Ajuda, chegou minha muda. E agora?

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
J.Rodrigo
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 28 Abr 2019, 03:02
Localização: Boituva-SP
Agradeceu: 26 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Ajuda, chegou minha muda. E agora?

Mensagem por J.Rodrigo »

Boa noite comunidade!
Comprei do Marcos Ono uma muda de Dionaea Muscipula e 1 kg de musgo semi desidratado. Chegou bem rápido, postou ontem entregou hoje.

1- como postar imagens aqui?(smartphone)
2- as armadilhas chegaram todas fechadas, devo me preocupar?
3- devo trocar o substrato? Achei meio apertado e deu medo de danificar a raíz. Só coloquei num vaso maior e acrescentei mais musgo.


"...de todos os seus galhos, derramava-se um orvalho dourado sobre a terra estéril, que se tornava verdejante com o trigo..." J.R.R. Tolkien
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 758 vezes

Mensagem por smart2 »

1- como postar imagens aqui?(smartphone)
viewtopic.php?f=2&t=9230

Caso resolva usar o PC tem outro tutorial tb.
viewtopic.php?f=2&t=9231


2- as armadilhas chegaram todas fechadas, devo me preocupar?
Não e normal devido a viagem... em 12h no maximo ja estaram se abrindo novamente, menos as que tiverem em processo de digestão né...

3- devo trocar o substrato? Achei meio apertado e deu medo de danificar a raíz. Só coloquei num vaso maior e acrescentei mais musgo.

Fotos para melhor opinião, e recomendamos sempre 1 quarentena... deixa ela separada das demais, pois sempre ha chance de possíveis parasitas, fungos etc que poderiam infectar outras PC de seu cultivo, por isso de qualquer forma se recomenda deixa-la separada em observação.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
J.Rodrigo
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 28 Abr 2019, 03:02
Localização: Boituva-SP
Agradeceu: 26 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por J.Rodrigo »

smart2 escreveu:1- como postar imagens aqui?(smartphone)
viewtopic.php?f=2&t=9230

Caso resolva usar o PC tem outro tutorial tb.
viewtopic.php?f=2&t=9231


2- as armadilhas chegaram todas fechadas, devo me preocupar?
Não e normal devido a viagem... em 12h no maximo ja estaram se abrindo novamente, menos as que tiverem em processo de digestão né...

3- devo trocar o substrato? Achei meio apertado e deu medo de danificar a raíz. Só coloquei num vaso maior e acrescentei mais musgo.

Fotos para melhor opinião, e recomendamos sempre 1 quarentena... deixa ela separada das demais, pois sempre ha chance de possíveis parasitas, fungos etc que poderiam infectar outras PC de seu cultivo, por isso de qualquer forma se recomenda deixa-la separada em observação.
Tirei essa foto assim que chegou, depois tiro umas fotos melhores. Alguma observação ou sugestão?Imagem

Enviado de meu ZB500KG usando o Tapatalk



"...de todos os seus galhos, derramava-se um orvalho dourado sobre a terra estéril, que se tornava verdejante com o trigo..." J.R.R. Tolkien
J.Rodrigo
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 28 Abr 2019, 03:02
Localização: Boituva-SP
Agradeceu: 26 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por J.Rodrigo »

Mais algumas fotos que tirei no terceiro dia com a minha primeira carnívora.
Lavei raízes, tirei completamente o substrato velho e coloquei 100% musgo, ela parece saudável.
Ela tá no vasinho vermelho em cima do vaso de barro na primeira foto (deculpe o dedo na lente) parece estar gostando do ambiente, pega mais sol durante a manhã, a tarde faz sombra.
Dá pra ver um brotinho verde no substrato na segundo foto, isso é sphagnum brotando?ImagemImagem

Enviado de meu ZB500KG usando o Tapatalk



"...de todos os seus galhos, derramava-se um orvalho dourado sobre a terra estéril, que se tornava verdejante com o trigo..." J.R.R. Tolkien
J.Rodrigo
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 28 Abr 2019, 03:02
Localização: Boituva-SP
Agradeceu: 26 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por J.Rodrigo »

Estou preocupado, tem duas armadilhas que abriram completamente, isso é normal?Imagem

Enviado de meu ZB500KG usando o Tapatalk



"...de todos os seus galhos, derramava-se um orvalho dourado sobre a terra estéril, que se tornava verdejante com o trigo..." J.R.R. Tolkien
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

[quote=J.Rodrigo post_id=112061 time=1557678490 user_id=7024]
Estou preocupado, tem duas armadilhas que abriram completamente, isso é normal?

Aos poucos as armadilhas vão se abrindo pois a raiz está se assentando no substrato novo, isso é um bom sinal. Deixa o vaso num lugar onde bata sol mais na parte da manhã, e aos poucos vai aumentando gradualmente as horas de exposição solar. Não fique mexendo no vaso, pois a planta ainda está se recuperando do estresse do transporte e troca de substrato.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6346
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1941 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Imagem

:o :o essa é uma variedade rara, penso muito procurada e deve valer uma nota $$

todas as armadilhas são como as abertas ou há algumas que sim outras não? em resumo tudo assim?

adquiriu de quem?

***


*importante, fazer aclimatação. sol de pouco em pouco mais, pois dionaea precisa de sol direto mínimo de 6 horas. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
J.Rodrigo
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 28 Abr 2019, 03:02
Localização: Boituva-SP
Agradeceu: 26 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por J.Rodrigo »

Edson Poscai escreveu:Imagem

:o :o essa é uma variedade rara, penso muito procurada e deve valer uma nota $$

todas as armadilhas são como as abertas ou há algumas que sim outras não? em resumo tudo assim?

adquiriu de quem?

***


*importante, fazer aclimatação. sol de pouco em pouco mais, pois dionaea precisa de sol direto mínimo de 6 horas. : joia :
Será que dei essa sorte, qual seria o nome dela?
Comprei do Marcos Ono como muda de Dio. típica , estão comigo desde terça-feira. De 10 armadilhas 2 abriram em 180 graus, 4 abriram um pouco outras não abriram.
Vieram 2 folhas pretas, achei que fossem armadilhas mortas devo podar?

Enviado de meu ZB500KG usando o Tapatalk



"...de todos os seus galhos, derramava-se um orvalho dourado sobre a terra estéril, que se tornava verdejante com o trigo..." J.R.R. Tolkien
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6346
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1941 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Será que dei essa sorte, qual seria o nome dela?
Comprei do Marcos Ono como muda de Dio. típica , estão comigo desde terça-feira. De 10 armadilhas 2 abriram em 180 graus, 4 abriram um pouco outras não abriram.
Vieram 2 folhas pretas, achei que fossem armadilhas mortas devo podar?
deduzo você ter comprado e ele por engano mandou outra. provavelmente é uma diferente mas vinda de sementes, aí é realmente típica.
mesmo sendo típica, haverá traços na planta que podem ser iguais a uma real variedade. mas não se esqueça, mesmo parecendo, se vindo de sementes será típica.

****

folhas pretas são folhas que secam e isso é de todo normal. a armadilha se fecha e abre média de 3 vezes, após seca. e logo virá a dormência.
pela sua descrição e por ele ter enviado estas folhas assim começaram a nascer agora. vamos acompanhando.

Boa sorte aí, cuide bem dela. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
J.Rodrigo
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 28 Abr 2019, 03:02
Localização: Boituva-SP
Agradeceu: 26 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por J.Rodrigo »

Olá,
Há 9 dias aqui comigo é a Gertrudes está assim. Os "dentes" das armadilhas tem aparência estranha, eu acho.

Tô preocupado com isso, uma armadilha amanheceu preta hoje. Uma parte do caule (o nome é caule mesmo?) também está preto e tirei esta gosminha verde dele.

Devo tomar alguma atitude? Me ajudem, por favor.ImagemImagemImagemImagem

Enviado de meu ZB500KG usando o Tapatalk



"...de todos os seus galhos, derramava-se um orvalho dourado sobre a terra estéril, que se tornava verdejante com o trigo..." J.R.R. Tolkien
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem