delagostini escreveu:com todo o respeito pela divergência com a opinião do Edson (que tem inclusive bem mais experiencia que eu no cultivo) eu não mexeria. Existem plantas novas aí que provavelmente se originaram das sementes dessa aí.
Penso que mudar de substrato agora só irá piorar visto que será um stress maior para a planta.
Também nao cortaria as hastes afinal já estão próximas de secarem (algumas já estão secas e pode-se colher, inclusive) e você irá ter sementes de monte para plantar no substrato correto. Nesse estágio já gastaram toda a energia da planta que haveriam de gastar. Agora é só esperar secar.
E minha discordância com a opinião dele é que raramente as droseras que transplanto sobrevivem! Ainda não entendi porque... Mesmo com o máximo cuidado de não quebrar as finas raízes acabam morrendo!
O que eu faria: Esquece dessa maior, foca nas menores que estão bem e pegue as sementes dessa que está morrendo para plantar no sphagnum.
Edson Poscai escreveu:opsss, me esqueci de lhe dizer algo importante. as cápsulas de sementes secas as recolha, veja se há sementes e já as use em nova germinação.
droseras são plantas que precisam de muito sol, mas estas estão debilitadas. o que decidir após deixe a planta em sol, mas de pouco em pouco para adaptação. 3-4 dias 2 horas de sol fraco da manhã ou tarde, depois umas 4 horas 3-4 dias, depois 6 em 3-4 dias, depois o tempo máximo.

Ok, eu não havia pensado em aproveitar as sementes (marinheiro de primeira viagem...)... e também não verifiquei em que estágio estão as sementes, mas realmente parece que têm sementes maduras já... pensando por esse lado, talvez seja mais interessante ir cuidando dela do jeito que está, pq eu não tenho nenhuma experiência em transplantar droseras, e aproveitar as sementes prontas e as flores que já estão formadas...
Vou deixar a planta nesse substrato por enquanto, colho as sementes prontas, espero as flores se desenvolveram e vou observando como a planta está reagindo, enquanto isso eu tento semear e germinar essas sementes... Se a planta se recuperar eu vou tentar transplantá-la.
acho que vai ser um bom aprendizado para adquirir experiência...
MarcielS escreveu:diegohsp escreveu:... salvar (ou ressuscitar) e identificar uma drosera.
Drosera intermedia.
...

Muito obrigado Marciel, e te admiro pacas por conseguir identificar a coitada nas condições em que se encontra... pra mim foi difícil acreditar q era planta... hahaha
PS.: Olá amigos,
Continuando a saga da Drosera moribunda...
Ontem aproveitei que a esposa saiu e transformei a cozinha para poder mexer na planta com bastante cuidado...
fiz a limpeza da planta, tirei o excesso de folhas mortas e meladas e colhi as hastes florais que estavam secas... fiquei tão concetrado que não lembrei de tirar fotos dessa parte, mas o resultado final ficou legal
Sobre as flores, algumas delas eu acho que secaram antes de formar o fruto, pq mesmo com a lente de aumento, luz forte e destruindo a flor em cima do papel branco eu não achei semente nenhuma. Mas várias outras estavam com fruto já maduro, e foi muito mais fácil de tirar as sementes do que eu imaginava... por enquanto deixei elas embrulhadas em um envelope de papel toalha para secarem melhor, mas quero tentar semeá-las!

esta última foto não são só sementes, têm frutos também que estavam mais duros...
Outra coisa q eu tentei foi aproveitar algumas das folhas que não estavam completamente mortas ou desmanchando para tentar leaf cutting... inclusive umas duas delas saíram inteiras qd puxei e estavam com algo que parecia muito rizóides, então resolvi tentar...

a foto ficou péssima, muito escura, mas as folhas estão verdes e não pretas...
também consegui fazer algumas boas fotos macro do fruto seco com as sementes... mas depois eu posto, pq ficaram na câmera...
Espero que ela sobreviva... pelo que li é uma espécie bastante resistente...