Plantas no sol, estou fazendo certo ?

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
Krebs
Newbie
Newbie
Mensagens: 28
Registrado em: 10 Fev 2017, 23:41
Localização: Curitiba/ PR
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 2 vezes
Contato:

Plantas no sol, estou fazendo certo ?

Mensagem por Krebs »

Pessoal, faz umas duas semanas que comprei minhas plantas carnivoras, uma Dionaea e uma Drosera e para isso improvisei com garrafas pet um tipo de proteção para o caso de chuvas fortes e granizo e contra o vento no caso da drosera.

Na dionaea eu reparei que as folhas que ficavam no lado fechado da da garrafa estavam morrendo, enquanto as do lado aberto estão crescendo bem, por isso fiz uns cortes verticais para circular o ar e diminuir a concentração de luz solar (imagino que o sol batendo em um superfície curva possa estar concentrando muito os raios nesse parte fechada).

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 017531.jpg[/thumbnail]

Na drosera mantive aberto apenas um lado para tentar aumentar a umidade, mas não sei se esta dando certo, a planta esta crescendo bem, uma nova folha por semana, porem, não tem muita mucilagem mucilagem , mas a planta que parece ser um tipo de drosera que veio de intrusa no vaso tem mucilagem bem grudenta.

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 021551.jpg[/thumbnail]
[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 030177.jpg[/thumbnail]

Coloquei um pouco de argila expandida para ajudar a manter a umidade caso de uma secada na água, mas não sei se isso pode ajudar ou atrapalhar.
O sol bate direto nelas as 11:00 ate as 14:30, nessa epoca não faz muito calor aqui em Ctba mas coloquei o dedo na agua e ela da uma esquentada, não sei quantos graus, coloquei uma madeira na frente para diminuir o sol lateral nos vasos/agua, só o sol do meio dia que bate direto pois vem por cima!.

No geral elas estão assim:
[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 011012.jpg [/thumbnail]

E ai, o que devo ajustar para ficar um ambiente melhor ?

O local esta meio bagunçado e com alguns vasos sem vida, mas estou providenciando pra melhorar ! rsrsrs


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

André,

primeiramente lhe cumprimento. em sua primeira publicação já conseguiu publicar as fotos e e em provedor indicado pelo Fórum. ótimo : joia :

mas faltou um detalhe da recomendação, solicitamos você usar o Insert thumbnail. dê uma lida em

publicar-fotos-t5702.html então a sua publicação ocupará menor espaço, e somente clicar na espaço menor e ele se abrirá. apenas substituir o img pelo thumbnail : joia :

o Principal, qto a sua dúvida, não recomendamos usar coberturas plásticas. essas esquentam muito mais, mesmo tendo entrada/saída de ar. lhe sugerimos usar a tela sombrite. é uma tela própria para isso, e essa você deixando uma cobertura evitará/amenizará tbm ventos fortes, chuvas fortes e granizo . : joia :
...O sol bate direto nelas as 11:00 ate as 14:30
está pouco em sol. em dionaes e droseras, as q você tem no momento, é indicado o máximo de sol possível. quanto mais sol melhor e não se preocupe com o sol tanto esquentá-la (mas sem plástico pet acima) analise usar sombrite. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Krebs
Newbie
Newbie
Mensagens: 28
Registrado em: 10 Fev 2017, 23:41
Localização: Curitiba/ PR
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 2 vezes
Contato:

Mensagem por Krebs »

Oi Edson, obrigado pelas dicas!

Cortei os pets para desfazer as estufas, mantive apenas a parte de baixo por causa da água e cercando com madeira para evitar o sol lateral na agua.
Vou ver para fazer uma proteção com sombrite, tenho madeira de palletes e um rolo de sombrite!

Minhas plantas agora ficaram assim:

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 528598.jpg[/thumbnail]

Posso manter o fundo dos pets ou devo trocar por um vaso maior ou uma jardineira pequena com os furos fechados?
Editado pela última vez por Krebs em 26 Mar 2017, 18:52, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

você tem que lavar estes potinhos a cada 3 dias para evitar problemas de dengue. a tela bem esticada e colocada em diagonal, tem uma ajuda como quase um telhado para água. : joia :

outra, tem muita água, deixe no máximo 1/3 de água.

a nova foto não ficou como nas de cima. você deve ter pego outro endereço, não use o img, use o thumbnail ao lado com o url da foto. : joia :

você clicando na foto ela não se abre como acima. veja se consegue alterar a publicação. clique em reeditar e refaça somente a a parte da publicação da foto. : joia :

qq dúvida, entre em contato.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Krebs
Newbie
Newbie
Mensagens: 28
Registrado em: 10 Fev 2017, 23:41
Localização: Curitiba/ PR
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 2 vezes
Contato:

Mensagem por Krebs »

Deixei as plantas sem o pet e já pegaram um inseto, pena que não foi a drosera capensis! Alguem sane o nome dessa planta que pegou o inseto ?
[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 09_HDR.jpg[/thumbnail]

Sobre a proteção contra chuva e outras coisas, improvisei usando madeira de palletes e um sombrite que eu tenho guardado, acho que é 30 % e ficou assim:
[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 733158.jpg[/thumbnail]

Nessa altura não pega vento e fica protegido com o sombrite e diminui a quantidade de agua nas plantas!

Agora é só ver como que fica o crescimento das plantas, principalmente a mucilagem da drosera!


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

...Alguem sane o nome dessa planta que pegou o inseto ?
senão estou enganado, é d. spatulata : joia :

quando você vier a mexer no substrato, você a separa para outro vaso.

ficou legal o novo lar de suas pc's. procure deixar o maior tempo possível em sol. veja em sua casa o local que tem mais sol durante maior tempo e deixe lá. evite mexer e mudar os vasos isso causa stresse na planta.

a tela sombrite ajudará, mas não evitará você tocar na água e ver que estão mornas... mas já estamos no outono e agora em diante a temperatura somente vem a diminuir. comigo aqui a água fica quase fervendo, mas tanto e tanto que uso a água do vaso para fazer o café. :afraid: :afraid: kkk, não repare amigo, por vezes sou meio pescador para aumentar o tamanho. :lol: :lol:

Boa sorte. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Krebs
Newbie
Newbie
Mensagens: 28
Registrado em: 10 Fev 2017, 23:41
Localização: Curitiba/ PR
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 2 vezes
Contato:

Mensagem por Krebs »

Agora acho que deu tudo certo, as plantas estão crescendo melhor e pegando insetos.

Muito obrigado!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem