Iniciante no cultivo, comprar mudas ou sementes?

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
Odulebac
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 66
Registrado em: 14 Fev 2019, 09:05
Localização: Vera Cruz - RS
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 16 vezes

Iniciante no cultivo, comprar mudas ou sementes?

Mensagem por Odulebac »

Bom dia Povo. Eu já tive uma nepenthes (não sei a especie) mas depois de um ano e pouco ela morreu neste verão, acredito que por falta de água. Não tive muitos cuidados com ela em relação a substratos e ao sol durante a vida dela. Mas agora pretendo me dedicar mais ao cultivo de PCs pois descobri um grande mundo por aqui. (Muito obrigado ao pessoal desse fórum que consegue deixar a gente curioso com as informações). Dito isto quero expor algumas dúvidas, estou pensando em iniciar o cultivo com Nepenthes e Sarracenias pois são as espécies que me atraíram mais. A minha primeira dúvida é se começo por mudas ou por sementes: no início pensei em comprar uma muda de Nepenthes Máxima no plantas carnívoras Brasil, mas o meu pé atrás aqui é o transporte. Como essas mudam chegam? Elas sobrevivem ao transporte? Vou ter que comprar o musgo e algum lugar de qualquer forma, então acredito que o transplante dela não seja o grande problema. Depois pensei em cultiva-las a partir de sementes, andei vendo uns vídeos de germinação no YouTube e pensei que seria mais viável financeiramente (Acabei de me mudar e estamos esperando um filho para abril) mas aí entra a minha egunda dúvida: em relação ao tempo. Estamos na saída do verão e daqui a pouco chega o outono/inverno que costuma ser bem rigoroso, aí caso germinasse as sementes (pretendo comprar de alguém que tenha no grupo do face indicado em um canal de YouTube. O nome do grupo carnivorasbr compra-troca-venda) aí por março, elas entrariam no outono na fase de desenvolvimento e logo depois vem o inverno que vai levar elas a dormência, teria algum problema? Andei vendo e embora não tenha o espaço ideal para o cultivo delas tenho uma varanda que me possibilita ter a sobra e luz indireta para as Nepenthes (ainda não pesquise muito sobre as sarracenias). Espero que possam me ajudar.
Obrigado e abraços a todos


Avatar do usuário
lucataneo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 70
Registrado em: 03 Jan 2015, 15:11
Localização: Diadema - São Paulo
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por lucataneo »

Fala, mano. Beleza? : joia :

Sempre para início, de qualquer espécie, opte por mudas! Porque? Há alguns motivos: a) você já consegue as ver; b) não demora tanto à obter algum resultado como em sementes; c) A ansiedade é menor justamente pelo item "a"; d) Exige menor cuidado, pois, uma planta é infinitamente mais resistente que uma semente quase que microscópica que com um vento, some. :lol:

Sobre a compra de plantas, sim, chegam!
Elas são embaladas em diversos tipos de materiais para assegurar que não vão desmantelar durante o transporte, que vão resistir ao calor, segurar umidade e manter a temperatura. Sendo sempre necessária a aclimatação (adaptar a planta ao novo local) sempre que elas chegam.

Como mencionou sobre o grupo, veja por lá as mudas e o musgo que desejar. O pessoal em sua grande maioria é extremamente ético e gente boa! ;)

Sobre a germinação da Sarracenia, não recomendo. Não agora. São extremamente fáceis de fungar e você jogar seu dinheiro no lixo. E ainda tem a parte delas serem bem metódicas quanto a época que vão germinar. Deixe para quando tiver mais experiência. A paciência é a lei das carnívoras. E não se preocupe em errar, todos, inclusive os maiores, erraram e muito!
A melhor época para compra, seguindo uma lógica, seria a primavera/verão, visto que as plantas estão voltando de dormência e em pleno crescimento, mas pode dar uma olhada por aí que vai achar bonitas plantas nas mãos dos cultivadores daqui em qualquer época.

Sobre a iluminação: Sarracenias e Dionaeas gostam de sol e luz o tempo todo. Caso não tenha isso naturalmente, das duas uma: Ou providencia uma artificial para suprir a falta natural ou não tenha dionaeas e sarracenias, opte por pinguiculas e nepenthes, plantas mais de "luz indireta", de maneira geral.

Espero ter sanado pelo menos algumas das dúvidas.

Qualquer coisa, estamos aí. : joia :

Um abraço!


"Tudo o que sei é que nada sei."
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Nosso amigo Luis, lhe respondeu tudo amigo.

eu tbm recomendo você adquirir mudas. germinação de sementes de nepenthes e sarracênias, amigo é uma canseira.... sugiro fazer sim, mas com o tempo você já tendo uma base para experiências.

qto as condições de recebimento, infelizmente pode ocorrer problemas sim, mas normalmente o pessoal que vende já tem as coordenadas de embalar. aqui recebi sementes esta semana e envelope rasgaram para ver o que tinha dentro. infelizmente correios tá uma merd@, opsss não como antes. :lol:

converse com a pessoa q você citou acima, pegue todas as informações, ao adquirir mudas adquira tbm o substrato.

bom início, qq dúvida, estamos aí. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Odulebac
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 66
Registrado em: 14 Fev 2019, 09:05
Localização: Vera Cruz - RS
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 16 vezes

Mensagem por Odulebac »

Muito obrigado pelas respostas pessoal! Vou optar a começar pelas mudas mesmo. Surgiram mais algumas dúvidas. Sobre o musgo: vi no site que tem diversas opções como; musgo vivo, semihidratado e desidratado. Qual a diferença entre eles para o cultivo? E sobre o transporte. Caso eu fosse comprar a nepenthes e a Sarracenias que eu queria juntas, o frete por Sedex fica mto caro e seria mais vantajoso pedir por transportadora sendo o prazo estimado da transportadora por 6 dias. Fica muito complicado esse tempo de transporte?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

tem um vendedor aí perto, de Santa Catarina. se não estou enganado é semi desidratado. quase seco, mas não. considero ser o melhor devido logo vir brotos fáceis de rebrotar. e qto se pesa mais e você recebe menos, esclareça antes.

*este de SC tem a minha indicação. : joia :

https://www.plantascarnivorasbrasil.com.br/


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Odulebac
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 66
Registrado em: 14 Fev 2019, 09:05
Localização: Vera Cruz - RS
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 16 vezes

Mensagem por Odulebac »

Edson Poscai escreveu: 14 Fev 2019, 18:42 tem um vendedor aí perto, de Santa Catarina. se não estou enganado é semi desidratado. quase seco, mas não. considero ser o melhor devido logo vir brotos fáceis de rebrotar. e qto se pesa mais e você recebe menos, esclareça antes.

*este de SC tem a minha indicação. : joia :

https://www.plantascarnivorasbrasil.com.br/
Valeu Edson. É deste site que penso em comprar mesmo. Sobre o substrato estava pensando em formar um com o musgo spagnhum, fibra de Coco e perlita. Pelo que eu vi tanto a Nepenthes quando a Sarracenias reagem bem a essa combinação, o que varia seria a proporção usada. Para a nep. Não Me lembro onde eu li mas tinha pensando em 50% de musgo, 30% de fibra de Coco e 20% de perlita e para a Sarracenia usar a proporção 1:1:1. Estaria correto?
Também sobre o lugar para elas ficarem. Tenho uma área bem grande com lugares onde pega sol umas 8h por dia desse lugares que não pega sol. Estava pensando em deixar a Sarracenia na parte onde mais pega sol e a Nep. Suspensa no outro lado da área onde tem pouca luz solar direta. Acredito que umas 2 ou 3h por dia. Ou também tem a possibilidade de deixar ela suspensa em baixo de uma parreira de maracujá.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

fibra de coco, você terá que deixar de molho, qdo de todo afundar, trocar a água uns 5 dias e depois ainda ferver. tem tanino e precisa ser trato.
para a nep, ok. dosagem acima, ok. veja uma vaso médio de uns 15cm e deixe uma fina camada de pedrisco (puro, sem corantes. pedras pq's,) pois só o substrato fica bem leve e este devido o peso ajuda em deixar o vaso em pé. depois você adquiri aqulas correntes de tres e deixar pendurado.

para sarracência só sphagnum e perlita. (50:50)


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Odulebac
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 66
Registrado em: 14 Fev 2019, 09:05
Localização: Vera Cruz - RS
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 16 vezes

Mensagem por Odulebac »

Edson Poscai escreveu: 14 Fev 2019, 19:45 fibra de coco, você terá que deixar de molho, qdo de todo afundar, trocar a água uns 5 dias e depois ainda ferver. tem tanino e precisa ser trato.
para a nep, ok. dosagem acima, ok. veja uma vaso médio de uns 15cm e deixe uma fina camada de pedrisco (puro, sem corantes. pedras pq's,) pois só o substrato fica bem leve e este devido o peso ajuda em deixar o vaso em pé. depois você adquiri aqulas correntes de tres e deixar pendurado.

para sarracência só sphagnum e perlita. (50:50)
Hmm... Certo e qual seria o substituto da.fibra de Coco?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

se você tem fibra de coco, faça o tratamento. chips de coco, tem? se tiver, o mesmo tratamento.

se não, use 40 sphagnum+40 de perlita 10 areia e 10 terra vegetal.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Odulebac
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 66
Registrado em: 14 Fev 2019, 09:05
Localização: Vera Cruz - RS
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 16 vezes

Mensagem por Odulebac »

Não tenho, teria que comprar, areia eu tenho da fina em casa que sobrou de uma obra. Mas acho que vou comprar e fazer este tratamento. Quando acabar compro a muda


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem