Substrato, areia de construção?

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
J.Rodrigo
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 28 Abr 2019, 03:02
Localização: Boituva-SP
Agradeceu: 26 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Substrato, areia de construção?

Mensagem por J.Rodrigo »

Posso usar areia de construção como substrato, que cuidados devo ter?


"...de todos os seus galhos, derramava-se um orvalho dourado sobre a terra estéril, que se tornava verdejante com o trigo..." J.R.R. Tolkien
Avatar do usuário
Paulo Santos
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 82
Registrado em: 02 Fev 2019, 00:30
Localização: Guarapuava - PR
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Mensagem por Paulo Santos »

Aqui eu usei no começo areia de construção, porém ela fica bem compactada no musgo e aí li sobre os riscos de sufocar a raiz, se encontrar areia de filtro de piscina perceberá que ele fica mais aerado e não compacta tanto...
Mas tudo é muito teórico e você com o tempo vai fazendo suas experiência e testes.


Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.

Confúcio
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

então amigo, ja vi algumas pinguículas sendo cultivadas apenas em areia pura. nao diria ser o melhor substrato, recomendo alguma outra mistura. e principalmente para qual especie pretende usar. algumas tem tolerância maior como e o caso maior das pinguículas outras menor.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
J.Rodrigo
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 28 Abr 2019, 03:02
Localização: Boituva-SP
Agradeceu: 26 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por J.Rodrigo »

Paulo Santos escreveu: 29 Abr 2019, 12:59 Aqui eu usei no começo areia de construção, porém ela fica bem compactada no musgo e aí li sobre os riscos de sufocar a raiz, se encontrar areia de filtro de piscina perceberá que ele fica mais aerado e não compacta tanto...
Mas tudo é muito teórico e você com o tempo vai fazendo suas experiência e testes.
Obrigado.
smart2 escreveu: 29 Abr 2019, 13:06 então amigo, ja vi algumas pinguículas sendo cultivadas apenas em areia pura. nao diria ser o melhor substrato, recomendo alguma outra mistura. e principalmente para qual especie pretende usar. algumas tem tolerância maior como e o caso maior das pinguículas outras menor.
Obrigado.

Seria para Dionaea típica, misturando 50/50 com esfagno. Uso como subtrato de aquario, preparo assim: penero e deixo bem fina lavo várias vezes até a água ficar cristalina e acrescento um produto pra remover possíveis metais pesados. São casos diferentes, entendi que além de contaminação, há preocupação com a compactação.
Quanto mais fina a areia mais compacta, estou certo?
Neste caso eu poderia por uma terceira mistura pra aerar melhor, se sim em que proporção?


"...de todos os seus galhos, derramava-se um orvalho dourado sobre a terra estéril, que se tornava verdejante com o trigo..." J.R.R. Tolkien
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Quanto mais fina a areia mais compacta, estou certo?
sim, use média para grossa.
Neste caso eu poderia por uma terceira mistura pra aerar melhor, se sim em que proporção?
veja se consegue e substitua ou use 25:25 areia +perlita. ou 50% só perlita.
não faço, mas vejo. ser usado isopor triturado. ou se achar, as bolinhas minusculas.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
J.Rodrigo
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 28 Abr 2019, 03:02
Localização: Boituva-SP
Agradeceu: 26 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por J.Rodrigo »

Edson Poscai escreveu: 29 Abr 2019, 19:10
Quanto mais fina a areia mais compacta, estou certo?
sim, use média para grossa.
Neste caso eu poderia por uma terceira mistura pra aerar melhor, se sim em que proporção?
veja se consegue e substitua ou use 25:25 areia +perlita. ou 50% só perlita.
não faço, mas vejo. ser usado isopor triturado. ou se achar, as bolinhas minusculas.
Obrigado, amigo

Achei aqui
viewtopic.php?f=24&t=2831&hilit=Areia+construção


"...de todos os seus galhos, derramava-se um orvalho dourado sobre a terra estéril, que se tornava verdejante com o trigo..." J.R.R. Tolkien
Avatar do usuário
Fernando123
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 284
Registrado em: 06 Jul 2018, 14:04
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 32 vezes

Mensagem por Fernando123 »

J.Rodrigo escreveu: 28 Abr 2019, 23:17 Posso usar areia de construção como substrato, que cuidados devo ter?
Poder até pode,mas pelo menos aqui,apenas em pouquíssima quantidade ela se mostra uma vantagem,quando EU uso tipo metade musgo, metade areia,a planta fica feia,o substrato idem,e a mesma plantq no musgo puro,sob as mesmas condições vai muito bem,então está provado o culpado da história...a areia...conversando com um cultivado mais experiente ,o mesmo Me disse que essa areia poderia conter óxido de ferro...Então, se for usar areia,melhor a de filtro de piscina...Ou a perlita...


''O verdadeiro conhecimento vem de dentro''
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem