Substratos , ajuda.

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Netus
Newbie
Newbie
Mensagens: 13
Registrado em: 02 Mai 2017, 02:12
Localização: Belém - PA
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Substratos , ajuda.

Mensagem por Netus »

Alguém tira uma dúvida, com que eu posso digamos que "completar" o musgo, pois estou com duas dios que chegaram recente que estão com pouco musgo (metade do vaso), como moro no interior do Norte, na minha cidade não vende musgo e tenho que ir pra capital comprar que no caso são 2 horas de viagem de barco. Por motivos de falta de tempo não pude ir ainda e preenchi com o pouco q tinha aqui, queria saber se eu colocar areia de construção ou aquelas pedrinhas de aquário só no fundo do vaso até eu comprar o musgo e deixar o musgo só puro, vai prejudicar a planta de buscar agua no fundo do vaso ? se sim, alguém me indica algo que possa substituir o musgo até eu viajar e comprar...


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

use 50% sphagnum e 50% areia grossa

***

você pode usar fibra de coco. faça uma busca sobre como fazer/usar fibra de coco. dê uma lida por todo em:

http://www.carnivoras.com.br/experienci ... t6425.html


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Netus
Newbie
Newbie
Mensagens: 13
Registrado em: 02 Mai 2017, 02:12
Localização: Belém - PA
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Netus »

Edson Poscai escreveu: 29 Abr 2019, 20:00

você pode usar fibra de coco. faça uma busca sobre como fazer/usar fibra de coco. dê uma lida por todo em:

http://www.carnivoras.com.br/experienci ... t6425.html
sobre a fibra de coco, infelizmente não tem floricultura nenhuma na minha cidade :( e como eu disse a falta de tempo ta osso, então fazer manualmente ta fora de cogitação... infelizmente , to pensando em cortar o vaso, mas mesmo assim ainda tem vai ter muito pouco musgo.


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

então amigo. seguinte a fabricação da fibra em pequenas quantia não e tão trabalhosa, veja o vídeo q estou anexando de um amigo aqui, quanto a remoção do tanino você pode apenas ferver umas 2 ou 3 vezes ja irá remover tudo, em pequenas quantias e fácil... faça tipo de 1 coco so, misturado com areia ou isopor ja deve ser suficiente para seu objetivo...


viewtopic.php?f=24&t=6777

caso mesmo assim não queira fazer, você tem algumas outras opções... o fundo do vaso pode ser usado como sistema de Bog, ou seja apenas como reservatório de água e sendo assim os furos devem ser feitos pela lateral do vaso, e e recomendado o uso de uma mangueira em uma lateral do vaso para inserir água de tempos em tempos... caso vá fazer assim esse reservatório pode ser preenchido com uma variedade enorme de itens desde q siga o pre requisito de ser "Inerte" tipo pedras, argila expandida, brita etc qualquer coisa q não solte resido, eu costumo usar brita, maios dependendo do tamanho pode deixar o vaso muito pesado e ai a argila expandida ajuda muito. porem so se pode fazer isso se for no sistema de bog pq esse espaço não deixará o vaso absorver água de pratinhos por baixo entende...

caso queira preencher com substrato msm então temos algumas opções tb. dionaeas são bem resistentes e se for apenas completar tem algumas opções q não será de tamanho risco..

a misturas padrões turfa, musgo, isopor, areia de filtro de piscina, fibra de coco, ate serrapilheira.

temos vários testes com serrapilheira em andamento demonstrando bons resultados. oq você tem q ter em mente são os princípios pois inclusive outros produtos não sitados podem ser muito útil.

princípios...
item para absorção e retenção de umidade no solo...
Turfa, musgo, pó de coco (ou pedações grudados na fibra) ja ouvi falar de usar esponja de colchão por exemplo

itens para complementar, reduzem a umidade não deixando encharcar muito mais mantendo a midade, devem ser inertes no geral.
areia, areia sílica, perlita, argila expandida, brita, pedras, isopor ouvi esses dias de carvão vegetal

ja a serrapilheira e um meio termo q tem boa absorção de água e boa aeração q não deixa encharcar porem e uma bomba de nutrientes oq tem nos deixado intrigados a tempos pois pela teoria ela não deveria ser boa... por isso ainda estamos testando ela...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem