Não consegui plantar dionaea, como fazer?
-
- Membro ativo (1)
- Agradecimentos: 1 vez
Não consegui plantar dionaea, como fazer?
Oi pessoal tudo bem?
Estava com problemas com pulgões e lavei as plantas jogando todo o sphagnum fora. Mas quando fui replantar, alguma coisa deu errado.
Já faz 1 semana que realizei o procedimento, a dionaea ficou com todas as folhas abaixadas e 2 armadilhas secaram. A drosera spatulata não está tão verdinha e aberta como sempre foi, está meio murchinha.
Algo fiz de errado, como fazer isso da maneira certa sem quase matar as plantas?
Obrigada
Estava com problemas com pulgões e lavei as plantas jogando todo o sphagnum fora. Mas quando fui replantar, alguma coisa deu errado.
Já faz 1 semana que realizei o procedimento, a dionaea ficou com todas as folhas abaixadas e 2 armadilhas secaram. A drosera spatulata não está tão verdinha e aberta como sempre foi, está meio murchinha.
Algo fiz de errado, como fazer isso da maneira certa sem quase matar as plantas?
Obrigada
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Oi Aline.
Pôxa, que chato heim.
É comum as plantas resentirem-se depois de ter o substrato trocado. Geralmente a recuperação ocorre depois de uma ou duas semanas, mas esse tempo difere de planta para planta.
Postar imagens delas de como estão ajuda a avaliação.
Abç
Pôxa, que chato heim.
É comum as plantas resentirem-se depois de ter o substrato trocado. Geralmente a recuperação ocorre depois de uma ou duas semanas, mas esse tempo difere de planta para planta.
Postar imagens delas de como estão ajuda a avaliação.
Abç
- Paulo
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 501 vezes
- Agradecimentos: 697 vezes
Eu nunca tive problemas com pulgões em minhas plantas carnívoras, mas tive praga pioralinec escreveu: Estava com problemas com pulgões e lavei as plantas jogando todo o sphagnum fora. Mas quando fui replantar, alguma coisa deu errado.

Em plantas não carnívoras como samambaias e outras quando tive problemas com pulgões usei uma solução feita com fumo em corda e não prejudicou nada as plantas, já nas carnívoras eu não sei é recomendado o uso.
Paulo
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
-
- Membro ativo (1)
Aí estão as fotos.
Eu vou por mais musgo. Quando fiz não tinha musgo suficiente para o vaso todo, mas a parte dela está assim mais alta porque quando eu vi que não tava bem eu fui tentando tirar musgo das laterais e colocar em baixo das armadilhas apoiando, mas não deu muito certo. Essa mudinha eu achei no vaso antigo da dionaea e acabei colocando aí junto, tem problema?
A armadilha seca que está mais alta simplesmente "torceu" sozinha para ficar assim
[img]https://www.tickimg.com.br/uploads/_dio1.jpg[/img]
[img]https://www.tickimg.com.br/uploads/_dro1.jpg[/img]
Eu vou por mais musgo. Quando fiz não tinha musgo suficiente para o vaso todo, mas a parte dela está assim mais alta porque quando eu vi que não tava bem eu fui tentando tirar musgo das laterais e colocar em baixo das armadilhas apoiando, mas não deu muito certo. Essa mudinha eu achei no vaso antigo da dionaea e acabei colocando aí junto, tem problema?
A armadilha seca que está mais alta simplesmente "torceu" sozinha para ficar assim
[img]https://www.tickimg.com.br/uploads/_dio1.jpg[/img]
[img]https://www.tickimg.com.br/uploads/_dro1.jpg[/img]
- MarcielS
- Membro ativo (5)
Bom,
Visualmente há pouco substrato no vaso. A profundidade do substrato deve ter no mínimo 12cm. Nivele, pelo menos, até a 1cm do topo do vaso.
Do jeito que estão 'afundadas' no vaso e com pouco substrato não vão durar muito não.
Parece-me que na mistura tem mais musgo do que areia. Aumente a proporção de areia.
Abç
Visualmente há pouco substrato no vaso. A profundidade do substrato deve ter no mínimo 12cm. Nivele, pelo menos, até a 1cm do topo do vaso.
Do jeito que estão 'afundadas' no vaso e com pouco substrato não vão durar muito não.
Parece-me que na mistura tem mais musgo do que areia. Aumente a proporção de areia.
Abç
- MarcielS
- Membro ativo (5)
Então,
O solo da Dionaea em seu ambiente natural é compacto, com predominância de areia.
O Ono não erra quando sugere utilizar somente o musgo mas também não avisa que não deve ser tão aerado assim, que é o que ocorre quando utiliza-se somente o musgo.
A planta não deve ficar 'solta' e o substrato não deve ficar 'fofo' demais. A areia vai corrigir isso deixando o solo mais compactado.
Uma mistura padrão é 50% musgo 50% areia.
Abç
O solo da Dionaea em seu ambiente natural é compacto, com predominância de areia.
O Ono não erra quando sugere utilizar somente o musgo mas também não avisa que não deve ser tão aerado assim, que é o que ocorre quando utiliza-se somente o musgo.
A planta não deve ficar 'solta' e o substrato não deve ficar 'fofo' demais. A areia vai corrigir isso deixando o solo mais compactado.
Uma mistura padrão é 50% musgo 50% areia.

Abç
- Dimas Mascarello
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 13 vezes
- Agradecimentos: 137 vezes
As dicas do pessoal acima estão todas corretas. Tenho apenas mais uma colocação: Coloque mais musgo no vaso ou troque a planta por um vaso menor. Da forma em que está ali, a planta só pega sol se ele estiver reto em cima dela.
Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.
http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.
http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Eu posso estar enganado, mas o substrato também aparenta estar muito seco. Ele não precisa ficar encharcado, porém do jeito que esta as PCs irão demorar a se recuperar.
Abs,
Rodrigo F. Costa
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
-
- Membro ativo (1)
Não, o substrato estava bem molhado, mas apos um dia inteiro de sol ficou somente úmido q foi a hora q tirei a foto.
Essa areia compro onde? E q tipo de areia?
Posso usar 50% musgo e 50% areia em todas? Tenho 2 especies de dionaea 3 especies de nepenthes 2 especies de utricularia 4 especies de drosera e 1 de pinguicula
Preciso falar cada especie ou só pelo gênero já basta?
Outra coisa e normal os copos das nepenthes ficarem com bastante agua dentro?
Obrigada
Essa areia compro onde? E q tipo de areia?
Posso usar 50% musgo e 50% areia em todas? Tenho 2 especies de dionaea 3 especies de nepenthes 2 especies de utricularia 4 especies de drosera e 1 de pinguicula
Preciso falar cada especie ou só pelo gênero já basta?
Outra coisa e normal os copos das nepenthes ficarem com bastante agua dentro?
Obrigada
-