Dúvidas sobre a minha Dionaea
-
- Newbie
- Agradeceu: 2 vezes
Dúvidas sobre a minha Dionaea
Olá pessoal,
Essa semana ganhei minhas primeiras plantas carnívoras! Estou muito empolgada, pesquisei bastante coisa, mas também estou bem perdida....
Ganhei 3 vasos, e os três parecem estar com problemas distintos, então não sei muito bem como lidar com cada um.
Segue em anexo a foto da que está em estado pior, as folhas estão murchas, muito maiores do que as armadilhas. As armadilhas estão praticamente sem cilios e não respondem a estímulos (tentei colocar um inseto e nada aconteceu). Ela veio com uma haste floral , que eu cortei pra ver se ela melhorava. Será que ela está morta?
Outra dúvida...eu coloco água no pratinho, conforme vi em vários topicos, mas a água seca em menos de 2 horas, isso é normal?
Muito Obrigada !!
Essa semana ganhei minhas primeiras plantas carnívoras! Estou muito empolgada, pesquisei bastante coisa, mas também estou bem perdida....
Ganhei 3 vasos, e os três parecem estar com problemas distintos, então não sei muito bem como lidar com cada um.
Segue em anexo a foto da que está em estado pior, as folhas estão murchas, muito maiores do que as armadilhas. As armadilhas estão praticamente sem cilios e não respondem a estímulos (tentei colocar um inseto e nada aconteceu). Ela veio com uma haste floral , que eu cortei pra ver se ela melhorava. Será que ela está morta?
Outra dúvida...eu coloco água no pratinho, conforme vi em vários topicos, mas a água seca em menos de 2 horas, isso é normal?
Muito Obrigada !!
- ronaldojr
- Newbie
- Agradeceu: 11 vezes
- Agradecimentos: 7 vezes
Bom, não sou cultivador a muito tempo, mas acredito que ela irá sobreviver, porem notem mais uma haste floral nascendo ali. pode corta-la e o mais rente possível e na minha opinião deverá trocar esse substrato.
A questão da água no pratinho, acho que uma foto ajudaria, mas o que pode estar ocorrendo é que o substrato esta muito seco, ai ele acaba sugando a água.
Mas vamos aguardar algum mais experiente no assunto.
A questão da água no pratinho, acho que uma foto ajudaria, mas o que pode estar ocorrendo é que o substrato esta muito seco, ai ele acaba sugando a água.
Mas vamos aguardar algum mais experiente no assunto.
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 740 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
Evy,
sugiro a você dar uma lida no tópico : duvidas-comuns-de-iniciante-t6288.html
terá uma noção básica, entre elas (último parágrafo) como publicar fotos. para qq opinião publique a imagem, assim poderemos responder melhor, abç .
terá uma noção básica, entre elas (último parágrafo) como publicar fotos. para qq opinião publique a imagem, assim poderemos responder melhor, abç .

Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
- Dener
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 32 vezes
- Agradecimentos: 117 vezes
Olá
Realmente sua planta aparenta estar mais pra lá do que cá, consegui identificar o seguinte:
O substrato: Precisará replantar em sphagnum + arreia
(inclusive focos de ciano, que será resolvido na troca)
Falta de sol
Esta haste precisa ser cortada, acho pouco provável que a planta sobreviva a floração.
Seguindo o link que o amigo Edson passou, tem tudo explicado mas qualquer dúvida poste aqui.
Essa é a melhor época para as pcs, então ela se recupera-rá.
Abç
Realmente sua planta aparenta estar mais pra lá do que cá, consegui identificar o seguinte:
O substrato: Precisará replantar em sphagnum + arreia
(inclusive focos de ciano, que será resolvido na troca)
Falta de sol
Esta haste precisa ser cortada, acho pouco provável que a planta sobreviva a floração.
Seguindo o link que o amigo Edson passou, tem tudo explicado mas qualquer dúvida poste aqui.
Essa é a melhor época para as pcs, então ela se recupera-rá.
Abç
- Hercilio
- Membro ativo (2)
- Agradeceu: 31 vezes
- Agradecimentos: 16 vezes
- Contato:
pelas fotos se percebe q ela ainda esta em processo de dormencia, ja q as folhas estão largas... ainda tem a questão do substrato ser serapilheira, segundo o post do colega MarcielS... então creio q agora q entramos na primavera o ideal seria fazer a troca do substrato pelo ideal musgo sphagnum misturado com areia, bastante sol e agua e ela se recupera... a questão da agua acredito q o vaso ja chegou bem seco... então o bom é colocar até parar de secar ja q o substrato absorve a agua e por ae vae... fora q tem a questão do lugar q você mora se é ou n muito quente...
mas aguarde os mais experientes no assunto.
desejo sorte por ae, colega.
mas aguarde os mais experientes no assunto.
desejo sorte por ae, colega.
Não devemos ter medo dos confrontos... até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas.
Charles Chaplin
Charles Chaplin
-
- Newbie
- Agradeceu: 2 vezes
Muito Obrigada !Edson Poscai escreveu:Evy,
Estava mesmo procurando um lugar para entender como colocar as fotos de um jeito melhor.
- flp010
- Membro ativo (3)
- Agradeceu: 52 vezes
- Agradecimentos: 60 vezes
Eu li em algum lugar, talvez foi aqui mesmo, que após um certo tamanho que a haste floral cresce cortar não adianta pois a planta ja usou toda a energia que tentamos evitar cortando a haste. A informação está correta?
- Elise
- Membro ativo (3)
- Agradeceu: 15 vezes
- Agradecimentos: 59 vezes
Evy, siga os conselhos do pessoal que já comentou. Troque o substrato ( 50% sphagnum, 50% areia de construção ou de filtro de piscina/ todos os dois esterilizados), corte a haste floral bem rente ao centro (com uma tesoura esterilizada de preferência para evitar possíveis patógenos), deixe o vaso sobre um pratinho de água (sem cloro, preferencialmente água de chuva/ se notar que o substrato ainda está seco confira os buraquinhos do vaso e qualquer coisa fure mais alguns), e vá expondo ela gradualmente ao sol ( 1 hora a mais cada semana até que ela passe a maior parte do dia sob o mesmo).
No mais boa sorte e não deixe de tirar dúvidas!
flp10 pelo que eu li e olhei, quando chega a determinado tamanho não adianta mais cortar, igual você falou, ela já usou toda a energia. Eu não passei por isso ( coitada, a minha morreu sem nem sair da geladeira
) então vamos esperar por mais respostas.
No mais boa sorte e não deixe de tirar dúvidas!

flp10 pelo que eu li e olhei, quando chega a determinado tamanho não adianta mais cortar, igual você falou, ela já usou toda a energia. Eu não passei por isso ( coitada, a minha morreu sem nem sair da geladeira

" O fracasso de hoje se transforma no triunfo de amanhã" ( Nodame Cantabile)
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 740 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
minha opinião qto ao cortar a haste,
como vcs disseram, qdo a haste em floração ela praticamente já teve toda a energia da planta. mas por vezes tem brotos menores (este menores, melhor cortar), e mesmo de todo formada, dependendo das condições da planta (qdo muito fraca) se cortarmos ainda fica a esperança de recuperação, mas não cortando maior a chance de perder a haste e a planta.
como vcs disseram, qdo a haste em floração ela praticamente já teve toda a energia da planta. mas por vezes tem brotos menores (este menores, melhor cortar), e mesmo de todo formada, dependendo das condições da planta (qdo muito fraca) se cortarmos ainda fica a esperança de recuperação, mas não cortando maior a chance de perder a haste e a planta.
Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Na minha opinião sua Dio ainda tem salvação, basta providenciar a troca do substrato o quanto antes e expor à planta a mais horas de Sol. O resto será com ela...
Abs,
Rodrigo F. Costa
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
-