Pessoal
Como novato que sou tenho várias e várias sementes plantadas em musgo Sphagnum e com alguma dificuldade com algas que surgem lá e cá, pois no paraná a chuva é demasiada grande e o sol é fraco, mas observando um vaso que já comentei aqui, comprado com serrapilheira continham 3 droseras e 3 dios e me surgiu a dúvida...
Alguém aqui tem experiência com plantação de semente nesse substrato "bomba" e perigoso?
Serrapilheira é melhor para germinar?
Serrapilheira para germinação - bom ou ruim
- Paulo Santos
- Membro ativo (2)
- Agradeceu: 31 vezes
- Agradecimentos: 24 vezes
Serrapilheira para germinação - bom ou ruim
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio
Confúcio
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
em minha opinião, não. tente menos umidade, necessário, deixei em pires até absorver, depois retire. deixar o substrato apenas levemente úmido.Serrapilheira é melhor para germinar?
cianobactéria é problema. indicação menos água e reduzir se alta umidade.
serrapilheira é usada em transplante. pode até nascer alguma, mas em índice bem inferior.
Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
- Paulo
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 501 vezes
- Agradecimentos: 697 vezes
Eu nunca fiz testes, mas como sementes de dionaeas fungam com facilidade eu não recomendo.
Mas para algumas droseras que praticamente são pragas acho que não teria problema o uso de serrapilheira.
Paulo
Mas para algumas droseras que praticamente são pragas acho que não teria problema o uso de serrapilheira.
Paulo
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
A serrapilheira é um banco de sementes que constituiu-se, em sua maioria, por espécies iniciais de sementes pequenas que varia quando coletada na estação chuvosa e na estação seca, fato que esta relacionado a fenologia e dispersão das espécies da mata de origem. Portanto terá inúmeras germinações, que não interessam ao cultivo, competindo com as sementes/germinações desejadas.
Em condições controladas de luz e umidade, é possível que tenha sucesso.

- Paulo Santos
- Membro ativo (2)
- Agradeceu: 31 vezes
- Agradecimentos: 24 vezes
Entendi amigos
Então não existe a necessidade de água em demasia e sim apenas úmido o sphagnum , podemos então deixá-lo sem água em baixo do pires tipo alternar dia encher o pires e 1 a 2 dias deixar seco?
Onde moro qdo faz calor é 30 graus, porém isso é raro ... no geral temos de 15 a 25 graus como média diaria...
Então não existe a necessidade de água em demasia e sim apenas úmido o sphagnum , podemos então deixá-lo sem água em baixo do pires tipo alternar dia encher o pires e 1 a 2 dias deixar seco?
Onde moro qdo faz calor é 30 graus, porém isso é raro ... no geral temos de 15 a 25 graus como média diaria...
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio
Confúcio
-