mais rapido?MarcielS escreveu:Oi Edson.Edson Poscai escreveu:... li certa vez, se eu não estiver enganado, que as sarracênias tem uma época indicada para plantio/germinação. seria primavera ou verão?
Então, a época é boa para começar a estratificação, pois estamos a um mês da primavera.
Para germinar essas sementes, você deve expô-las em condições úmidas frias para desativar as enzimas que impedem as seeds de germinarem. Quando a enzima é desativada, as sementes germinarão quando a temperatura aquecer novamente.![]()
...
Fiquei curioso e quero fazer alguns testes, se puder me ajudar me indicanto alguma literatura ou mesmo com a experiencia adquirida eu agradeço.

- MarcielS
- Membro ativo (5)
Eliel, hormônio vegetal GA3 (conhecido por acido giberélico).Leoo escreveu:...Alguém já estudou algum processo quimico para quebrar essa dormencia mais rapido?
Preparo de solução de giberelina.
Como usar o GA3 para as sementes de Drosera.
...

- Leoo
- Newbie
Bacana!MarcielS escreveu:Eliel, hormônio vegetal GA3 (conhecido por acido giberélico)Leoo escreveu:...Alguém já estudou algum processo quimico para quebrar essa dormencia mais rapido?

Estava pensando em usar agua de coco já que contem Citocinina que é um hormonio que estuma germinação, já ouviu algo sobre?
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
*Marciel, alterei o modo da publicação. agora videos só por link direto. 

- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
cuma é? fiquei interessado. penso poder ser usado em sementes de outros cultivares. irei fazer uma pesquisa depois. lhe peço, você vendo informações a respeito, publicar.Estava pensando em usar agua de coco já que contem Citocinina que é um hormonio que estuma germinação, já ouviu algo sobre?

*outra, mas nunca fiz e que não custa tentar a experiência. deixar em molho de chá de camomila.
agradeço a dica de começo, esta pode ser uma nova fonte. vamos ler, analisar e testar.

- MarcielS
- Membro ativo (5)
Valeu, amigo.Edson Poscai escreveu:... agora videos só por link direto.

[hr]
Eliel,
Já lí bastante sobre o uso da água de coco para esse fim, mas todos os estudos indicam que não há diferença importante quando comparado a germinação em água.
https://apps.uepg.br/propesp/pesquisa/e ... -45-59.pdf
...

- Leoo
- Newbie
Então foi uma ideia que tive, pois a massa do coco é a fonte de energia para ele germinar até começar a fazer fotossíntese, a água é essa energia que ainda está amadurecendo e está cheia de hormônios. ainda não pesquisei, por isso joguei a pergunta é pesquisar mais e fazer os testes.Edson Poscai escreveu:cuma é? fiquei interessado. penso poder ser usado em sementes de outros cultivares. irei fazer uma pesquisa depois. lhe peço, você vendo informações a respeito, publicar.![]()
*outra, mas nunca fiz e que não custa tentar a experiência. deixar em molho de chá de camomila.
agradeço a dica de começo, esta pode ser uma nova fonte. vamos ler, analisar e testar.
-