Dúvida vaso B.O.G

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Dux
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 168
Registrado em: 18 Fev 2019, 14:54
Localização: São Paulo
Agradeceu: 75 vezes
Agradecimentos: 22 vezes

Dúvida vaso B.O.G

Mensagem por Dux »

Boa noite galera, o que são esses vasos B.O.G e o que significa esta palavra?


Avatar do usuário
Kev
Newbie
Newbie
Mensagens: 13
Registrado em: 22 Mar 2019, 00:47
Localização: Mossoró - RN
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 3 vezes
Contato:

Mensagem por Kev »

Oi tudo bom?

Bom, o significado eu não sei mas vaso o BOG funciona como um vaso auto-irrigavel pois mantem o substrato humido por mais tempo e é bom ao combate do mosquito da dengue pois a água esta totalmente reservada no fundo sendo colocada dentro do vaso por um cano de PVC. Possui tambem um furo lateral para saida de água para quando chover a sua PC não afogar. Na sua parte de baixo tem o material que vai ajudar na drenagem e manter a água reservada (ex: argila expandida, brita etc) e e logo em seguida o substrato comum utilizado (de acordo com a sua planta). Recente fiz um tópico ensinando a fazer um com pote de sorvete, pode te servir.

Vaso BOG com Pote de Sorvete
Como fazer Mini BOG

Se falei algo errado me corrijam.

Espero ter ajudado : joia :


Um iniciante e amante do mundo das plantas carnívoras <3
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

vamos la. ate onde sei a palavra BOG e uma palavra em inglês que tem como tradução PÂNTANO. o que corresponde bem ao termo q usamos.

um bog tem por base oq o amigo ja explicou acima...
o fundo do vaso normalmente se usa algo apelas para preencher e que não atrapalhe o armazenamento de água... o item mais comum e a argila expandida, porem qualquer item pode ser usado desde pedras a outros como isopor desde de que não solte resíduos na água como o caso de madeiras que solte tanino etc.
a altura do reservatório de água você define conforme a especie usada e o substrato que vai usar, essa divisa e definida por furos laterais no vaso, recomendamos sempre fazer muitos furos caso o bog for ficar em ambientes que tomem chuva pois ali ira sair o excesso de água, se tiver pouco pode não dar conta né... ja a parte superior e o substrato normal que você usa para a planta em especifico. na maioria dos bog se usa um cano para repor a água do reservatório sempre que necessário, se enche ate sair pelos furos de nível. como disse na maioria dos vasos se fixa esse cano porem eu mesmo uso em vários vasos de nep sem o cano ja que são PCs que podem ser regadas por cima sem problema, ja para dróseras e dionaeas isso não e recomendado.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Dux
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 168
Registrado em: 18 Fev 2019, 14:54
Localização: São Paulo
Agradeceu: 75 vezes
Agradecimentos: 22 vezes

Mensagem por Dux »

Agradeço a vocês tiraram minhas dúvidas : joia :


Avatar do usuário
AntonioC
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 59
Registrado em: 22 Jun 2019, 21:02
Localização: Leme, interior do estado de São Paulo.
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Mensagem por AntonioC »

smart2 escreveu: 25 Mar 2019, 12:12 vamos la. ate onde sei a palavra BOG e uma palavra em inglês que tem como tradução PÂNTANO. o que corresponde bem ao termo q usamos.

um bog tem por base oq o amigo ja explicou acima...
o fundo do vaso normalmente se usa algo apelas para preencher e que não atrapalhe o armazenamento de água... o item mais comum e a argila expandida, porem qualquer item pode ser usado desde pedras a outros como isopor desde de que não solte resíduos na água como o caso de madeiras que solte tanino etc.
a altura do reservatório de água você define conforme a especie usada e o substrato que vai usar, essa divisa e definida por furos laterais no vaso, recomendamos sempre fazer muitos furos caso o bog for ficar em ambientes que tomem chuva pois ali ira sair o excesso de água, se tiver pouco pode não dar conta né... ja a parte superior e o substrato normal que você usa para a planta em especifico. na maioria dos bog se usa um cano para repor a água do reservatório sempre que necessário, se enche ate sair pelos furos de nível. como disse na maioria dos vasos se fixa esse cano porem eu mesmo uso em vários vasos de nep sem o cano ja que são PCs que podem ser regadas por cima sem problema, ja para dróseras e dionaeas isso não e recomendado.
No caso desse vaso, como é feita a higienizaçao das pedras de argila? Devo ferver antes? Penso isso por estarem em contato continuo com a água e ser propício à proliferação de organismos indesejados, como algas e etc. Também pensei na solução de adicionar umas gotas de água sanitaria junto à água que será colocada no fundo de tempos em tempos durante o uso do mesmo. Pode isso?
Grato à ajuda.


"Somos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos"
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

No caso desse vaso, como é feita a higienizaçao das pedras de argila? Devo ferver antes? Penso isso por estarem em contato continuo com a água e ser propício à proliferação de organismos indesejados, como algas e etc. Também pensei na solução de adicionar umas gotas de água sanitaria junto à água que será colocada no fundo de tempos em tempos durante o uso do mesmo. Pode isso?
Grato à ajuda.
não precisa. ferva somente antes do uso quando a reutilização. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem