Como começar?

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Vanderson
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 115
Registrado em: 26 Mai 2019, 22:32
Localização: São José de Ubá - RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Como começar?

Mensagem por Vanderson »

Eu pretendo iniciar o cultivo, mas tenho algumas perguntas que agradeceria se alguém pudesse me responder sobre o substrato e outras dúvidas:
O esfagno pode ser substituído por outro substrato?
A planta pode ser plantada em um vaso com terra sem substrato?
Vale à pena cultivar esfagno para usar como substrato das plantas?
Qual a quantidade de água que uma PC exige, em especial a dionéia?
Posso deixar ela digerir insetos grandes (besouros, baratas, etc) ou pequenos anfíbios?

Enviado de meu 8050E usando o Tapatalk



Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Eu pretendo iniciar o cultivo, mas tenho algumas perguntas que agradeceria se alguém pudesse me responder sobre o substrato e outras dúvidas:
O esfagno pode ser substituído por outro substrato?
R1 - por turfa especial para pc''s tbm fibra de coco: http://www.carnivoras.com.br/experienci ... t6425.html

A planta pode ser plantada em um vaso com terra sem substrato?
R2 - terra não.

Vale à pena cultivar esfagno para usar como substrato das plantas?
R3 - muito dificil, praticamente 99% não.

Qual a quantidade de água que uma PC exige, em especial a dionéia?
R4 - num pires e em média 15-20% da altura do substrato. sempre em sol máximo (qdo não estava fazer aclimatação)

Posso deixar ela digerir insetos grandes (besouros, baratas, etc) ou pequenos anfíbios?
R5 - isso é raro. o comum são pq's insetos. pode deixar, o que vier a ela, será bem vindo. menos a formiga que causa danos, mas tbm faz parte da natureza. fique tranquilo.



***


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Vanderson
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 115
Registrado em: 26 Mai 2019, 22:32
Localização: São José de Ubá - RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Vanderson »

Edson Poscai escreveu:Eu pretendo iniciar o cultivo, mas tenho algumas perguntas que agradeceria se alguém pudesse me responder sobre o substrato e outras dúvidas:
O esfagno pode ser substituído por outro substrato?
R1 - por turfa especial para pc''s tbm fibra de coco: http://www.carnivoras.com.br/experienci ... t6425.html

A planta pode ser plantada em um vaso com terra sem substrato?
R2 - terra não.

Vale à pena cultivar esfagno para usar como substrato das plantas?
R3 - muito dificil, praticamente 99% não.

Qual a quantidade de água que uma PC exige, em especial a dionéia?
R4 - num pires e em média 15-20% da altura do substrato. sempre em sol máximo (qdo não estava fazer aclimatação)

Posso deixar ela digerir insetos grandes (besouros, baratas, etc) ou pequenos anfíbios?
R5 - isso é raro. o comum são pq's insetos. pode deixar, o que vier a ela, será bem vindo. menos a formiga que causa danos, mas tbm faz parte da natureza. fique tranquilo.



***
Muito obrigado. Vou começar a ferver a fibra de coco para quando eu iniciar o cultivo

Enviado de meu 8050E usando o Tapatalk



Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

Eu pretendo iniciar o cultivo, mas tenho algumas perguntas que agradeceria se alguém pudesse me responder sobre o substrato e outras dúvidas:
O esfagno pode ser substituído por outro substrato?

R1 - substitutos para o musgo temos a fibra de coco e a turfa.
ja para misturas, ou seja complementos a esses podemos acrescentar outros como a perlita, areia de filtro de piscina, casca de arroz carborizada, isopor ralado entre outro, q atenda o requisito de ser INERTE (não altera composição/adubação)

A planta pode ser plantada em um vaso com terra sem substrato?

R2 - não... raras especies sobrevivem na terra... apenas sobrevivem não prosperam... quando se ve na natureza não costuma ser terra preta normal e sim um solo diferente... como o caso da serrapilheira...

Vale à pena cultivar esfagno para usar como substrato das plantas?

R3 - Fica bonito no vaso, porem o cultivo pode ser meio chato... praticamente todos tentam heh, vale a pena nem q seja para decorar a superfície dos vasos.. pra ser auto-sustentável eu diria q não... fibra de coco e mais fácil...

Posso deixar ela digerir insetos grandes (besouros, baratas, etc) ou pequenos anfíbios?

R5 - o padrão e usar o tamanho da armadilha como referencia ao tamanho do inseto... se a boca não da conta a barriga tb não né... sendo assim uma barata pode ate ser um bom apetite para uma dionaea B52 adulta, assim como um aglomerado de dróseras... ja pequenos anfíbios so se for nepentes adultas em algumas especies tb... as fotos q você ve na net de ratos e pássaros normalmente e de apenas umas 2 especies q chegam a esse porte e com vários anos de idade nas costas...vários msm...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Vanderson
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 115
Registrado em: 26 Mai 2019, 22:32
Localização: São José de Ubá - RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Vanderson »

Minhas sementes estão à caminho, talvez amanhã cheguem. Eu ainda não comprei o Sphagnum, qual é o tempo de tolerância até eu compra o Sphagnum aproximadamente? Umas duas semanas será que não tem problema?

Enviado de meu 8050E usando o Tapatalk



Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

duas semanas, sem problemas. maior tempo em embalagem segura, guardar geladeira parte verduras, bem protegido de contato com umidade. use um vidrinho/potinho para guardar os saquinhos das sementes.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Vanderson
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 115
Registrado em: 26 Mai 2019, 22:32
Localização: São José de Ubá - RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Vanderson »

Edson Poscai escreveu:duas semanas, sem problemas. maior tempo em embalagem segura, guardar geladeira parte verduras, bem protegido de contato com umidade. use um vidrinho/potinho para guardar os saquinhos das sementes.
Ah sim, obrigado pela dica
Logo vou comprar o Sphagnum pra plantar as droseras porque tenho receio de plantar na fibra de coco pura

Enviado de meu 8050E usando o Tapatalk



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem