Como começar?

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
Nitisus
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 11 Jun 2018, 00:39
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 3 vezes

Como começar?

Mensagem por Nitisus »

Recentemente tô bem inspirado em começar a cultivar plantas carnívoras e eu queria começar com a Dionaea Muscipula, então queria saber, é melhor comprar as sementes ou comprar uma adulta pra cuida, sendo minha primeira vez?


Rmhamata
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 133
Registrado em: 16 Mar 2018, 18:04
Localização: Araçatuba/SP
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por Rmhamata »

Ola. Bem vindo a comunidade de cultivadores de pc. Sendo a sua primeira planta, acho melhor você pegar uma muda ja envasada para q você pegue as manhas do cultivo e depois com a experiencia tente germinar as sementes. Leia bastante aqui no forum as experiencias relatadas.

Enviado de meu SM-J700M usando o Tapatalk


Avatar do usuário
danilo92
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 03 Ago 2016, 18:31
Localização: Recife/PE
Agradeceu: 45 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por danilo92 »

Eu aconselharia você comprar uma muda de Dionaea (se puder comprar ela adulta, melhor ainda, pois será mais resistente e tbm terá armadilhas maiores). O risco ao se comprar sementes é você ter o azar delas não germinarem (sempre há esse risco), ou de ao germinarem morrerem precocemente por causa de qualquer erro q você cometer (erros no cultivo são mt normais, principalmente qd se está aprendendo a cultivar a planta).

Eu aconselharia você comprar Nepenthes tbm, dando prioridade às mais resistentes como os híbridos do Valdemar ou a Graciliflora, pois são de fácil cultivo (eu acho as Nepenthes bem mais fáceis de cultivar que as Dionaeas, afinal não entram em dormência e te dão "dicas" mais visíveis qd sofrem algum mal).

De qualquer forma você poderá encontrar Dionaeas, Nepenthes e outras carnívoras com vendedores confiáveis como o
Marcos Ono (procurar no facebook);
o Valdemar (plantascarnivorasbrasil.com.br);
no site do plantascarnivoras.com.br --> Eu esqueci o nome do novo dono;
com o Wesley - Orquistudio.com.br --> Normalmente compro apenas Nepenthes ao Wesley, mas acho q tenha Dionaeas Típicas tbm;
Fernando - Floricultura Pais&Filhos --> Ele possui um canal no youtube.

OBS.: você pode encontrar Dionaeas Típicas e Nepenthes Graciliflora em floriculturas na sua cidade tbm.

Espero ter ajudado!
Boa sorte no cultivo!!!


Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou [...]


Eclesiastes 3:1,2
-----> Instagram: @recifecarnivoras <-----
Avatar do usuário
Nitisus
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 11 Jun 2018, 00:39
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 3 vezes

Mensagem por Nitisus »

Rmhamata escreveu:Ola. Bem vindo a comunidade de cultivadores de pc. Sendo a sua primeira planta, acho melhor você pegar uma muda ja envasada para q você pegue as manhas do cultivo e depois com a experiencia tente germinar as sementes. Leia bastante aqui no forum as experiencias relatadas.

Enviado de meu SM-J700M usando o Tapatalk
Estou lendo muito sobre elas, então vou procurar uma adulta, obrigado pela dica
danilo92 escreveu:Eu aconselharia você comprar uma muda de Dionaea (se puder comprar ela adulta, melhor ainda, pois será mais resistente e tbm terá armadilhas maiores). O risco ao se comprar sementes é você ter o azar delas não germinarem (sempre há esse risco), ou de ao germinarem morrerem precocemente por causa de qualquer erro q você cometer (erros no cultivo são mt normais, principalmente qd se está aprendendo a cultivar a planta).

Eu aconselharia você comprar Nepenthes tbm, dando prioridade às mais resistentes como os híbridos do Valdemar ou a Graciliflora, pois são de fácil cultivo (eu acho as Nepenthes bem mais fáceis de cultivar que as Dionaeas, afinal não entram em dormência e te dão "dicas" mais visíveis qd sofrem algum mal).

De qualquer forma você poderá encontrar Dionaeas, Nepenthes e outras carnívoras com vendedores confiáveis como o
Marcos Ono (procurar no facebook);
o Valdemar (plantascarnivorasbrasil.com.br);
no site do plantascarnivoras.com.br --> Eu esqueci o nome do novo dono;
com o Wesley - Orquistudio.com.br --> Normalmente compro apenas Nepenthes ao Wesley, mas acho q tenha Dionaeas Típicas tbm;
Fernando - Floricultura Pais&Filhos --> Ele possui um canal no youtube.

OBS.: você pode encontrar Dionaeas Típicas e Nepenthes Graciliflora em floriculturas na sua cidade tbm.

Espero ter ajudado!
Boa sorte no cultivo!!!
Vou estudar um pouco mais sobre Nepenthes e dar uma olhadas no sites então, obrigadão pela ajuda : joia :


Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

como já disseram, vá de muda. Sementes são demoradas demais. Caso queira indicações de bons fornecedores, me envie uma MP que te passo alguns.

Dos citados acima, só aconselharia 2 deles. :lol:


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
danilo92
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 03 Ago 2016, 18:31
Localização: Recife/PE
Agradeceu: 45 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por danilo92 »

Essa questão de vendedor é algo mt pessoal. Eu nunca tive problema com nenhum deles, pelo contrário só tenho a elogiá-los. Todos eles são vendedores sérios e com produtos de alta qualidade... plantas mt bonitas e resistentes.

Nitisus, pode comprar sem medo a qualquer um deles. Mas claro, dá uma pesquisada entre todos os vendedores, pq assim você pode encontrar o que tenha a melhor opção pra você quanto ao custo benefício. Vê tbm qual deles está mais próximo a você, pq assim podes economizar no frete tbm.

E lembro mais uma vez que é normal você encontrar em sua cidade floriculturas (até as dos Shoppings) com Dionaeas Típicas, Nepenthes Graciliflora e Droseras Spatulata.

Qualquer dúvida manda uma mensagem particular q te respondo.

Abração e boa sorte ae!
Fica com Deus!!!

OBS.: Se for comprar Droseras ou pinguiculas, é melhor usar sedex, elas sentem mt a viagem.


Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou [...]


Eclesiastes 3:1,2
-----> Instagram: @recifecarnivoras <-----
LuizEd
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 04 Mar 2018, 17:04
Localização: Rua Santa Isabel, número 46, Campo Alegre, Alagoas.
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por LuizEd »

Comecei comprando mudas, pra poder ter noção do cuidado, mas acho que deveria ter começado pelas sementes, seria uma ordem cronológica mais lógica: primeiro cuidado com as sementes e depois com a planta em si.


Avatar do usuário
Fernando123
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 284
Registrado em: 06 Jul 2018, 14:04
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 32 vezes

Mensagem por Fernando123 »

Na minha opinião eu compraria uma muda de dioneia (ou qualquer outra pc) já formada porque para germinar ela não é muito fácil, já se quiser droseras pode ser de sementes (é até melhor pois comprar pela net chega tudo Moída) é muito fácil germinar elas.Só que nem sempre comprar mudas já formadas pode ser mais fácil. Boa Sorte!
Editado pela última vez por Fernando123 em 10 Jul 2018, 14:25, em um total de 1 vez.


''O verdadeiro conhecimento vem de dentro''
Avatar do usuário
crazyplantcarol
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 57
Registrado em: 28 Mar 2018, 18:11
Localização: Santos - SP
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por crazyplantcarol »

Eu comecei com o cultivo há poucos meses e inicialmente peguei plantas adultas/já formadas, o que pra mim foi essencial pra aprender mais como cultivar. Agora estou germinando vários tipos de droseras, e mesmo sendo as plantas carnívoras que crescem mais rápido, com 2 meses ou mais ainda são pontinhos de menos de meio centímetro, por isso acho que para iniciantes plantar sementes primeiro talvez seja um balde de água fria que pode desestimular o cultivo. Quando você já tem algumas plantas maiores é mais gostoso vê-las se desenvolver enquanto as sementes germinam, assim você sempre tem "novidades" te esperando.


Instagram: @crazyplantcarol
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem