Ando mais sumido que dinheiro no fim do mês, mas disse (em algum tópico que já nem lembro) que iria postar um tópico com essas fotos ainda no ano passado. Confesso que atrasei um pouquinho (

Foram tiradas ao longo de uma disciplina que participei como ouvinte, ministrada pela UFPE. Nela, fomos a campo abordar a flora e nada melhor do que um campo rupestre e suas fitofisionomias associadas para discutir isso. Como o curso aconteceu logo antes do começo da primavera, então as coisas andavam bem secas por lá, o que não menospreza a paisagem baiana do norte da chapada diamantina. Só queria ter tido um pouco mais de tempo. Sempre que possível, aproveitei as poucas pausas para montar um registro fotográfico. Ficou meio grande, mas como o fotógrafo não é dos melhores, aqui vai ficar um pouco mais enxuto (

Pra começar, Olha essa vegetação de beira de estrada, que louca

Na época chuvosa, muita água escorre pelos campos e formam belíssimas cachoeiras. Porém só vou trazer a foto dos vales, porque estava tudo bem seco. Pelo menos havia água represada nos leitos dos rios.

Uma foto minha com cara de sono:

E descendo um pouco o vale da cachoeira, eis que aparece um paredão molhado (onde antes havia uma queda d'água estrondosa)

E no meio dos musgos:

Descendo o vale, aparecem algumas coisitas interessantes em termos de flora (na verdade, só quero colocar as fotos que ficaram legais mesmo

Turnera by Gasagarcia, no Flickr

Eltroplectris triloba by Gasagarcia, no Flickr

Essa planta é famosa, pois foi desse gênero (Psichotria) que se isolou os primeiros agentes alucinógenos conhecidos pela farmácia (vulgo psicotrópicos!). É desses frutinhos que se faz o famoso santo daime (EL AYAHUASCA!

Continuando a viagem... Depois d(o vale d)a Cachoeira do Ferro Doido, seguimos para explorar outra cachoeira, a do agreste, bem conhecida na região.
Ainda assim, a paisagem estava muito árida, o único lugar em que se podia avistar PCs eram margem de rios ou paredões ripários (em que escorre água), como os vales secos das cachoeiras. Aqui o vale do rio da Cachoeira do Agreste

E aqui onde deveria estar a cachoeira

E uma população muito bonita de Utricularia flaccida que aparece bem no canto esquerdo da foto.

Seguindo o leito do rio da cachoeira, aparecem algumas PCs nas margens arenosas

Flickr

Pra quem nunca viu utrículos de U. blanchetii:

E num paredão, não muito distante dali, heis que aparece uma população muito bonita da recém descrita (há três anos, na verdade

riparia, não registrada (até então) para Morro do Chapéu

E uma outra Utricularia blanchetii para finalizar a viagem

Confesso que ficou guardada em mim a vontade de um dia voltar a essas paisagens fascinantes. Termino este tópico,bem curto por sinal, com uma foto da noite na cidade. Pode nem ser tão bonita quanto algumas outras que coloquei aqui, mas é a ultima lembrança que trago dessa região fantástica e queria compartilhá-la com vocês.

É isso...
Não posso negar que ando um pouco ausente daqui, nem menos posso garantir que posso ficar mais ativo (juro que é a vida que não deixa

Auf wiedersehen!