Dedicado a plantas carnívoras com troca de informações sobre cultivo, especies, cuidados, pragas, germinação, sementes, doações, fornecedores, como cuidar, como cultivar, como regar. Tudo com fotos e videos.
A apresentação pessoal aqui no Fórum será seu primeiro passo para participação, enquanto não o fizer nenhuma postagem sua será liberada. Pedimos a sua compreensão, dê uma lida no tópico abaixo, são Regras para todos os membros. Boas Vindas!!! - Leia as Regras do Fórum
qto as sementes de nepenthes, uma tentativa será passar tipo um cotonete levemente e tentar retirar o mofo (aparenta).
qto da ping. se você conseguir ver para retirar as sementes ótimo, pois este substrato não está com aparência boa, troca o qto antes.
agora se não puder nem ver as sementes, o jeito é contar com a sorte....
Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Esses pontos brancos são fungos amigo, dê adeus as sementes que contenham ele uma vez que estão contaminadas. Procure separar aquelas que ainda estão sãs, prepare uma novo substrato (jogue este com as sementes fungadas fora) e torça para que o problema não volte a ocorrer.
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
São animais bastante próximos dos insetos, também têm seis patas, mas atualmente considerados um grupo à parte. São vistos em qualquer local do planeta que tenha um mínimo de umidade, existem cerca de 6000 espécies descritas no mundo. Em alguns locais são conhecidos como "Pulgas de jardim".
Comumente habitam a superfície de lagos, em numerosas colônias. Não são verdadeiramente aquáticos, exceto algumas poucas espécies. Têm corpo hidrófobo, não afundando na água.
Medindo até 3 mm, são diminutos artópodes de 6 pernas, formato variável, alguns alongados, outros globulares. Um par de antenas. Cor bastante variada, alguns com cores vivas, como rosa ou lilás. Muitos possuem um longo apêndice na extremidade do abdomen (chamado fúrcula), que mantém dobrados sob pressão na região ventral do corpo. Quando liberados, estas estruturas permitem grandes saltos, daí seu nome popular em inglês, "springtail". Podem saltar até 30 cm, numa velocidade inicial de 1,4 metros por segundo.
Se alimentam de detritos e microorganismos, sendo uma peça fundamental na decomposição de materia orgânica. Respiram ar, mas ao contrário dos insetos, a maioria não possui respiração traqueal, recebendo oxigênio através da sua cutícula porosa.
Como curiosidade, em números brutos, os Colêmbolos formam o grupo animal macroscópico mais numeroso do planeta, sendo estimado em 100.000 indivíduos por metro cúbico de solo e ambientes relacionados (camadas de musgo, árvores caídas, formigueiros e cupinzeiros), em qualquer ambiente do planeta que tenha umidade. Podem ser encontrados até em lagos semi-congelados no Ártico e Antártida. Uma espécie antártica se reproduz uma vez a cada 4 anos.
Eventualmente, Colêmbolos podem aparecer nos nossos aquários, especialmente naqueles com plantas de superfície e pouca movimentação de água. Totalmente inofensivos, são frequentemente confundidos com ácaros. Alguns peixes de superfície podem se alimentar destes artrópodes, como Bettas e Borboletas.
O que você vai ser amanhã será o resultado das escolhas que você faz hoje !.!.!
MarcielS escreveu:Com um pincel, separe e limpe as sementes de Nepenthes que tiverem esse fungo branco e coloque para germinar em uma germinadora separada das demais.
Mas Marciel, levando-se em conta que as hifas do fungo já estão presentes em todas a sementes será que vale a pena este procedimento?
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."