Dionaea com armadilhas pequenas e drosera fili. sem folhas

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Wellington Meneguci
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 06 Mar 2015, 01:52
Localização: Varginha - MG

Dionaea com armadilhas pequenas e drosera fili. sem folhas

Mensagem por Wellington Meneguci »

Olá, estou preocupado com minhas pcs, minha dionaea está com armadilhas muito pequenas no maximo 1 cm cada uma e minha drosera filiformis está sem folhas, só com algumas coisas que se parecem brotos de novas folhas, queria saber se é normal, se é por causa do inverno, falta de luz, substrato ruim? se alguém poder me ajudar fico agradecido, vou mandar algumas imagens para facilitar, vlw!
Imagem
Imagem
Imagem


Avatar do usuário
Hercilio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 108
Registrado em: 16 Mai 2015, 13:01
Localização: Curitiba, Paraná
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 16 vezes
Contato:

Mensagem por Hercilio »

perdão mas qual substrato é este da dionaea?


Não devemos ter medo dos confrontos... até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas.
Charles Chaplin
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Wellington, além de saber sobre o substrato, com a pergunta do Hercílio, gostaria de saber qto a sol.
de imediato vemos o verde forte, ela está ficando em sol?

nos diga sobre o substrato e sobre o sol na dionaea. pode ser estes os problemas, talvez tbm necessidade de dormência.
qto a D. Filiformis aparenta estar em dormência (hibernação). mas aguarde outras opiniões e nos informe sobre sol e substrato.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom,

A D.filliformis está em sua forma de dormência (hibernáculo) e no final do inverno ela volta a produzir novas folhas e provavelmente algumas mudas. A Dionaea diminuiu de tamanho pelo mesmo motivo, apesar de ainda ter um aspecto saudável.

Esse musgo na superfície, nasceu sobre o substrato sphagno + areia, ou ainda é o substrato que veio com a planta? Caso opte deixa-la na dormência natural, faça a troca do substrato quando estiver próximo da primavera. 8-)

Abç


Avatar do usuário
yan borborema
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 168
Registrado em: 17 Out 2014, 19:04
Localização: cacule-ba
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por yan borborema »

As Dionéias que chegaram para mim não estão em dormencia.então quando o inverno passar elas vão voltar a ficar grandes?


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

yan borborema escreveu:... quando o inverno passar elas vão voltar a ficar grandes?
Sim. Mas e as fotos?


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

A planta da primeira foto muito provavelmente esta plantada no substrato genérico. Em minha opinião o mesmo não é lá muito confiável, mas cabe a você decidir se vale a pena trocá-lo.

Quanto a sua aparência, muito provavelmente a planta esta se preparando para entrar em dormência, fora que gerou diversos clones no entorno do rizoma e é por isso que as armadilhas estão pequeninas. Se quiser pode separá-las na Primavera, mas isto também é uma opção sua.

Agora o vaso da D. filiformis está com o substrato correto, ele apenas encontra-se tomado por ervas daninhas e seria prudente removê-las. A dormência chegou cedo nesta PC e, conforme dito pelo Marciel, ela retonará com tudo quando as temperaturas aumentarem.

Obs.: A propósito, como esta o clima aí em Varginha?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
yan borborema
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 168
Registrado em: 17 Out 2014, 19:04
Localização: cacule-ba
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por yan borborema »

Rodrigo isso foi comigo ou com o Wellington?


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Com o Wellington, quanto a você, Yan, procure seguir as dicas de postagem de imagens que dei em seu tópico. Seja consciente e não bagunce as postagens alheias.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Wellington Meneguci
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 06 Mar 2015, 01:52
Localização: Varginha - MG

Mensagem por Wellington Meneguci »

Então o clima aq está bem frio, choveu algumas vezes, o tempo está quase sempre nublado, a questão do substrato creio q a parte de baixo seja de musgo sphagnum com areia, e uma fina camada desse musgo verde por cima, ela deve estar tomando no minimo umas 5 horas de sol direto por dia, mas vou conferir aq amanha o sol e o substrato, ae coloco aq, vlw!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem