Dúvidas quanto a germinação de droseras

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Rodrigo Metz
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 89
Registrado em: 13 Fev 2017, 11:53
Localização: Porto Alegre, RS - Brasil
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 25 vezes

Dúvidas quanto a germinação de droseras

Mensagem por Rodrigo Metz »

Olá, pessoal! Realizei o plantio de algumas sementes de drosera hartmeyerorum em uma sementeira ontem (quando chegar em casa hoje, tiro fotos para mostrar), e gostaria de saber se eu fiz do jeito certo. Como o outono daqui está muito nublado e com bastante vento, e no meu pátio só pega Sol entre 08:00 e 11:00, pretendo cultivá-las dentro de casa mesmo. Realizei os seguintes procedimentos:

MATERIAL UTILIZADO:
- uma sementeira de 15 espaços, de plástico preto;
- musgo sphagnum seco, hidratado;
- perlita expandida;
- areia de construção fervida ( a mesma que coloco nos meus aquários;
- água descansada, tratada com desclorificador e condicionador de água;
- uma caixa de areia para gatos;
- uma luminária com uma lâmpada compacta de 40w de 6500 l branca;
- as sementes (lógico, kkkkk).

COMO FIZ:
- hidratei o musgo por cerca de 5 minutos;
- misturei uma parte desse musgo com areia de construção, na proporção de 3 partes de musgo para 1 de areia;
- outra parte do musgo misturei com perlita, na mesma proporção da acima;
- outra parte do musgo deixei puro, sem misturar nada;
- em pesquisas, encontrei que essa drosera em especial prefere solos arenosos, então coloquei as sementes nos espaços com o musgo e a areia;
- borrifei água em spray com um borrifador nas sementes, na vertical e com muito cuidado;
- coloquei um dedo de água, aproximadamente, na caixa de areia e coloquei a sementeira dentro, para manter o musgo molhado;
- coloquei a luminária acima da sementeira, em uma altura de aproximadamente 20 cm da superfície do musgo;

Dúvidas:
- Realizei corretamente o procedimento?
- Vou deixar a luminária da sementeira ligada das 08:00 até as 08, aproximadamente, acham muito longo o fotoperíodo?
- Nesse caso, precisarei improvisar uma estufa para semeá-las ou posso deixar o prato com água embaixo, só com a luz sobre as sementes?
- Pretendo colocar na mesma sementeira mudas de droseras capilaris, burmanii, e intermedia hoje ainda, não há problema?
- é melhor plantar as sementes no musgo puro ou em substrato misturado para brotarem?

Desculpem a quantidade de perguntas e a insegurança nas questões, mas é que eu prefiro ser chato assim e fazer certo do que deixar as plantas brotarem e sofrerem por falta de conhecimento!

Desde já, muito obrigado!


Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Olha, melhor esperar alguem mais experiente mas vou compartilhar a experiencia que tive e as dicas que segui.
Para germinar soube que as droseras preferem musgo puro. A areia entraria após esse período inicial de vida. (espero que apareçam outros para confirmar ou não isso)
Minhas hart estão pegando sol do nascer até por volta das 12h e estão se desenvolvendo bem. De umas 15 sementes tenho 4 que realmente pegaram.
Acredito que seria melhor o sol que você tem (mesmo que pouco) ao invés da lâmpada mas também espero que apareçam pessoas melhores qualificadas que eu para te dar dicas mais precisas.

No mais, boa sorte!


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Dúvidas:
- Realizei corretamente o procedimento?

o borrifar não é indicado Rodrigo, as sementes estando nos substratos acima descritos estando sempre em umidade já é o bastante e o indicado.
- Vou deixar a luminária da sementeira ligada das 08:00 até as 08, aproximadamente, acham muito longo o fotoperíodo?
fico lhe devendo, nunca fiz usando luminárias. você tendo sol das 08:00 as 11:00 está bom para a germinação. busque deixar parte de suas experiências sem o uso de lâmpada, em local de sol mas protegido de chuvas e ventos para comparar os resultados. nesta época de frio, menor é o índice de germinação. mas com certeza terá bons resultados. : joia :
- Nesse caso, precisarei improvisar uma estufa para semeá-las ou posso deixar o prato com água embaixo, só com a luz sobre as sementes?
em particular, acho não haver a necessidade de estufa. importante sempre deixar em pires com média de 10/15 de água para o substrato sempre úmido.
- Pretendo colocar na mesma sementeira mudas de droseras capilaris, burmanii, e intermedia hoje ainda, não há problema?
penso já ter feito, importante você sempre deixar uma plaquinha da espécie para evitar futuros transtornos na identificação.
- é melhor plantar as sementes no musgo puro ou em substrato misturado para brotarem?
a composição que você citou acima está ok. você irá analisar e ver qual apresentou melhor resultado. eu costumo indicar no sphagnum puro, esterilizado e cortado em média de 1 a 1,5 cm para ficarem bem finos na parte de cima onde ficarão as sementes.

você começou muito bem, meus cumprimentos e boa sorte. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Rodrigo Metz
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 89
Registrado em: 13 Fev 2017, 11:53
Localização: Porto Alegre, RS - Brasil
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 25 vezes

Mensagem por Rodrigo Metz »

Muito obrigado pelas dicas, Edson! Resolvi colocá-las na rua mesmo, mas devido a uma semana chuvosa que estamos tendo aqui no RS, construí uma mini estufa com uma gaiola grande que tínhamos em casa para abrigá-las da chuva e do vento (assim que eu chegar em casa hoje, posto fotos da mesma, até para servir de idéia para o pessoal, se ela estiver correta, hehehe). Acredito que a partir de hoje o clima comece a melhorar por aqui, começando a abrir um pouco de sol. Não plantei todas as sementes de que disponho, pois pretendo plantá-las no início da primavera para comparar a taxa de germinação e o comportamento dos brotos, acredito que se conservá-las dentro dos envelopinhos de papel no escuro elas mantenham o potencial de brotamento, correto?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

- deixe em local coberto/protegido de chuvas, muitos de nós perdemos tudo devido a chuvas repentinas.
- em estufa, coberto por plásticos deverá evitar deixar em sol. analise o calor excessivo que irá ficar, em excesso poderá cozinhar tudo.
- não plantar todas as sementes foi muito bom, isso é precaução e ter sementes reservas.
- a época indicada é em setembro, agora todos nós plantamos, mas já precavidos de que é menor o índice de germinação, menor o tempo de desenvolvimento.
- para conservação, indicamos você deixar deixar no envelope, coloque o envelope dentro de um potinho com tampa (precaução) e deixe-o na geladeira na parte inferior de verduras.

aguardamos as suas fotos.

publicar-fotos-t5702.html

Boa sorte, sucesso. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem