Não consegui plantar dionaea, como fazer?

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
alinec
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 56
Registrado em: 23 Out 2013, 18:56
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 1 vez

Não consegui plantar dionaea, como fazer?

Mensagem por alinec »

Oi pessoal tudo bem?

Estava com problemas com pulgões e lavei as plantas jogando todo o sphagnum fora. Mas quando fui replantar, alguma coisa deu errado.

Já faz 1 semana que realizei o procedimento, a dionaea ficou com todas as folhas abaixadas e 2 armadilhas secaram. A drosera spatulata não está tão verdinha e aberta como sempre foi, está meio murchinha.

Algo fiz de errado, como fazer isso da maneira certa sem quase matar as plantas?

Obrigada


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Aline.

Pôxa, que chato heim.

É comum as plantas resentirem-se depois de ter o substrato trocado. Geralmente a recuperação ocorre depois de uma ou duas semanas, mas esse tempo difere de planta para planta.

Postar imagens delas de como estão ajuda a avaliação.

Abç


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

alinec escreveu: Estava com problemas com pulgões e lavei as plantas jogando todo o sphagnum fora. Mas quando fui replantar, alguma coisa deu errado.
Eu nunca tive problemas com pulgões em minhas plantas carnívoras, mas tive praga pior : maluco : .
Em plantas não carnívoras como samambaias e outras quando tive problemas com pulgões usei uma solução feita com fumo em corda e não prejudicou nada as plantas, já nas carnívoras eu não sei é recomendado o uso.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
alinec
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 56
Registrado em: 23 Out 2013, 18:56
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por alinec »

Aí estão as fotos.

Eu vou por mais musgo. Quando fiz não tinha musgo suficiente para o vaso todo, mas a parte dela está assim mais alta porque quando eu vi que não tava bem eu fui tentando tirar musgo das laterais e colocar em baixo das armadilhas apoiando, mas não deu muito certo. Essa mudinha eu achei no vaso antigo da dionaea e acabei colocando aí junto, tem problema?

A armadilha seca que está mais alta simplesmente "torceu" sozinha para ficar assim

[img]https://www.tickimg.com.br/uploads/_dio1.jpg[/img]
[img]https://www.tickimg.com.br/uploads/_dro1.jpg[/img]


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom,

Visualmente há pouco substrato no vaso. A profundidade do substrato deve ter no mínimo 12cm. Nivele, pelo menos, até a 1cm do topo do vaso.

Do jeito que estão 'afundadas' no vaso e com pouco substrato não vão durar muito não.

Parece-me que na mistura tem mais musgo do que areia. Aumente a proporção de areia.

Abç


alinec
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 56
Registrado em: 23 Out 2013, 18:56
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por alinec »

Só tem musgo, como o Marcos me falou para por. Pq devo por areia?


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Então,

O solo da Dionaea em seu ambiente natural é compacto, com predominância de areia.

O Ono não erra quando sugere utilizar somente o musgo mas também não avisa que não deve ser tão aerado assim, que é o que ocorre quando utiliza-se somente o musgo.

A planta não deve ficar 'solta' e o substrato não deve ficar 'fofo' demais. A areia vai corrigir isso deixando o solo mais compactado.

Uma mistura padrão é 50% musgo 50% areia. 8-)

Abç


Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

As dicas do pessoal acima estão todas corretas. Tenho apenas mais uma colocação: Coloque mais musgo no vaso ou troque a planta por um vaso menor. Da forma em que está ali, a planta só pega sol se ele estiver reto em cima dela.


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Eu posso estar enganado, mas o substrato também aparenta estar muito seco. Ele não precisa ficar encharcado, porém do jeito que esta as PCs irão demorar a se recuperar.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
alinec
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 56
Registrado em: 23 Out 2013, 18:56
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por alinec »

Não, o substrato estava bem molhado, mas apos um dia inteiro de sol ficou somente úmido q foi a hora q tirei a foto.

Essa areia compro onde? E q tipo de areia?

Posso usar 50% musgo e 50% areia em todas? Tenho 2 especies de dionaea 3 especies de nepenthes 2 especies de utricularia 4 especies de drosera e 1 de pinguicula

Preciso falar cada especie ou só pelo gênero já basta?

Outra coisa e normal os copos das nepenthes ficarem com bastante agua dentro?

Obrigada


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem