Transplante de Dionaea

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
gustavofelpe
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 16 Set 2015, 21:08
Localização: São Gabriel RS
Agradeceu: 1 vez

Transplante de Dionaea

Mensagem por gustavofelpe »

Boa noite pessoal!

Sou novo no fórum e no cultivo de PC's.
Gostaria de tirar algumas dúvidas que não encontrei respostas em outros tópicos.

A questão é assim, já venho tentando semear sementes de Dionaea a tempos e nunca consegui, desta vez comprei umas 150 sementes, fiz todo o procedimento de preparo do substrato igual indicam aqui no fórum. PORÉM, por estar sem esperança que germinassem acabei semeando todas as 170 sementes em um pote muito pequeno e não é germinaram uns 95% das sementes em menos de duas semanas, ou seja estou com um monte de plântulas, todas amontoadas.
Estão com aproximadamente 1,5cm de altura e não sei o que fazer, se tem algum problema em deixá-las amontoadas ou se devo separá-las em vasinhos individuais, tenho receio de perdê-las nessa mudança.
Devo separar, e qual o tamanho ideal para fazer essa mudança de substrato?
E outra questão é que algumas estão com aquelas duas primeiras folhinhas um pouco amareladas, imaginei que fosse falta de luz coloquei um pouco no sol e deixei mais tempo sob iluminação artificial da estufa só que não adiantou, agora estou mantendo a estufinha aberta para forçar a transpiração e ver se ficam verdinhas e se desenvolvem mais rápido.


"Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo."
Paulo Freire
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Seja bem vindo, apenas lembrando para você se apresentar formalmente na sala devida e completar o seu perfil com sua localização : joia : . Bom, vamos ao que interessa;

1) Normalmente sementes de Dionaea germinam entre 4/12 semanas. Eu já soube de casos aonde algumas germinaram em 2 semanas, mas isso trata-se de uma exceção e não uma regra.

2) Providencie uma foto de suas mudinhas para que possamos opinar melhor acerca deste assunto, visto que já houve casos de membros que compraram uma coisa e foi-lhes enviado outra. Diante disso aqui vale a máxima que diz; "seguro morreu de velho" ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Gustavo,
sempre q possível poste uma foto da planta para podermos te ajudar melhor. você conseguiu de dionaea 95% de germinação em duas semanas?
a fonte de onde você adquiriu as sementes são de confiança?

dê uma olhada em: publicar-fotos-t5702.html

veja se consegue foto do vaso por todo e de uma bem próximo para identificarmos com segurança. pela sua descrição você tem + de 130 mudas, sim amigo precisamos de fotos e confirmar. aguardamos,

boa sorte. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
gustavofelpe
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 16 Set 2015, 21:08
Localização: São Gabriel RS
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por gustavofelpe »

Também estranhei a rapidez e a porcentagem de germinação, porque já havia comprado sementes duas vezes e nada. Por desilusão acabei semeando errado, só que dessa vez foi o inverso.
Não tenho como tirar foto por enquanto porque meu celular não consegue dar foco e pegar elas porque são fininhas, quanto às sementes acredito que sejam autênticas porque eu já havia comprado do Marcos Ono e essas que arrisquei pelo mercado livre eram iguais, conferi por imagens de mudas recém germinadas pelo google e também são iguais, e também comprei de dois vendedores diferentes, de regiões diferentes no mercado livre e nasceu a mesma mudinha, algumas estão com aquele tipo de caule bem vermelho e outras esse caule está vermelho esverdeado, acredito que realmente seja Dionaea.
Os vendedores me garantiram que as sementes eram frescas. Mas ainda assim deixei dois dias na geladeira, algumas fiz o teste com o GA3, mas não separei na hora de germinar, misturei as estratificadas e as não estratificadas, depois semeei em sphagnum em mini estufa a aproximadamente uns 28°C com luz artificial bem próxima (forte) constante e água destilada.
Quanto a identificação estou tranquilo o problema mesmo é que estão amontoadas, algumas estão se encostando.


"Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo."
Paulo Freire
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Gustavo,

Se germinou tantas eu digo que vai ter uma bela dor de cabeça. :D

Vou te mostrar o processo que faço.
1º - Eu semeio em vasos que cortei para ficarem com a altura de quase 5cm, veja abaixo uma foto que tirei agora.
Imagem

2º - Daqui umas duas semanas pegarei um vaso com o tamanho normal e colocarei substrato até uma altura em que eu possa tirar todas as plantas da sementeira acima com substrato e tudo e colocar no vaso já preparado, é largo e tem a altura de 8cm. Veja as duas fotos abaixo para ver como ficarão.
ImagemImagem
Agora vem o problema, essas duas ultima fotos foram tiradas há algum tempo e há duas semanas eu transplantei para uma jardineira. Usei o método de virar o vaso e ir separando as plantas uma a uma com os torrões de substrato.
Imagem
Do lado de cima a esquerda não dá para perceber na foto, mas tem algumas dionaeas vermelhas e do lado direito tem umas pequenas que são mutações, ou qualquer outro nome que derem.

Viu o problema? A jardineira tem 30cmx10cmx12cm.
E isso é apenas uma pequena parte, esse cultivo é indoor numa estufa. Eu ainda tenho 3 sementeiras que farei o transplante para um vaso maior.
E eu ainda tenho uma jardineira que não vejo a 3 semanas em Osasco e está ao relento, tomando sol no lombo. Está nesse link meu-bog-de-dionaeas-t6417-10.html e as ultimas fotos são de 01/11.

Um outro método que já usei é tirar as plantas das germinadoras e com o uso de uma pinça ir transplantando para o novo vaso. Mas isso precisa de alguma habilidade mecânica. Prepara o vaso, faz um furo com uma caneta no substrato e pega a planta pela ponta da raiz com a pinça e coloca no furo feito e com o o outro lado da pinça aperte o furo.

Detalhe para qualquer um dos metodos que usar, após o transplante jogue agua nas plantas e deixe drenar, isso é para que as raizes e rizomas não fiquem num vazio. Se alguma planta flutuar, com cuidado use a pinça e enterre a raiz e não mexa mais.

Espero que isso tenha lhe dado uma noção, mas como dito acima é bom ter fotos.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem