Dionaea

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
TelmoMendes
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 21 Mai 2017, 07:56
Localização: Portugal

Dionaea

Mensagem por TelmoMendes »

Olá!
Sou sou novo nesta área, gostava de saber como posso plantar a dionaea noutro vaso maior. E que terra posso usar?


Avatar do usuário
biel campos
Newbie
Newbie
Mensagens: 29
Registrado em: 26 Fev 2017, 14:34
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por biel campos »

TelmoMendes escreveu:Olá!
Sou sou novo nesta área, gostava de saber como posso plantar a dionaea noutro vaso maior. E que terra posso usar?

Boa tarde amigo.

Não entendi bem se você quer plantar (iniciar o cultivo) ou transplantar a planta de vaso.
Caso você queira iniciar o cultivo, basta utilizar o musgo sphagnum umedecido(quase encharcado). Coloque as sementes em cima sem enterrá-las.
Caso você queira transpantá-la, retire apenas a planta, sem o substrato e coloque ela no novo vaso. Use uma mistura de musgo com isopor ralado. O isopor serve para não deixar o solo compactado, sem oxigênio na raiz. E não se esqueça de umedecer bastante.
Também sou novo nessa área, mas já fiz dessa forma e deu certo.

Boa sorte pra você!
: joia :


Lembre-se: "Os menores detalhes geralmente são os que fazem a maior diferença..."
TelmoMendes
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 21 Mai 2017, 07:56
Localização: Portugal

Mensagem por TelmoMendes »

E tem que ser só musgo?
Eu quero por a planta num vaso maior.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Sou sou novo nesta área, gostava de saber como posso plantar a dionaea noutro vaso maior. E que terra posso usar?
não se usa terra.

aqui usamos o musgo sphagnum. 50:50 areia e sphagnum, ambos preparados. na Europa costuma-se usar mais a turfa

dê uma lida em duvidas-comum-de-iniciante-t6288.html

para lhe indicarmos um vaso melhor, com o qual ele está no momento? talvez não haja necessidade.

publique uma foto de sua dionaea para palpitarmos melhor. veja em,

publicar-fotos-t5702.html


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
TelmoMendes
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 21 Mai 2017, 07:56
Localização: Portugal

Mensagem por TelmoMendes »

Esta num vaso de 2 ou 3 cm de diâmetro. Sim ja li isso da turfa, mas disseram que isso mata a planta. O vaso é de plástico.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Olá, Telmo.

Imagino que já realizou a mudança da sua planta, mas caso ainda não tenha feito, segue um VÍDEO ensinando como fazer.


... : joia :


Rainier
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 24 Jul 2017, 12:21
Localização: Manaus, Amazonas
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Rainier »

Boa tarde,
Adquiri uma Dionaea tem uns 2 dias. depois de ler vários tópicos aqui surgiram algumas dúvidas: Li sobre a água que não pode ser da torneira por ter cloro, mas que se deixar descansando por pelo menos 2 dias pode. e água mineral, pode ou não pode?
A planta gosta de lugares úmidos, moro no Amazonas, aqui é muito úmido o ano todo, mas também é muito quente. como vou saber sobre a época de hibernação dela? li que nessa época deve se evitar altas temperaturas, mas o mínimo aqui são 23 graus, e é raríssimo! o normal é acima de 32 o ano todo.
Essa história de ferver a areia quando for trocar a terra da planta é sério mesmo? e tem que lavar o esfagno, certo? elas estão muito novas ainda, tem cerca de 1cm cada armadilha, como sei quando é o certo trocar de terra?


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Rainier escreveu:... Li sobre a água que não pode ser da torneira por ter cloro, mas que se deixar descansando por pelo menos 2 dias pode. e água mineral, pode ou não pode?
Oi Rainier.
Sim, a água descansada fica livre do cloro e boa para usar nas regas da sua planta. Se possível, evite usar a água mineral.
Rainier escreveu:... como vou saber sobre a época de hibernação dela? li que nessa época deve se evitar altas temperaturas, mas o mínimo aqui são 23 graus, e é raríssimo! o normal é acima de 32 o ano todo.
Não se preocupe com a dormência da sua pc, pois quando necessário ela vai entrar sozinha em hibernação. Sua região é ótima com relação a umidade ambiente. : joia :
Rainier escreveu:... Essa história de ferver a areia quando for trocar a terra da planta é sério mesmo? e tem que lavar o esfagno, certo? elas estão muito novas ainda, tem cerca de 1cm cada armadilha, como sei quando é o certo trocar de terra?
Não utilize terra para suas plantas carnívoras. Só o esfagno + areia serão o suficiente para tanto. O procedimento de higienização da areia é apenas para prevenir de possíveis patologias contidas neste material. Uma lavagem básica será o suficiente, desde que a origem dela seja conhecida. O esfagno seco pode ser utilizado sem maiores problemas. 8-)


Abç


Rainier
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 24 Jul 2017, 12:21
Localização: Manaus, Amazonas
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Rainier »

MarcielS escreveu:
Rainier escreveu:... Li sobre a água que não pode ser da torneira por ter cloro, mas que se deixar descansando por pelo menos 2 dias pode. e água mineral, pode ou não pode?
Oi Rainier.
Sim, a água descansada fica livre do cloro e boa para usar nas regas da sua planta. Se possível, evite usar a água mineral.
Rainier escreveu:... como vou saber sobre a época de hibernação dela? li que nessa época deve se evitar altas temperaturas, mas o mínimo aqui são 23 graus, e é raríssimo! o normal é acima de 32 o ano todo.
Não se preocupe com a dormência da sua pc, pois quando necessário ela vai entrar sozinha em hibernação. Sua região é ótima com relação a umidade ambiente. : joia :
Rainier escreveu:... Essa história de ferver a areia quando for trocar a terra da planta é sério mesmo? e tem que lavar o esfagno, certo? elas estão muito novas ainda, tem cerca de 1cm cada armadilha, como sei quando é o certo trocar de terra?
Não utilize terra para suas plantas carnívoras. Só o esfagno + areia serão o suficiente para tanto. O procedimento de higienização da areia é apenas para prevenir de possíveis patologias contidas neste material. Uma lavagem básica será o suficiente, desde que a origem dela seja conhecida. O esfagno seco pode ser utilizado sem maiores problemas. 8-)


Abç
Valeu pelas respostas. só mais duas: você diz que se necessário ela vai entrar em dormência sozinha, como eu sei que ela entrou?Preciso fazer algo além de não dar tanta água?

Essa da foto é minha planta, a Cersei hahaha, quanto tempo até ela mostrar algum desenvolvimento?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

sua dionaea não apresenta sinais de dormência, que começa com as armadilhas e folhas ficando pretas. uma ou outra é normal pelo tipo de inseto q ela pega, digamos a formiga. formiga irá deixar a armadilha preta e secar. somente qdo você observar estes detalhes então irá diminuir a água para favorecer a dormência.

sugerimos, qdo você puder, trocar este substrato pelo musgo sphagnum+areia. isso lá pra setembro qdo começar a esquentar.

tbm pedimos você para publicação de fotos, seguir as dicas abaixo. evitar envio de anexos. : joia :

publicar-fotos-t5702.html


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem