O que é que pode estar acontecendo com minha dio?

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
Rick99
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 102
Registrado em: 19 Nov 2017, 01:28
Localização: Recife PE
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 15 vezes

O que é que pode estar acontecendo com minha dio?

Mensagem por Rick99 »

Olá pessoal, tô achando minha dio meio estranha, ela estava tendo um desenvolvimento legal as armadilhas estavam nascendo cada vez maiores e ficando avermelhadas, mas de uns dias pra cá ao invés das armadilhas ficarem cada vez maiores, está acontecendo o contrário, as armadilhas novas estão ficando menores e meio quadradinhas, oque será que pode estar acontecendo?

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 170309.jpg[/thumbnail]

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 170538.jpg[/thumbnail]
Olha aí como estão nascendo


O passado não nos define, nos renascemos a cada momento.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

isso se chama INVERNO... = Hibernação, hora do soninho...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Rick99
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 102
Registrado em: 19 Nov 2017, 01:28
Localização: Recife PE
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 15 vezes

Mensagem por Rick99 »

smart2 escreveu:isso se chama INVERNO... = Hibernação, hora do soninho...

Nossa, dormência, não que esse dia chegasse kkkk
Vi um cultivador bem conhecido falando que nunca colocou uma planta na geladeira pra fazer dormência, as plantas dele entrava em dormência naturalmente, mas eu acho que isso pode variar de região para região, no meu caso eu moro em Pernambuco e vi que segundo a APAC ( agência pernambucana de águas e clima) o inverno aqui em Pernambuco tá chegando por volta do dia 20 de junho com temperaturas médias de 24°c, ou seja aqui é quente até no inverno kkk, daí não sei como proceder no processo de dormência, não sei seu eu devo fazer dormência induzida ou reduzindo o foto período e a quantidade de água para ela entra em dormência


O passado não nos define, nos renascemos a cada momento.
Avatar do usuário
SantiagoOver
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 711
Registrado em: 13 Out 2014, 11:36
Localização: São Roque - SP
Agradeceu: 142 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por SantiagoOver »

Difícil responder a sua pergunta, creio que só com o tempo de cultivo vai te ajudar no que fazer. Tenho plantas que entram em dormência no verão, mesmo assim estão comigo a 4 anos e super saudáveis.


Instagram: @santiagocarnivorasbr
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Rick99 escreveu:o inverno aqui em Pernambuco tá chegando por volta do dia 20 de junho com temperaturas médias de 24°c, ou seja aqui é quente até no inverno kkk, daí não sei como proceder no processo de dormência, não sei seu eu devo fazer dormência induzida ou reduzindo o foto período e a quantidade de água para ela entra em dormência
Procede como se deve proceder... Reduz o nível de água e deixa a planta agir sozinha! Moro em Ribeirão Preto, com temperaturas que chegam a casa dos 50° no verão de alguns anos e tenho dio que entra em dormencia nesse verão... Com sol do dia todo nelas!
Esquece a ideia de geladeira... Nunca fiz mas o que já ouvi de casos de plantas que vão e não voltam é enorme e pela minha experiencia te digo que ela vai dormir quando sentir necessidade disso.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Isaac
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 57
Registrado em: 12 Abr 2018, 11:45
Localização: Sales Oliveira - SP
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por Isaac »

Olá amigo Rick!

De uma olhada nesse video do Gino, onde ele explica muito bem esse conceito de dormência e o fato dela não acontecer obrigatoriamente no inverno:



Avatar do usuário
Rick99
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 102
Registrado em: 19 Nov 2017, 01:28
Localização: Recife PE
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 15 vezes

Mensagem por Rick99 »

delagostini escreveu:
Rick99 escreveu:o inverno aqui em Pernambuco tá chegando por volta do dia 20 de junho com temperaturas médias de 24°c, ou seja aqui é quente até no inverno kkk, daí não sei como proceder no processo de dormência, não sei seu eu devo fazer dormência induzida ou reduzindo o foto período e a quantidade de água para ela entra em dormência
Procede como se deve proceder... Reduz o nível de água e deixa a planta agir sozinha! Moro em Ribeirão Preto, com temperaturas que chegam a casa dos 50° no verão de alguns anos e tenho dio que entra em dormencia nesse verão... Com sol do dia todo nelas!
Esquece a ideia de geladeira... Nunca fiz mas o que já ouvi de casos de plantas que vão e não voltam é enorme e pela minha experiencia te digo que ela vai dormir quando sentir necessidade disso.

Ela já tá dando esses sintomas, eu já posso reduzir o nível da água? Ou espero mais um pouco?
Acho que vi também em algum lugar falando que além ré reduzir a água é pra reduzir o fotoperiodo também, essa informação procede?


O passado não nos define, nos renascemos a cada momento.
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Rick99 escreveu: Ela já tá dando esses sintomas, eu já posso reduzir o nível da água? Ou espero mais um pouco?
Acho que vi também em algum lugar falando que além ré reduzir a água é pra reduzir o fotoperiodo também, essa informação procede?
É o recomendado mesmo. Aqui não faço nem um, nem outro pq não tenho espaço pra separar e nem lugar que pegue menos sol... E nunca impediu elas de dormirem! Talvez outros membros possam te dar opiniões melhores sobre isso... Confesso que sou meio desleixado quando o assunto é dormência.

Enviado de meu Moto Z2 Play usando Tapatalk


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Rick99
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 102
Registrado em: 19 Nov 2017, 01:28
Localização: Recife PE
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 15 vezes

Mensagem por Rick99 »

delagostini escreveu:
Rick99 escreveu: Ela já tá dando esses sintomas, eu já posso reduzir o nível da água? Ou espero mais um pouco?
Acho que vi também em algum lugar falando que além ré reduzir a água é pra reduzir o fotoperiodo também, essa informação procede?
É o recomendado mesmo. Aqui não faço nem um, nem outro pq não tenho espaço pra separar e nem lugar que pegue menos sol... E nunca impediu elas de dormirem! Talvez outros membros possam te dar opiniões melhores sobre isso... Confesso que sou meio desleixado quando o assunto é dormência.

Enviado de meu Moto Z2 Play usando Tapatalk
Ok, obrigado, estarei esperando mais opiniões

Enviado de meu aosp_j5ltexx usando Tapatalk
Isaac escreveu:Olá amigo Rick!

De uma olhada nesse video do Gino, onde ele explica muito bem esse conceito de dormência e o fato dela não acontecer obrigatoriamente no inverno:

Olá Isaac!
Eu já havia visto este vídeo mas mesmo assim eu abri esse tópico pra saber o que seria mais recomendado pra mim no meu clima aqui, eu achei que o que funcionou pra ele talvez não funcionasse para mim por conta do clima

Enviado de meu aosp_j5ltexx usando Tapatalk


O passado não nos define, nos renascemos a cada momento.
Avatar do usuário
Isaac
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 57
Registrado em: 12 Abr 2018, 11:45
Localização: Sales Oliveira - SP
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por Isaac »

Rick99 escreveu:Eu já havia visto este vídeo mas mesmo assim eu abri esse tópico pra saber o que seria mais recomendado pra mim no meu clima aqui, eu achei que o que funcionou pra ele talvez não funcionasse para mim por conta do clima

Enviado de meu aosp_j5ltexx usando Tapatalk
É uma possibilidade meu amigo. Postei apenas pela informação de que elas não necessariamente precisam de frio ou de uma "época certa" para hibernar.

Acho que seria interessante acompanhar e ir relatando aqui, a nível de curiosidade.

Abraço e boa sorte! : joia :


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem