Serrapilheira para germinação - bom ou ruim

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
Paulo Santos
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 82
Registrado em: 02 Fev 2019, 00:30
Localização: Guarapuava - PR
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Serrapilheira para germinação - bom ou ruim

Mensagem por Paulo Santos »

Pessoal

Como novato que sou tenho várias e várias sementes plantadas em musgo Sphagnum e com alguma dificuldade com algas que surgem lá e cá, pois no paraná a chuva é demasiada grande e o sol é fraco, mas observando um vaso que já comentei aqui, comprado com serrapilheira continham 3 droseras e 3 dios e me surgiu a dúvida...

Alguém aqui tem experiência com plantação de semente nesse substrato "bomba" e perigoso?

Serrapilheira é melhor para germinar?


Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.

Confúcio
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6343
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Serrapilheira é melhor para germinar?
em minha opinião, não. tente menos umidade, necessário, deixei em pires até absorver, depois retire. deixar o substrato apenas levemente úmido.

cianobactéria é problema. indicação menos água e reduzir se alta umidade.

serrapilheira é usada em transplante. pode até nascer alguma, mas em índice bem inferior.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Eu nunca fiz testes, mas como sementes de dionaeas fungam com facilidade eu não recomendo.
Mas para algumas droseras que praticamente são pragas acho que não teria problema o uso de serrapilheira.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Paulo Santos escreveu: 28 Fev 2019, 23:32Serrapilheira é melhor para germinar?
A serrapilheira é um banco de sementes que constituiu-se, em sua maioria, por espécies iniciais de sementes pequenas que varia quando coletada na estação chuvosa e na estação seca, fato que esta relacionado a fenologia e dispersão das espécies da mata de origem. Portanto terá inúmeras germinações, que não interessam ao cultivo, competindo com as sementes/germinações desejadas.

Em condições controladas de luz e umidade, é possível que tenha sucesso. :geek:


: joia :


Avatar do usuário
Paulo Santos
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 82
Registrado em: 02 Fev 2019, 00:30
Localização: Guarapuava - PR
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Mensagem por Paulo Santos »

Entendi amigos

Então não existe a necessidade de água em demasia e sim apenas úmido o sphagnum , podemos então deixá-lo sem água em baixo do pires tipo alternar dia encher o pires e 1 a 2 dias deixar seco?

Onde moro qdo faz calor é 30 graus, porém isso é raro ... no geral temos de 15 a 25 graus como média diaria...


Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.

Confúcio
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem