INICIANTE - DIONEIA MUSCIPULA - TRANSPLANTE
-
- Newbie
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradecimentos: 2 vezes
INICIANTE - DIONEIA MUSCIPULA - TRANSPLANTE
Pessoal, tenho muitas duvidas, estou iniciando agora... Bom tenho uma dioneia muscipula que comprei numa feira de flores etc... veio num vasinho pequeno de mudinhas, quero transplanta la para um outro vaso, nao sei se o tamanho e ideal... estou com sphagnum, e areia grossa, para formar o substrato. ai vem as duvidas
1 - como fazer a mistura do substrato ? devo colocar em partes, uma camada de sphagnum outra de areia... ou misturar os dois e colocar... ?
2- qual procedimento devo fazer na areia ? como lava-la e tal, o que pode acontecer se nao for feito esse processo.. ?
3 - em relação a colocar um ''pratinho'' de agua embaixo do vaso, tem alguma dica pra evitar a dengue ?? ou economizar trabalho de ''todo dia ter que mudar a agua'' ??
4 - mesmo com o pratinho embaixo, e necessário fazer a rega por cima... ?
5 - a minha dioneia veio com uma drosera de intrusa.. transplanto as duas para o mesmo vaso ?
fiz uma compra de sementes de drosera capensis e filiformis red ao Marcos Ono, em breve estará chegando e queria umas dicas para a germinação... como planta las.. etc, agradeço a quem puder me ajudar, abçs.
[img][thumbnail]https://scontent-gru2-1.xx.fbcdn.net/t3 ... 2511_o.jpg[/thumbnail][/img]
1 - como fazer a mistura do substrato ? devo colocar em partes, uma camada de sphagnum outra de areia... ou misturar os dois e colocar... ?
2- qual procedimento devo fazer na areia ? como lava-la e tal, o que pode acontecer se nao for feito esse processo.. ?
3 - em relação a colocar um ''pratinho'' de agua embaixo do vaso, tem alguma dica pra evitar a dengue ?? ou economizar trabalho de ''todo dia ter que mudar a agua'' ??
5 - a minha dioneia veio com uma drosera de intrusa.. transplanto as duas para o mesmo vaso ?
fiz uma compra de sementes de drosera capensis e filiformis red ao Marcos Ono, em breve estará chegando e queria umas dicas para a germinação... como planta las.. etc, agradeço a quem puder me ajudar, abçs.
[img][thumbnail]https://scontent-gru2-1.xx.fbcdn.net/t3 ... 2511_o.jpg[/thumbnail][/img]
- Vinilokão:P:D
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 39 vezes
- Agradecimentos: 97 vezes
Mistura os dois e coloca
Passa uma agua e pronto
Encaixar uma garrafa pet é uma boa ideia
Não, só pelo pratinho deixando umido
Pode colocar, mas eu nao recomendo, a dio cresce um pouco
PS: TEM DUAS DROSERAS
Mistura os dois e coloca
Passa uma agua e pronto
Encaixar uma garrafa pet é uma boa ideia
Não, só pelo pratinho deixando umido
Pode colocar, mas eu nao recomendo, a dio cresce um pouco
PS: TEM DUAS DROSERAS
Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
- Senhor Bellsprout
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradecimentos: 94 vezes
1 - o tamanho de vaso ideal seria de 12 cm, o substrato você pode fazer metade musgo metade arei, 50 % mugo, 40% areia e 10% bolinhas de isopor.
2 - Lavar a areia em um recipiente e ir trocando a água até sair limpa, depois se quiser pode jogar água fervendo, isso é para matar fungos e outros micro-organismos que pode prejudicar a planta.
3 - você pode usar suporte anti dengue, a garrafa esquenta demais as água:

4 - não precisa e nem é recomendado.
5 - essa o vini já deixou bem clara
deixa assim então a dio você transplanta no vaso maior e no menor você deixa a drosera, mas troque o substrato do vaso.
2 - Lavar a areia em um recipiente e ir trocando a água até sair limpa, depois se quiser pode jogar água fervendo, isso é para matar fungos e outros micro-organismos que pode prejudicar a planta.
3 - você pode usar suporte anti dengue, a garrafa esquenta demais as água:
4 - não precisa e nem é recomendado.
5 - essa o vini já deixou bem clara

Seja a mudança que você quer ver no mundo.
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
Legal Victor,
você já teve as dicas de nossos amigos. sugiro tbm você dar uma lida no tópico q irá te ajudar. duvidas-comuns-de-iniciante-t6288.html

você já teve as dicas de nossos amigos. sugiro tbm você dar uma lida no tópico q irá te ajudar. duvidas-comuns-de-iniciante-t6288.html
Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
-
- Newbie
valeu vini !! no caso de plantas separadamente seria o mesmo substrato para a drosera tambem ? areia e sphagnum ? e onde estaria a segunda drosera?
so vejo uma 

- Senhor Bellsprout
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradecimentos: 94 vezes

Seja a mudança que você quer ver no mundo.
-
- Newbie
em relação as folhas que estao secando posso corta normalmente? sem ser junto ao ''tronco'' ? leva em media umas 4 á 5 horas de sol por dia, mas continua verde..
[thumbnail]https://scontent-mia1-1.xx.fbcdn.net/v/ ... e=57D6BCC7[/thumbnail]
[thumbnail]https://scontent-mia1-1.xx.fbcdn.net/v/ ... e=57A22968[/thumbnail]
[thumbnail]https://scontent-mia1-1.xx.fbcdn.net/v/ ... e=57D6BCC7[/thumbnail]
[thumbnail]https://scontent-mia1-1.xx.fbcdn.net/v/ ... e=57A22968[/thumbnail]
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
Victor,
analisando melhor a sua dionaea, observei q não somente as armadilhas queimadas, mas tbm as folhas.
qto as armadilhas queimadas é normal, mais comum qdo a armadilha captura uma formiga e a química do organismo da formiga causa isso.
mas a sua tem tbm folhas queimadas, isso é um sinal da planta pedindo novo substrato como tbm de pedido de dormência.
para termos certeza q sua planta não esta entrando em dormência sugiro aguardar mais comentários.
analisando melhor a sua dionaea, observei q não somente as armadilhas queimadas, mas tbm as folhas.
qto as armadilhas queimadas é normal, mais comum qdo a armadilha captura uma formiga e a química do organismo da formiga causa isso.
mas a sua tem tbm folhas queimadas, isso é um sinal da planta pedindo novo substrato como tbm de pedido de dormência.
para termos certeza q sua planta não esta entrando em dormência sugiro aguardar mais comentários.
-
- Newbie
Mesmo se estiver entrando em dormência vou poder fazer o transplante normalmente ?
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
sim, mas já prepare o substrato de modo a úmido e não encharcado. não use o pires, use um borrifador e água levemente somente nas folhas (irá correr pouco as raízes). plantas entrando ou em dormência com o substrato encharcado é fácil apodrecer as raízes e perder a planta.
sugiro você trocar o substrato, apenas borrifar água nas folhas e acompanhar a reação da planta se está assim devido ao substrato ou se está entrando em dormência.
** dê uma lida atentamente neste tópico de nosso amigo Paulo. sobre-dormencia-de-dionaeas-tirem-suas- ... t6903.html irá te ajudar.
sugiro você trocar o substrato, apenas borrifar água nas folhas e acompanhar a reação da planta se está assim devido ao substrato ou se está entrando em dormência.
** dê uma lida atentamente neste tópico de nosso amigo Paulo. sobre-dormencia-de-dionaeas-tirem-suas- ... t6903.html irá te ajudar.

-