Por onde começar?

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
J.Rodrigo
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 28 Abr 2019, 03:02
Localização: Boituva-SP
Agradeceu: 26 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Por onde começar?

Mensagem por J.Rodrigo »

Olá,
Pensei em começar com Dionaeas mas parece que Droseras são mais aconselháveis para iniciantes, certo?

Tem muito anúncio de "Dionaea M. Azul Rara" pela internet. É legal achar vendedores confiáveis, onde eu os encontro?

Percebo que há muitos cultivadores dedicados e responsáveis por aqui e posso até receber doações deles. Mas antes preciso fazer 10 comentários " úteis ", tem algum critério específico pra serem considerados assim ?

Deixando alguns links eu já vou desenvolvendo e
Agradecendo pela ajuda a este novato que vos digita.


"...de todos os seus galhos, derramava-se um orvalho dourado sobre a terra estéril, que se tornava verdejante com o trigo..." J.R.R. Tolkien
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

J.Rodrigo escreveu: 28 Abr 2019, 06:29 Olá,
Pensei em começar com Dionaeas mas parece que Droseras são mais aconselháveis para iniciantes, certo?

Tem muito anúncio de "Dionaea M. Azul Rara" pela internet. É legal achar vendedores confiáveis, onde eu os encontro?

Percebo que há muitos cultivadores dedicados e responsáveis por aqui e posso até receber doações deles. Mas antes preciso fazer 10 comentários " úteis ", tem algum critério específico pra serem considerados assim ?

Deixando alguns links eu já vou desenvolvendo e
Agradecendo pela ajuda a este novato que vos digita.
***

1 - dionaea um pouco mais dificil, não muito.
2 - dionaea azul não existe, isso é golpe. busque fontes seguras. a cada página do forum na parte de baixo verá um dos vendedores e são de confiança.
3 - dê uma boa lida em viewtopic.php?f=41&t=8131 e principalmente clique em exibir spoiler.
4 - conte conosco em quaisquer dúvidas. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo Santos
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 82
Registrado em: 02 Fev 2019, 00:30
Localização: Guarapuava - PR
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Mensagem por Paulo Santos »

Olá amigo
Pode começar com dionaea também, o fórum possui a ficha de cultivo delas e ali você encontra muita informação útil o problema é controlar a ansiedade.
Comigo de semente foram de 45 a 60 dias para ver pequenos brotos (seedlings) de 20 sementes somente 5 germinaram 3 fungaram e o resto não deu sinal algum mais...
Comprei uma dio adulta e fiz leaf cutting de 8 traps com 25 dias já obtive resultado e tenho hje 8 clones dela (100% de aproveitamento ).
Leaf aprendido aqui tbem...


Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.

Confúcio
Avatar do usuário
José P. Neto
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 154
Registrado em: 28 Mar 2018, 19:04
Localização: Jaciara, Mato-grosso (78820-000)
Agradecimentos: 18 vezes

Mensagem por José P. Neto »

Bom, em minha opinião, A Nepenthes Gracilliflora é mais fácil de cultivar de que dioneias, mas ambos são fáceis. Começa com uma planta adulta (é mais fácil de cultivar), Não recomendo comprar no Mercado livre, Muito menos no Aliexpress, geralmente (quase sempre) são falsas, mato. Recomendo perguntar aqui no fórum antes se o vendedor é confiável. Quanto as droseras, são fáceis, mas nem tanto quanto dioneias e Nepenthes

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk



Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Eu recomendaria uma dionaea típica. Meu aprendizado inicial foi com algumas que comprei de floricultura e estavam muito judiadas. Todo processo de recuperação, limpeza das raízes, troca de substrato me ajudou bastante no início. Além de serem mais baratas são mais resistentes, na minha humilde opinião claro.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
J.Rodrigo
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 28 Abr 2019, 03:02
Localização: Boituva-SP
Agradeceu: 26 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por J.Rodrigo »

Edson Poscai escreveu: 28 Abr 2019, 10:51
J.Rodrigo escreveu: 28 Abr 2019, 06:29 Olá,
Pensei em começar com Dionaeas mas parece que Droseras são mais aconselháveis para iniciantes, certo?

Tem muito anúncio de "Dionaea M. Azul Rara" pela internet. É legal achar vendedores confiáveis, onde eu os encontro?

Percebo que há muitos cultivadores dedicados e responsáveis por aqui e posso até receber doações deles. Mas antes preciso fazer 10 comentários " úteis ", tem algum critério específico pra serem considerados assim ?

Deixando alguns links eu já vou desenvolvendo e
Agradecendo pela ajuda a este novato que vos digita.
***

1 - dionaea um pouco mais dificil, não muito.
2 - dionaea azul não existe, isso é golpe. busque fontes seguras. a cada página do forum na parte de baixo verá um dos vendedores e são de confiança.
3 - dê uma boa lida em viewtopic.php?f=41&t=8131 e principalmente clique em exibir spoiler.
4 - conte conosco em quaisquer dúvidas. : joia :
Obrigado, Edson.
Meu primeiro interesse foi por Dionaea, agora quero colecionar quantas eu conseguir. Tentarei começar pelo simples até pegar mais prática.

Encontrar um vendedor na minha Região seria o ideal, né? Talvez facilitasse a entrega, tanto em custo, rapidez quanto a integridade das plantas. Conhece algum aqui pelo interior de SP?

Muito bacana o banco de sementes da comunidade, com certeza vou participar.
Paulo Santos escreveu: 28 Abr 2019, 11:52 Olá amigo
Pode começar com dionaea também, o fórum possui a ficha de cultivo delas e ali você encontra muita informação útil o problema é controlar a ansiedade.
Comigo de semente foram de 45 a 60 dias para ver pequenos brotos (seedlings) de 20 sementes somente 5 germinaram 3 fungaram e o resto não deu sinal algum mais...
Comprei uma dio adulta e fiz leaf cutting de 8 traps com 25 dias já obtive resultado e tenho hje 8 clones dela (100% de aproveitamento ).
Leaf aprendido aqui tbem...
Boa Paulo!
Fiquei na dúvida sobre começar com Dionaeas por conta de um tópico que discutia o grau de dificuldade das plantas. Tem algumas de cuidados mais simples e acabamos sempre começando com a mais popular. Tô estudando com bastante paciência todas as possibilidades. No momento minha ideia é começar com um exemplar adulto com grau de dificuldade menor pra ir adiquirindo experiência.
Obrigado!
José P. Neto escreveu: 28 Abr 2019, 12:54 Bom, em minha opinião, A Nepenthes Gracilliflora é mais fácil de cultivar de que dioneias, mas ambos são fáceis. Começa com uma planta adulta (é mais fácil de cultivar), Não recomendo comprar no Mercado livre, Muito menos no Aliexpress, geralmente (quase sempre) são falsas, mato. Recomendo perguntar aqui no fórum antes se o vendedor é confiável. Quanto as droseras, são fáceis, mas nem tanto quanto dioneias e Nepenthes

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
Pesquisarei sobre nepenthes, ainda não estudei essas. Achei que a Drosera Capensis fosse mais fácil que Dionaea. Então não tem problema postar os sites dos vendedores que eu encontrar aqui no fórum?

Obrigado, José.
enniolima escreveu: 28 Abr 2019, 13:14 Eu recomendaria uma dionaea típica. Meu aprendizado inicial foi com algumas que comprei de floricultura e estavam muito judiadas. Todo processo de recuperação, limpeza das raízes, troca de substrato me ajudou bastante no início. Além de serem mais baratas são mais resistentes, na minha humilde opinião claro.
Obrigado, enniolima
Pedoe minha ignorância, tem algum tópico pra indicar sobre tipos de Dionaeas, qual seria típica?
Mas legal, pelas respostas to percebendo que são os desafios que levam ao aprendizado. Uma mais fácil tem menos chances de frustrar, mas o legal é ir tentando e começar com a que eu mais gostar.


"...de todos os seus galhos, derramava-se um orvalho dourado sobre a terra estéril, que se tornava verdejante com o trigo..." J.R.R. Tolkien
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

Rodrigo, evite varias postagens sequenciais, edite sua ultima como fiz. isso evita poluição do tópico.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

J.Rodrigo. Lembrando que é minha opinião apenas, mas as típicas são as mais baratinhas 10 a 15 reais, qualquer outra que venha acompanhada de outro nome são variações, ex: Dionaea Red Dragon, B52, Sawtooth, e etc. Essas são mais caras, pra começar indicaria a típica mesmo, por ser mais barata e se caso errar em alguma coisa o prejuízo não é tão grande. Sou novo no fórum também, fico com receio de mandar link e infringir alguma regra.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

...fico com receio de mandar link e infringir alguma regra.
***

não estará infringindo nenhuma regra. estará além de primeiramente as sua palavras, outros casos parecidos.

meus cumprimentos pela boa vontade. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
J.Rodrigo
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 28 Abr 2019, 03:02
Localização: Boituva-SP
Agradeceu: 26 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por J.Rodrigo »

smart2 escreveu: 29 Abr 2019, 12:46 Rodrigo, evite varias postagens sequenciais, edite sua ultima como fiz. isso evita poluição do tópico.
Opa,
Emtendi smart2. Obrigado pelo alerta.

quote=enniolima post_id=111887 time=1556561226 user_id=6957]
J.Rodrigo. Lembrando que é minha opinião apenas, mas as típicas são as mais baratinhas 10 a 15 reais, qualquer outra que venha acompanhada de outro nome são variações, ex: Dionaea Red Dragon, B52, Sawtooth, e etc. Essas são mais caras, pra começar indicaria a típica mesmo, por ser mais barata e se caso errar em alguma coisa o prejuízo não é tão grande. Sou novo no fórum também, fico com receio de mandar link e infringir alguma regra.
[/quote]
Edson Poscai escreveu: 29 Abr 2019, 17:25
...fico com receio de mandar link e infringir alguma regra.
***

não estará infringindo nenhuma regra. estará além de primeiramente as sua palavras, outros casos parecidos.

meus cumprimentos pela boa vontade. : joia :
Boa, ajudou bastante, uma mais resistente tem mebos chance de frustrar mas o prejuízo pode ser maior.
Olhando outros tópicos percebi que aqui na Região tá escasso tanto de esfagno quanto de pcs. Vou procurar mais um pouco. Encontrando eu ponho o libk aqui.
Obrigado Enniolima e Edson.


"...de todos os seus galhos, derramava-se um orvalho dourado sobre a terra estéril, que se tornava verdejante com o trigo..." J.R.R. Tolkien
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem