Drosera - muitas dúvidas + sphagnum

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
Criscygnus
Newbie
Newbie
Mensagens: 22
Registrado em: 28 Mar 2019, 16:00
Localização: Pirapora - MG
Agradeceu: 22 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Drosera - muitas dúvidas + sphagnum

Mensagem por Criscygnus »

Olá pessoal, dessa vez é sobre as drosera que caíram aqui de para-quedas, a algum tempo comprei em uma floricultura, uma dioneia, e notei que tinha no vasinho, mudinhas de drosera, cultivei junto com as dioneias, que já morreram e ficou somente as droseras, que estão negligenciadas, agora que me animei com as minhas nepenthes, voltarei aos cuidados e cultivos delas também.

Antes das dúvidas sobre as droseras, comprei esse musgo na floricultura aqui, mas estou na dúvida se esse é o sphagnum:
Imagem
Imagem

Agora sobre as droseras, estão feias, sei que precisam de muito sol direto, mas estou mantendo na luz indireta, pq no sol, que é muito forte aqui, está deixando elas secas e sem as gotículas.
Imagem
Imagem
Imagem

Elas são da mesma espécie, e qual espécie são?
Aqui nesse clima, sol muito forte, elas ficam secas e sem gotículas em pouco tempo de sol, o que eu faço em relação a isso?
Elas como as dioneias, são regadas em pratinhos por baixo, e aceitam borrifar água nelas?
Quero separar algumas em novos vasos, alguma dica de replantar?

Acho que é isso :D


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Imagem

infelizmente não. veja se consegue trocar. não use esse. : joia :

***
Agora sobre as droseras, estão feias, sei que precisam de muito sol direto, mas estou mantendo na luz indireta, pq no sol, que é muito forte aqui, está deixando elas secas e sem as gotículas.
precisa de sol, qto mais melhor. locais muito quentes eu este ano indiquei o uso de tela sombrite. mas o verão já acabou, vá adaptando pouco a pouco ao sol. sempre aclimatar antes, e de pouco em pouco.

***

droseras, 1 - aparenta capillaris, 2 intermédia e 3 tokaiensis.
Elas são da mesma espécie, e qual espécie são?
Aqui nesse clima, sol muito forte, elas ficam secas e sem gotículas em pouco tempo de sol, o que eu faço em relação a isso?
Elas como as dioneias, são regadas em pratinhos por baixo, e aceitam borrifar água nelas?
Quero separar algumas em novos vasos, alguma dica de replantar?
são todas droseras,
veja sobre o uso de sombrite. agora já terminando verão veja sombrite de 30. qdo sol forte, regiãoes sol quente direto, tente sombrite de 50. analise os resultados.
não borrifar águas em droseras. perde a mucilagem constantemente. qdo em chuvas, vamos lá é a natureza...
mas não borrife em droseras, deixe o borrifar superficial somente para com nepenthes.
pode replantar. veja se consegue o sphagnum correto. após replantio resguarde a planta 2 dias em só claridade, 2-3 dias meio período de sol, após sol máximo. (em seu caso acoberto por sombrite de 30) *sugestão


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Criscygnus
Newbie
Newbie
Mensagens: 22
Registrado em: 28 Mar 2019, 16:00
Localização: Pirapora - MG
Agradeceu: 22 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Criscygnus »

Blz, vou comprar os matérias para replantar, mas qual o substrato mais indicado para as droseras?

Já vou começar a por elas em sol direto, aos poucos, mas preciso escolher bem um lugar, minha sogra molha as plantas dela com mangueira, e se elas estiverem no meio, ficam todas ensopadas, mas eu começo com quantas horas de sol? Começo com sol da manhã? É qual é o tempo máximo da drosera no sol?

Sobre a água em baixo dos vasinhos, tem alguma altura específica?
Estão assim:

Imagem


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Sobre a água em baixo dos vasinhos, tem alguma altura específica?
Já vou começar a por elas em sol direto, aos poucos, mas eu começo com quantas horas de sol?
Começo com sol da manhã? É qual é o tempo máximo da drosera no sol?
***

para estas suas droseras, vaso pq, de +/- 8cm. (padrão) tá bom. mas tem droseras que como tempo pedem maior, estas suas não.
começa uns 3-4 dias com o sol fraco da manhã ou tardinha, umas 2 horas. após mais 3-4 dias com 2 horas a mais (4) e assim sucessivamente.

***

dê uma lida em:

substratos-t8616.html


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Criscygnus
Newbie
Newbie
Mensagens: 22
Registrado em: 28 Mar 2019, 16:00
Localização: Pirapora - MG
Agradeceu: 22 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Criscygnus »

Isso tira todas as minhas dúvidas, obrigado : joia :

Quero cuidar delas, e voltar aqui no post, com fotos delas bem bonitas. :D


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

veja fotos do sphagnum para adquirir o correto. veja a base do substrato para nepenthes. você precisa fazer troca de substrato de seus vasos


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Criscygnus
Newbie
Newbie
Mensagens: 22
Registrado em: 28 Mar 2019, 16:00
Localização: Pirapora - MG
Agradeceu: 22 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Criscygnus »

Vou procurar aqui na cidade, se não achar, terei que comprar pela internet, indica algum site ou loja?

É aí já farei essa troca delas.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

na parte de baixo de dos tópicos, último ítem, verá algum fornecedor vinculado ao fórum. por hora aparece um por hora outro. deve ter 3 ou 4, não me lembro.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

Criscygnus escreveu: 30 Mar 2019, 19:54 Vou procurar aqui na cidade, se não achar, terei que comprar pela internet, indica algum site ou loja?

É aí já farei essa troca delas.
caso não encontre pode substituir por fibra de coco sem qualquer prejuizo, no maximo terá q misturar um pouco de pó de coco junto ou aumentar o nivel da agua, mais isso e so se não achar o musgo, aqui uso a fibra q eu mesmo fabriquei porem e bem chato o processo (tem 1 tutorial aqui no forum sobre a fabricação de fibra de coco caseira) pra uso dela junto com areia pode fica fraca a retenção de agua porem se quiser misturar ela com musgo fica ate melhor e rende mais... o unico problema da fibra e a retenção de umidade q o musgo resolve de boa ou um nivel maior do pratinho...

viewtopic.php?f=57&t=6425

viewtopic.php?f=24&t=6777


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Criscygnus
Newbie
Newbie
Mensagens: 22
Registrado em: 28 Mar 2019, 16:00
Localização: Pirapora - MG
Agradeceu: 22 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Criscygnus »

Edson Poscai escreveu: 30 Mar 2019, 20:10 na parte de baixo de dos tópicos, último ítem, verá algum fornecedor vinculado ao fórum. por hora aparece um por hora outro. deve ter 3 ou 4, não me lembro.
Obrigado, vou conferir lá : joia :

smart2, obrigado pela dica sobre a fibra de coco : joia :


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem