Acompanhamento e Avaliação de Inicio de Cultivo (não é do banco)

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
erickre2
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 86
Registrado em: 23 Set 2019, 12:22
Localização: Sumaré-SP
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Acompanhamento e Avaliação de Inicio de Cultivo (não é do banco)

Mensagem por erickre2 »

Blz, Iniciei meu cultivo de PC a pouco, ganhei um vaso com uma muda de dionaea muscípula, e um vaso com 5 mudinhas de d. intermédia, vieram bem debilitadas na serrapilheira, já de inicio pesquisei um pouco e fiz o transplante do dio para um vaso maior com sfagno puro, as duas mudas maiores de d. intermédia também para um vaso maior com sfagno, as outras duas mudas menores de d. intermédia eu voltei para o mesmo vaso pequeno que elas vieram, agora com sfagno, e uma mudinha (ultima) bem bebezinho da d. intermédia para um potinho menor com sfagno tb, no momento elas pegam cerca de uma hora de sol da manha, com o tempo pretendo ir alterando o lugar delas para aumentar a incidência de raios solares aos poucos. Vi alguns videos aleatórios na internet sobre o cultivo, alguns poucos videos, e a maioria deles sempre informando a mistura de areia e perlita no sfagno, porém eles mesmo finalizam dizendo que usam sfagno puro e os mesmo tem excelentes resultados, e como as mudas estavam debilitadas e eu com medo da serrapilheira estar sendo um dos motivos delas estarem feinhas, quis logo fazer a transferência mesmo no sfagno puro, pois não estava achando perlita aqui na minha cidade, e não tive tempo de pegar areia de construção e tratar ela, então fica minha justificativa de usar sfagno puro por enquanto.
outra ideia que vi no vídeo foi que eles colocaram uma bacia rasa com água e colocaram os vasos dentro, e com sfagno para evitar dengue.

Claro que sou iniciante e posso ter feito muito coisa errada, mas o objetivo de postar aqui é justamente pedir ajuda, conselho, e ser pontuado naquilo que estou errando. sendo assim segue fotos e aguardo Avaliações, comentários, sugestões, puxões de orelha e etc...

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Viva e deixe Viver.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

não há problemas de cultivos em sphagnum puro, sem areia ou perlita. na real, é usado areia 50% mais para economizar sphagnum, embora uns 15% sempre recomendo.

qto ao sphagnum fora, na bandeja, pessoalmente acho um desperdício. *minha opinião e respeito a sua... mas acho que o lavar a cada 3 dias já resolve o problema. ou aplicação na água da bandeja de SBP 1x semana onde ficar uma fina camada superior do produto. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
erickre2
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 86
Registrado em: 23 Set 2019, 12:22
Localização: Sumaré-SP
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por erickre2 »

Edson Poscai escreveu: 24 Set 2019, 21:15 não há problemas de cultivos em sphagnum puro, sem areia ou perlita. na real, é usado areia 50% mais para economizar sphagnum, embora uns 15% sempre recomendo.

qto ao sphagnum fora, na bandeja, pessoalmente acho um desperdício. *minha opinião e respeito a sua... mas acho que o lavar a cada 3 dias já resolve o problema. ou aplicação na água da bandeja de SBP 1x semana onde ficar uma fina camada superior do produto. : joia :
Obrigado pela resposta Edson, concordo sobre o desperdício do musgo tb, porém fiquei preocupado com a a criação de mosquito, vou usar sua dica de SBP na água e acompanhar pra ver no que dá, vou usar esse musgo para fazer um BOG que eu achei bem legal, vi um passo a passo aqui no fórum e já estou juntando os materiais.

Dicas e orientação são sempre bem vindas.


Viva e deixe Viver.
Avatar do usuário
erickre2
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 86
Registrado em: 23 Set 2019, 12:22
Localização: Sumaré-SP
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por erickre2 »

Fala galera, blz. Então sobre o assunto acima, sobre o sfagnum na bandeja para evitar dengue, minha primeira conclusão baseado nessa pequena experiência é: não rola. Além de realmente ser um desperdício como o Edson disse, pois o musgo não cumpriria seu principal propósito que é servir de substratos para as PC’s. Hoje percebi que esta dando mau cheiro, não sei o pq, pois é só água e sfagnum, talvez tenha vindo muita matéria orgânica no sfagnum e eu não limpei ele, coloquei direto, enfim, só deixando minha experiência aqui, vou retirar limpar e tentar a técnica do SBP na água, pois aqui na minha região, dengue se propaga mais que dróseras intermédia. Então preciso dar muita atenção a isso.

Do mais é isso, vou postando aqui qualquer duvida ou informação que eu conseguir com o dia a dia.


Viva e deixe Viver.
Avatar do usuário
erickre2
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 86
Registrado em: 23 Set 2019, 12:22
Localização: Sumaré-SP
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por erickre2 »

Vamos lá, atualizações do Cultivo, como informei no post passado, dia 22/09/2019 realizei a retirada do sfagnum da bandeja e deixei somente água, dei uma espirrada de SBP base água e parece que esta tudo bem, aumentei para 4 horas de sol e estou acompanhando.Dito isso ficou uma dúvida, o que vcs fazem quando hidratam o Sfagnum para usar no substrato e acaba sobrando. ja monta um novo vaso, ou seca de novo e guarda, ou deixa em um recipiente com água?
Imagem

29/09/2019, Adquiri no CEASA campinas, 1 dionaea muscípula típica bem bonitinha (ao meu ver) que veio com 2 Intermédia, se não me engano, e um vaso com várias droseras, se não me engano de novo, Spatulata.
Imagem
Imagem
Imagem

Aproveitando que mexi na bandeja, acabei fazendo um estufa tb, pois tirei algumas folhas pra tentar leafcut das minhas duas Dio's e também coloquei as duas intermédias mais debilitadas e menorzinhas pra ver se elas se recuperam.

Imagem

É isso por enquanto, todos os comentários e orientações são muito bem vindos sempre.


Viva e deixe Viver.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

dúvida, o que vcs fazem quando hidratam o Sfagnum para usar no substrato e acaba sobrando. ja monta um novo vaso, ou seca de novo e guarda, ou deixa em um recipiente com água?
aperte para escoar o máximo de água possível. deixe-o secar de todo. após seco, coloque em saco plastico bem fechado. *deixar local seco, sem sol.

estará pronto para uso.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
erickre2
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 86
Registrado em: 23 Set 2019, 12:22
Localização: Sumaré-SP
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por erickre2 »

Atualizando:
Fala galera blz? Na ultima semana passei por um pequeno problema de aquecimento da água, de terça a sábado houve um sol muito forte aqui na região, tanto que percebi que a água e o substrato estavam esquentando, colocava o dedo tanto na água quanto na superfície do substrato e sentida que estava bem morno, acho que não é muito bom isso, e as minhas plantas estão tomando 4h de sol, porem no horário mais forte das 11:00 às 15:00, tentei colocar bolinhas de isopor na água para tentar refletir o sol e reduzir o aquecimento, não deu certo. Além da bagunça e foi bolinha pra todo lado não foi efetivo, a água permaneceu aquecendo assim como o substrato, o problema foi que quando cheguei em casa na sexta a noite, percebi que minhas 3 intermédias que estavam nesse local foram praticamente queimadas vivas, inclusive as hastes florais :cry: , não sei se por causa do sol, mas parece que sim, já as dio’s parecem ter gostado pois está nascendo novas armadilhas e se desenvolvendo todos os dias.
ImagemImagemImagem
ImagemImagemImagem
ImagemImagemImagem
Mesmo assim, fiz uma espécie de sombrite para ver se reduz um pouco a incidência do sol forte para evitar queimar as folhas como aconteceu com as intermédias. se foi isso mesmo né
Caso alguém consiga avaliar as fotos e me informar se realmente pode ter sido o sol que tenha queimado elas, outra informação importante é que a bandeja embaixo costumo deixar quase cheia sempre, e aconteceu que nessa onda de calor, acabou evaporando bastante água, e quando eu vi a estava somente com 2 dedos de água, isso pode ter ajudado a queimar as dróseras?
Sem mais por hj, agradeço o espaço, e aguardo comentários e avaliações.


Viva e deixe Viver.
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Estou tendo o mesmo problema aqui amigo, folhas amareladas armadilhas atrofiando, a temperatura aqui está acima dos 32 graus, mas acho que o problema maior nem é sol, é a umidade do ar, chegando no máximo 30%, o que causa a desidratação das folhas e armadilhas. Até dei uma desanimada do cultivo, porque se todo ano nessa época acontecer isso pra mim não compensa insistir no cultivo.

Espero que os mais experientes possam te dar umas dicas melhores. Confira aí sua umidade do ar também, e sombrite acho indispensável. Boa sorte ai!


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
erickre2
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 86
Registrado em: 23 Set 2019, 12:22
Localização: Sumaré-SP
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por erickre2 »

Atualizando.

Vamos lá, infelizmente perdi uma intermédia e outras duas estão bem debilitadas, essas ficam numa bandeja ao tempo, estavam indo bem, se recuperando, até o momento que li em algum lugar que não precisava deixar a bandeja sempre muito cheia, bom, deixei uma foto no post anterior pra verem o estrago que aconteceu em um único dia, após isso eu voltei a deixar sempre cheia a bandeja, das 3 que estavam no mesmo lugar só duas não pioraram, mas tb não melhoraram, uma delas como eu disse, morreu. Imagino que tenha sido a soma da água baixa na bandeja com sol muito forte e baixíssima umidade do ar. Existe duas que estão na estufa na claridade estão indo bem, minha ideia é justamente analisar o desenvolvimentos diferenciado entre estufa e ao ar livre. Após nosso colega enniolima comentar sobre umidade do ar quis tirar a duvida sobre a influencia da baixa umidade do ar e resolvi abrir a estufa, tirar a tampa da estufa, sem tirar do lugar, em pouco tempo percebi que algumas hastes das intermédias começaram a secar, poucas horas depois de abrir a estufa, me levando a acreditar que baixa umidade do ar prejudica muito minhas droseras intermédia, mesmo com o substrato já úmido e com alguma água abaixo para manter esse substrato úmido, aparentemente se a umidade do ar esta baixa você deve manter a água muito alta mesmo, quase que o vaso submerso, pelo menos foi oq eu tive que fazer para minhas duas intermédias que estão no tempo pararem de secar, enchi a bandeja no talo.
Imagem
Esse problema não ocorreu com as dionaea’s, estão indo muito bem, criando novas armadilhas, mesmo após o ocorrido do baixo nível de água na bandeja. Só estou preocupado com as raízes das dios, pois li comentários que elas tendem a apodrecer caso o substrato fique com a umidade acima do ideal, mas tb li que se ela estiver em sol forte, você deve manter o nível de água sempre no talo, o mais alto possível, vamos ver aqui no que vai dar,
As leafs que comentei anteriormente das dionaea’s ainda não apresentaram resultados.
ImagemImagem

Minhas Tokaiensis que pode ser Spatulata, mas pode ser que não, estão cheias de hastes florais, já deu uma florzinha no sábado, mas já esta fechando, e outra abriu hoje.
Perderam um pouco a cor avermelhada não sei o pq, elas estão na mesma bandeja (única que tenho, rsrsrsr) e pegam sol das 11:00 as 15:30, com a entrada da primavera/verão essa incidência deve aumentar no decorrer dos dias.
ImagemImagemImagemImagemImagem
Lembrando que oq estou relatando é sobre minhas experiência no local que resido, imagino que para cada região que possui um clima diferente deve-se testar a avaliar como deve funcionar o trato das plantas.

É isso galera, como sempre, comentários e dicas, sempre muito bem vindos e apreciados.


Viva e deixe Viver.
Avatar do usuário
erickre2
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 86
Registrado em: 23 Set 2019, 12:22
Localização: Sumaré-SP
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por erickre2 »

Vamos lá, Atualizando:
Tentei mas acho que não foi possível recuperar minhas intermédias que estavam no sol, ainda existe um pequeno miolo verde, mas parece que errei mesmo a mão com as intermédias, apesar de serem duronas na queda, consegui estragar tudo, enfim, tinham duas na estufa e uma delas fungou, restando somente uma das adquiridas inicialmente, a menorzinha de todas.
Já as Dio’s estão muito bem me parece, a primeira com armadilhas muito pequenas e crescendo um pouco lentamente ao meu ver, já a segunda está dando armadilhas bem maiores e me que sairá uma haste floral, os mais experientes podem me ajudar a identificar, neste mesmo vaso veio com duas intermédias que estão indo bem e uma delas já deu haste floral, esta se desenvolvendo.
ImagemImagemImagem
As possíveis Tokaiensis estão com bastantes hastes florais, flores abrindo e fechando e novas hastes saindo, percebi que a planta que desenvolveu primeiro a haste, esta secando um pouco, ficando um pouco fraquinha me parece, não sei se isso é normal em floração, me parece que sim.
ImagemImagemImagemImagem
Adquiri uma N. Graciliflora, bem grande, três longos galhos e mais três brotos basai, um grande, um médio e um bem pequeno, segui o conselho de um amigo do fórum e já podei o galho maior para fazer estacas ou estaquias, me rendeu 10 estacas, segui procedimentos retirados aqui do fórum e em alguns vídeos. Os outros dois galhos e os brotos basais, vou deixar como estão por enquanto, vou ver se vou acertar com as estacas primeiro, depois penso em mexer novamente.
ImagemImagemImagemImagemImagem

Por hoje é isso, comentários, orientações e dicas, sempre bem vindos!!


Viva e deixe Viver.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem