Quais insetos, pragas ou animais podem apresentar riscos?

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
hps
Newbie
Newbie
Mensagens: 23
Registrado em: 10 Mar 2019, 20:48
Localização: Itajobi/SP
Agradecimentos: 4 vezes

Quais insetos, pragas ou animais podem apresentar riscos?

Mensagem por hps »

Quais insetos, pragas ou animais podem apresentar riscos para as sementes de plantas carnívoras? E para as germinações (seedlings)?

Vi esses dias uma aranhazinha rodeando minhas sementes. Sei que a aranha provavelmente não vai causar dano algum, a menos que passe por cima das seedlings(?), mas me levantou essa questão de quais animais, pragas ou insetos temos que ficar atentos se estiverem perto ou rodeando as sementes e germinações.


Avatar do usuário
sr_sra.ipê
Newbie
Newbie
Mensagens: 16
Registrado em: 18 Mai 2019, 14:51
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por sr_sra.ipê »

Achei aqui uma lista que você pode conferir:

viewtopic.php?f=54&t=736

obs: se a aranha apenas passar pela semente, dificilmente causará um dano às sementinhas. Mas fique sempre atento caso notar alguma anormalidade.


hps
Newbie
Newbie
Mensagens: 23
Registrado em: 10 Mar 2019, 20:48
Localização: Itajobi/SP
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por hps »

sr_sra.ipê escreveu: 13 Jun 2019, 15:09 Achei aqui uma lista que você pode conferir:

viewtopic.php?f=54&t=736

obs: se a aranha apenas passar pela semente, dificilmente causará um dano às sementinhas. Mas fique sempre atento caso notar alguma anormalidade.
E em relação a passarinhos? Aqui tem muito Pardal e Bem-Te-Vi, às vezes até Pombos aparecem pra comer ração do meu cachorro e das calopsitas.

Fico com receio deles acharem as sementes ou brotos e se podem acabar comendo ou danificando, porque não é raro alguns deles entrarem até dentro de casa... São curiosos.


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 758 vezes

Mensagem por smart2 »

pardal tem sido um problema meio q geral, aqui ontem mesmo descobri q mexeram em meus left de ping, reviraram tudo, acredito q estavam brigando mais ao proximo sinal :caveira: : tony : são poucos apenas uns 3 ninhos... se comportarem ficam, ate pq tem 3 datas vasias ao meu lado pra eles procurarem oq quiseram menos na minha... agora se não se comportarem alguem terá q sair, e acredito q não serei eu :twisted:


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Senhor Sundew
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 16 Jun 2019, 15:33
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Senhor Sundew »

Pombos geralmente não se interessam por carnívoras, aliás, não tem muita coisa que interessam eles... Bem-te-vi é outra história, são curiosos mas nunca tive problemas com eles no jardim.

Aranha, joaninha, louva-a-deus, esperanças carnívoras e o bicho-lixeiro são ótimos controladores de pragas. Principalmente a joaninha, o bicho-lixeiro e suas larvas na questão dos pulgões e cochonilhas. Devoram tudo rapidinho... Mas a frequência da sua aparência depende muito da população de onde você mora.


hps
Newbie
Newbie
Mensagens: 23
Registrado em: 10 Mar 2019, 20:48
Localização: Itajobi/SP
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por hps »

Senhor Sundew escreveu: 16 Jun 2019, 16:06 Pombos geralmente não se interessam por carnívoras, aliás, não tem muita coisa que interessam eles... Bem-te-vi é outra história, são curiosos mas nunca tive problemas com eles no jardim.

Aranha, joaninha, louva-a-deus, esperanças carnívoras e o bicho-lixeiro são ótimos controladores de pragas. Principalmente a joaninha, o bicho-lixeiro e suas larvas na questão dos pulgões e cochonilhas. Devoram tudo rapidinho... Mas a frequência da sua aparência depende muito da população de onde você mora.
Ótimo saber, mas é uma pena pois aqui está cada vez mais raro ver esses "insetos do bem" :(


Avatar do usuário
Vini
Newbie
Newbie
Mensagens: 24
Registrado em: 20 Jun 2019, 00:22
Localização: São Paulo
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Vini »

Já te mandaram um link bastante útil lá em cima. Mas só reforçando, aqui o principal problema quanto a isso são fungus gnat, que é uma espécie de mosca preta minúscula que botam ovos no substrato e suas larvas comem as raízes da planta. Além disso, alguns outros insetos que costumam aparecer são formigas e ácaros, mas que facilmente se resolve com inseticida a base de fumo.


Senhor Sundew
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 16 Jun 2019, 15:33
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Senhor Sundew »

Arrumando uma Pinguicula ou uma Drosera também ajuda no controle dessas malditas moscas. :lol:
hps escreveu: 17 Jun 2019, 18:13
Senhor Sundew escreveu: 16 Jun 2019, 16:06 Pombos geralmente não se interessam por carnívoras, aliás, não tem muita coisa que interessam eles... Bem-te-vi é outra história, são curiosos mas nunca tive problemas com eles no jardim.

Aranha, joaninha, louva-a-deus, esperanças carnívoras e o bicho-lixeiro são ótimos controladores de pragas. Principalmente a joaninha, o bicho-lixeiro e suas larvas na questão dos pulgões e cochonilhas. Devoram tudo rapidinho... Mas a frequência da sua aparência depende muito da população de onde você mora.
Ótimo saber, mas é uma pena pois aqui está cada vez mais raro ver esses "insetos do bem" :(
Pois é...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem