Tenho sementes e várias dúvidas

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
vinimoral7
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 79
Registrado em: 04 Nov 2014, 11:23
Localização: Itabaiana/SE
Agradeceu: 29 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Tenho sementes e várias dúvidas

Mensagem por vinimoral7 »

Bom, como já disse no meu tópico de apresentação, minha Dionaea morreu e deixou sementes e eu as conservo em algodão úmido no interior de uma vasilha que está na gaveta das verduras, na geladeira. Eu queria saber se estou conservando elas do jeito certo.
E vi, também, no site de compras que acho que é de domínio do responsável por essa site (https://www.plantascarnivoras.com.br/) que tem Sphagnum desidratado e Perlita expandida. Se eu comprar esses dois substratos e fazer uma mistura equilibrada com eles, as sementes da minha, finada, Dionaea germinarão?

Eu também tenho a antiga terra da planta:
Imagem

Observe que há pedras amarelas. Elas são resíduos da areia de aquário, que veio do transplante mal sucedido de minha antiga planta.


Adquirindo conhecimento...
Avatar do usuário
zootecnista13
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 179
Registrado em: 01 Set 2014, 19:13
Localização: Morrinhos - CE
Agradeceu: 22 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por zootecnista13 »

Olá Vinicius!

Que pena sua Dio ter morrido, mas essas coisas acontecem. Quanto as seeds estarem na geladeira tudo bem, só não precisa estar em algodão molhado e melhor que o amigo as tirem dessas condições. Para germiná-las, você pode usar musgo sphagnum puro ou em uma proporção de 1:1 com areia de construção higienizada.

Neste fórum, em Técnicas e Dicas de Cultivo, Iniciantes e Fichas de Cultivo você encontrará bem detalhado tudo o que precisa para germinar, higienizar o substrato, preparar o substrato, enfim, aconselho o amigo a dar uma boa lida!!

Espero ter ajudado!!

Abraço e boa sorte no cultivo!!


" Se as abelhas desaparecessem da Terra, restaria a humanidade apenas 04 anos de vida" Albert Einstein
Avatar do usuário
vinimoral7
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 79
Registrado em: 04 Nov 2014, 11:23
Localização: Itabaiana/SE
Agradeceu: 29 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por vinimoral7 »

Fiquei feliz ao saber que areia de construção poderia ser usada, pois é mais fácil de achar. em relação ao Sphagnum eu só encontrei, em uma de flores sintéticas, musgo verde:

Imagem

Eu perguntei a atendente se lá vende musgo branco ou vermelho, então ela disse que só tinha musgo verde. Achei bem parecido, só muda a cor. Posso usar esse?
Se eu puder usar eh melhor, porque esse saquinho é 4 reais. Mas na internet 100g é 11 reais :s


Adquirindo conhecimento...
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Vinicius,

Esse musgo não é sphagno.

É musgo de java e não serve como substrato. Degrada muito rápido, apodrece e inviabiliza em um curto espaço de tempo o cultivo.

Abç


Avatar do usuário
vinimoral7
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 79
Registrado em: 04 Nov 2014, 11:23
Localização: Itabaiana/SE
Agradeceu: 29 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por vinimoral7 »

O jeito é juntar dinheiro mesmo, compro mais ou menos quantos gramas de sphagnum?
Acabei de tirar do algodão e aproveitei pra contar as sementes, tenho 26 :D
era pra ter mais, mas eu tentei germinar elas e perdi.
Imagem
Eu as colocarei de volta na geladeira. Obrigado, agora sei o que fazer para germinar: Sphagnum e areia lavada 1:1
Muito obrigado!
Quando eu comprar o sphagnum, eu começo a compartilhar com vocês xD

Ps: Eu posso usar a areia da minha planta passada, né?


Adquirindo conhecimento...
Avatar do usuário
zootecnista13
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 179
Registrado em: 01 Set 2014, 19:13
Localização: Morrinhos - CE
Agradeceu: 22 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por zootecnista13 »

Olá Vinicius,

Até pode desde que bem higienizada. Mas areia é tão fácil neh? :lol: Na minha opinião acho melhor o amigo apanhar mais um pouco por ai, tendo cuidado pra não está contaminada com cal ou cimento e ferver bem!!

Abraço!


" Se as abelhas desaparecessem da Terra, restaria a humanidade apenas 04 anos de vida" Albert Einstein
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Vinicius... tb não acho q seja aconselhável você reutilizar essa areia (ainda me pergunto, como você ia conseguir separar a areia do restante do substrato :roll: ). E tb, como o Samuel (zootenista13) citou, é fácil encontrar a areia...

sinceramente, eu não arriscaria a germinação dessas sementes por conta do reaproveitamento de um material relativamente barato. Guarde bem essas sementes, aguarde o sphagnum chegar e aí faça direitinho...

Só não saberia dizer qto comprar... aqui compro em pacotes do tamanho de um travesseiro e rende bastante...


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
vinimoral7
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 79
Registrado em: 04 Nov 2014, 11:23
Localização: Itabaiana/SE
Agradeceu: 29 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por vinimoral7 »

E esse pacote de sphagnum custou quanto? se você encomenda pela internet, poderia me passar o site? assim eu fico mais seguro ao comprar :D
grato!


Adquirindo conhecimento...
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Eu pago 8,50 no pacote, não sei qto ele pesa...mas é bem leve...E eu compro num garden center perto da minha casa...

Na internet, eu comprei uma vez com o Marcos Ono (qdo eu ainda não sabia oq era e não queria comprar errado). Ele envia pelos correios. Qdo preciso de algo dele, costumo contactá-lo através do Facebook

Eu não sei se onde você mora tem a C&C ou a Leroy Merlin... já vi o sphagnum nessas duas lojas aqui em sampa... eram pacotes menores, só não me lembro do preço

Dê uma olhada no topico: Identificação de Sphagnum. Tem muitas fotos pra te ajudar a identificá-lo... mas leia-o todo,ok? : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
vinimoral7
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 79
Registrado em: 04 Nov 2014, 11:23
Localização: Itabaiana/SE
Agradeceu: 29 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por vinimoral7 »

Eu li. Acho que vou procurar alguma loja de floricultura em Aracaju. Lá deve ter, afinal, é a capital :D
Obrigado a todos xD


Adquirindo conhecimento...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem