Muito provável que tenha vida mais curta sim. Plantas enxertadas, por exemplo, já produzem frutos no 1° ano, quando a mesma espécie, germinada de semente, demoraria anos. Ou seja, este enxerto já nasce velho.Paulo escreveu: Agora eu fico com uma duvida a respeito de cultivares, sabe-se que a vida média de uma dionaea é de 20 anos e que um clone já nasce com a idade da primeira planta que gerou o tal cultivar.
Duvida sobre clonagem através de leaf
- R.Oz
- Membro ativo (1)
- Agradeceu: 12 vezes
- Agradecimentos: 5 vezes
- Vitor Meireles
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 58 vezes
- Agradecimentos: 84 vezes
Por Leaf ou divisão de rizoma, a nova planta vai herdar exatamente as caracteristicas da mãe, não vai perder, pois sera um clone !delagostini escreveu:Não estou esperançoso que surjam características novas, apenas receoso para que as da mãe não desapareçam... Hehehehe
Daí surgiu essa dúvida pq a pequena não tá muito parecida mas provavelmente seja pq ainda é muito nova!

Mentes são como paraquedas, só funcionam quando abertas"
Retomando ao cultivo
Vitor Meirelles
Retomando ao cultivo
Vitor Meirelles
- Vitor Meireles
- Membro ativo (4)
Nossa, foi uma questão muito legal a ser levantada, e faz sentido, neste caso se os clones herdam a idade também, teriamos clones em cultivo, alguns, mais velhos que muitos cultivadores

Paulo escreveu:Edson,
Lembra da Dolly, teoricamente o primeiro clone de um mamífero?
Pois é, ela já nasceu velha e morreu de velhice mesmo sendo jovem de nascença.
Eu estou ferrado, tenho 63 anos e por acaso fizessem um clone meu quando esse fizesse 18 anos teria um corpinho de 83 anos.![]()
Isso é devido aos telômeros, dê uma olhada nesse link https://www.robertofrancodoamaral.com.b ... lhecimento que está presente em todos seres vivos.
Abraços,
Paulo
Retomando ao cultivo
Vitor Meirelles
Retomando ao cultivo
Vitor Meirelles
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
então, isso q me fez levantar este assunto. e a pinguicula aphrodite q só se reproduz por leaf's, como ainda a temos?Vitor Meireles escreveu:...Nossa, foi uma questão muito legal a ser levantada, e faz sentido, neste caso se os clones herdam a idade também, teriamos clones em cultivo, alguns, mais velhos que muitos cultivadores![]()
![]()
![]()
sei q melhor parar por aqui, senão a gente endoidece,

Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
- Vitor Meireles
- Membro ativo (4)
Edson Poscai escreveu:então, isso q me fez levantar este assunto. e a pinguicula aphrodite q só se reproduz por leaf's, como ainda a temos?Vitor Meireles escreveu:...Nossa, foi uma questão muito legal a ser levantada, e faz sentido, neste caso se os clones herdam a idade também, teriamos clones em cultivo, alguns, mais velhos que muitos cultivadores![]()
![]()
![]()
sei q melhor parar por aqui, senão a gente endoidece,![]()
kkkkk, Edson, o pior de tudo é que ela se chama Pinguicula aphordite, tem basicamente o nome da ''deusa grega do amor'' e é estéril !

Retomando ao cultivo
Vitor Meirelles
Retomando ao cultivo
Vitor Meirelles
- smart2
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 613 vezes
- Agradecimentos: 759 vezes
agora... parei para pensar aqui... entendo que planta não tem idade máxima... morem sim mais não por velhice... claro que em 20 anos a chance de uma planta pegar um fungo brabo e grande, mais pensa, que diferente da natureza aqui cuidamos delas ao menos tentamos e se pensar você pode entrar em uma mata que você não vai achar uma figueira morrendo de velhice ou outra arvore qualquer, enquanto ela tiver suas necessidades sustentadas (água, sol e nutrientes que na vdd e alto suficiente) ela não irá morrer, penso que isso vale para qualquer planta, veja algumas arvores que sobrevivem a centenários, e não se acha uma arvore morta em pé por velhice... ao menos eu nunca vi...Paulo escreveu:sabe-se que a vida média de uma dionaea é de 20 anos
quanto a Pinguicula aphordite... seguinte, uma flor tem apenas 1 finalidade que e produzir sementes... se ela produz flor então ela produz sementes viáveis, a questão na vdd e que algumas tem alguns métodos de proteção mais complexos como exemplo são as saracenias e nepenthes, as nepenthes mais ainda que tem sexos diferentes... muito provavelmente a Pinguicula aphordite seja a mesma coisa, alguma polinização cruzada ou em tempos mais exatos, vi em um documentário que certas plantas tem certos insetos próprios para sua reprodução, posso sitar por exemplo a Castanha do pará, que depende diretamente e exclusivamente da cutia que é o único roedor capaz de perfurar sua casca e q tem o abito de enterrar algumas sementes. se as cutias forem extintas as castanheiras tb sucumbirão... assim são varias especies.
Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
- Paulo
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 501 vezes
- Agradecimentos: 697 vezes
Ricardo,
Esses 20 anos eu descobri lendo alguns artigos. Essa é a média em condições ideais. Todo ser vivo tem um tempo de vida pré determinado.
Algumas plantas podem chegar a milhares de anos, se não me engano a oliveira mais velha conhecida tem 4000 anos.
Abraço,
Paulo
Esses 20 anos eu descobri lendo alguns artigos. Essa é a média em condições ideais. Todo ser vivo tem um tempo de vida pré determinado.
Algumas plantas podem chegar a milhares de anos, se não me engano a oliveira mais velha conhecida tem 4000 anos.
Abraço,
Paulo
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
- R.Oz
- Membro ativo (1)
- Agradeceu: 12 vezes
- Agradecimentos: 5 vezes
Boa questão.
Também vou parar por aqui....hehehehehe....
mas estive pensando: no clone, leaf, rizoma, alporquia, estaca... as plantas possuem as mesmas características da original e a mesma idade 'biológica' mas não a mesma idade 'fisiológica'...
ou seja, penso que a planta velha tem lá sua idade celular avançada, o que a pode fazer morrer, pois apodrece galho, tronco, raiz (nada dura para sempre não é), e as partes novas dela acabam pagando o preço do conjunto 'velho'.
Então, ao retirar um leaf, herda-se a idade biológica da planta, mas com células novas! Ou seja, idade quase 0!!
Será que fui pelo caminho correto?
Também vou parar por aqui....hehehehehe....
mas estive pensando: no clone, leaf, rizoma, alporquia, estaca... as plantas possuem as mesmas características da original e a mesma idade 'biológica' mas não a mesma idade 'fisiológica'...
ou seja, penso que a planta velha tem lá sua idade celular avançada, o que a pode fazer morrer, pois apodrece galho, tronco, raiz (nada dura para sempre não é), e as partes novas dela acabam pagando o preço do conjunto 'velho'.
Então, ao retirar um leaf, herda-se a idade biológica da planta, mas com células novas! Ou seja, idade quase 0!!
Será que fui pelo caminho correto?
- delagostini
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 55 vezes
- Agradecimentos: 360 vezes
Primeiro obrigado pelos esclarecimentos a respeito das características do clone.
Mas agora me deixaram com uma nova dúvida e talvez, se eu compartilhar uma experiência ajude a resolver ou a piorar essa dúvida (minha e de vocês)
Trabalho numa industria que fabrica equipamentos para a cultura da cana de açúcar e não sei se é do conhecimento de vocês mas a cana se reproduz por gemas (chamada de clonagem natural - https://biologiabiotecnologia.blogspot. ... em_10.html - assim como entendo ser o leaf ou rizoma cutting de diversas PC)
A cultura da cana precisa ser renovada sempre pois o nível de sacarose nas plantas cai a cada ano e por conta disso é dificil encontrar um produtor que fique com sua cultura por mais de 5 anos sem fazer a renovação. Salvo exceções em que ele vá mudar a variedade da espécie, eles costumam pegar as gemas das plantas que estão sendo retiradas e se elas carregassem a idade da planta mae, teríamos novas plantas praticamente com o mesmo nível de sacarose das antigas, correto?
Creio que nos casos de clones naturais - dionaeas entram aqui até onde consegui observar pois vejo que os clones as vezes surgem do nada, sem nenhuma interferência humana - essa questão da idade não seja carregada para a próxima planta mas como disse o amigo ali pra cima, nunca fui muito bom em biologia portanto posso estar falando uma besteira das grandes!
Mas agora me deixaram com uma nova dúvida e talvez, se eu compartilhar uma experiência ajude a resolver ou a piorar essa dúvida (minha e de vocês)
Trabalho numa industria que fabrica equipamentos para a cultura da cana de açúcar e não sei se é do conhecimento de vocês mas a cana se reproduz por gemas (chamada de clonagem natural - https://biologiabiotecnologia.blogspot. ... em_10.html - assim como entendo ser o leaf ou rizoma cutting de diversas PC)
A cultura da cana precisa ser renovada sempre pois o nível de sacarose nas plantas cai a cada ano e por conta disso é dificil encontrar um produtor que fique com sua cultura por mais de 5 anos sem fazer a renovação. Salvo exceções em que ele vá mudar a variedade da espécie, eles costumam pegar as gemas das plantas que estão sendo retiradas e se elas carregassem a idade da planta mae, teríamos novas plantas praticamente com o mesmo nível de sacarose das antigas, correto?
Creio que nos casos de clones naturais - dionaeas entram aqui até onde consegui observar pois vejo que os clones as vezes surgem do nada, sem nenhuma interferência humana - essa questão da idade não seja carregada para a próxima planta mas como disse o amigo ali pra cima, nunca fui muito bom em biologia portanto posso estar falando uma besteira das grandes!

Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html
Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html
Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
Matheus,
veja se consegue falar com um biólogo e pede a opinião dele.
é pessoal, a idade cronológica acho não ter nada a haver com a idade biológica da planta, ou termos exceções.
veja se consegue falar com um biólogo e pede a opinião dele.
ou seja utiliza-se como fonte a última safra/colheita e esta renasce com a energia de uma nova planta.pegar as gemas das plantas que estão sendo retiradas
é pessoal, a idade cronológica acho não ter nada a haver com a idade biológica da planta, ou termos exceções.
Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
-