samambaia crescendo espontaneamente em vaso de Nepenthes
-
- Newbie
samambaia crescendo espontaneamente em vaso de Nepenthes
Olá! Sou nova aqui e também no cultivo de plantas, inclusive de uma Nepenthes grassiflora. Há umas semanas notei o surgimento de um brotinho de samambaia no vaso. De início fiquei encantada, mas hoje fui ler a respeito pois tinha interesse em retirar a muda de samambaia e passar para um vaso só para ela. Fiquei preocupada pois li que esta poderia ser uma planta invasora, indicando também que seu aparecimento poderia indicar solo ácido e com alumínio. Para piorar, alguns jarros estão secando na parte superior. Gostaria de saber se alguém passou por isso, se pode me indicar algo que ajude a normalizar. Não tenho experiência e comprei a Nepenthes há pouco tempo. Agradeço desde já.
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 733 vezes
- Agradecimentos: 1950 vezes
se deseja ter a outra tbm, fez bem em separar.
qto ao substrato, tente dizer de como está composto e por favor publique fotos.
publicar-fotos-t5702.html
os mais antigos é normal acontecer isso. até mesmo os novos qdo em mudança de local, sol, etc... importante ela estar em local em local de bastante claridade ou de pouco sol da manhã ou da tarde.alguns jarros estão secando na parte superior
qto ao substrato, tente dizer de como está composto e por favor publique fotos.
publicar-fotos-t5702.html
Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
-
- Membro ativo (2)
- Agradeceu: 117 vezes
- Agradecimentos: 25 vezes
No meio das minhas droseras sempre nasce uma ou outra samambaia, e eu sempre separo elas em potinhos diferentes. Já ganhei algumas assim, até avencas, hehehe!
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Oi Bruna.bguizz escreveu:... notei o surgimento de um brotinho de samambaia no vaso. De início fiquei encantada, mas hoje fui ler a respeito pois tinha interesse em retirar a muda de samambaia e passar para um vaso só para ela.
Se deixar, a samambaia vai dominar o vaso competindo com a sua Nepenthes. O melhor a fazer é retirar o broto e replantar em um vasinho separado, caso queira cultiva-la.
O substrato de todas as carnívoras são ácidos, perfeito para as samambaias invasoras.
...
-