Qual o sphagnum ideal?Picado ou vivo?

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Qual o sphagnum ideal?Picado ou vivo?

Mensagem por CauPlantas »

Olá!Como meu primeiro dia aqui,gostaria de perguntar a vocês qual o sphagnum ideal para a minha Dioneia,picado ou vivo?
Ouvi dizer que o sphagnum se reproduz quando ele está bem úmido e picado e o vivo ajuda a manter a umidade do solo!
Estou meio confuso com isso,porque notei que uma das armadilhas de minha planta estão ficando meio magras e fechadas,enquanto as outras ainda estão bem gordinhas,pesquisei e vi que era sobre a necessidade de sol e o sphagnum,bom sol aqui já tem bastante então só me resta o sphagnum!Respondam por favor!

Atenciosamente




Cauê J. Tamagusku


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Muito obrigado mesmo! : joia : E é normal as armadilhas da minha PC ficarem meio magras e fechadas? :-?


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Cauê,

Desconsidere o sphagnum vivo como substrato. Vivo vai servir para efeito decorativo, ou vai brotar sobre a superficie do sphagnum seco.

Sim, o musgo brota novamente, mesmo a partir do desidratado, por meio de esporos ou parte do musgo que ainda estiver vivo.

Picado ou não, dependerá da finalidade.
Para reenvasamento deve ser levado em conta a espécie/gênero da planta. Não é necessário picar o musgo para as plantas adultas. Para as germinações é melhor que o musgo fique homogêneo, portanto, picado, para que a superficie do substrato fique mais 'lisinha'.

Pelo quadro que você retratou, acredito que sua planta precise de dormência, mas não dá para ter certeza sem vê-la.

Seria importante você postar fotos da sua planta para que saibamos qual o estado real dela.

Abç


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Sim,obrigado pelos conselhos MarcielS!Em breve postarei fotos,pois passo a maior parte do tempo na escola e só consigo ficar livre a noite!

Atenciosamente




Cauê J. Tamagusku


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Bom,hoje consegui tirar algumas fotos da minha Dioneia,eu adquiri ela lá no Orquidário de MV,então acredito que eles colocaram o substrato certo.Segue as fotos:

Minha Dionaea:

[img]http://img90.imageshack.us/img90/2943/bzg6.jpg[/img]

Vista de perto:

[img]http://img842.imageshack.us/img842/4020/tl6c.jpg[/img]

A armadilha magra e que não abre faz 1 semana:

[img]http://img203.imageshack.us/img203/9600/p0iz.jpg[/img]


Minhas dúvidas:

1-Ela precisa de mais sol?Mais água?Ou precisa de dormência?

2-Aqui em SP faz frio de manhã e noite,mas faz sol a tarde!Assim não consigo fazer que ela entre em dormência!O que fazer? :( Ela precisa de dormência induzida ou ela já está em dormência?

3-Que tipos de inseto posso dar?Aqui em casa quase não tem moscas,posso dar abelhas?Lesmas?Formigas ou mosquinhas de banheiro?


Atenciosamente



Cauê J. Tamagusku
Editado pela última vez por CauPlantas em 09 Ago 2013, 09:13, em um total de 1 vez.


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Cauê,

Aparentemente sua Dionaea está bem. O Mauricio do MV sabe bem como cultivá-las.

Dependendo da região de SP é melhor forçar a dormência. Mas já estamos quase no meio do inverno, então talves não dê mais tempo para induzi-la. Uma opção é deixar para o proximo inverno.

Não é preciso alimentar a planta, ela é uma caçadora, mas se quiser faze-lo, evite formigas, como o nome diz (fly trap) ofereça moscas.

Lembrando que as armadilhas funcionam em média 3 tres vezes. Depois disso servem apenas para fotossintese.

Abç


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Muito obrigado por responder a minha pergunta!Eu devo continuar deixando ela no sol constantemente úmido?As abelhas não picam a planta?Desculpe por ser chato :oops:


Att.



Cauê J. Tamagusku


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Cauê, as plantas do género/espécie Dionaea precisam receber luz solar direta, caso contrário definham até a morte :( . O ideal e elas serem expostas há, no mínimo, 6 h de Sol ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Certo aqui na minha casa bate bastante sol,mas como ela tem 2 andares preciso procurar um lugar que bata sol durante o dia todo!! :| Então quer dizer que ela come qualquer mosquito?Vi num site também que se pode dar larvas que tenham baixo teor de cálcio vi num tópico daqui também!! :P Obrigado pela ajuda!!


Att.



Cauê J. Tamagusku


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Cauê
A minha dio fica no quintal (agora não, pq está na geladeira, em dormencia induzida), mas eu não me preocupo em oferecer nada a ela, pq normalmente, elas caçam... pra mim elas não são como os cães e gatos, q precisamos, obrigatoriamente, oferecer-lhes comida (corrijam-me se estiver errada, pessoal)... as dios e as minhas outras carnívoras, caçam sozinhas...

Sabe aquela foto da armadilha fechada q você postou? É assim q elas ficam depois q "caçam" algo.. e como você disse q faz 1 semana q não abre, pode ser (eu disse pode ser) q ela tenha pego algo e q esteja "sugando" do inseto os nutrientes q ela precisa... É assim q fazem...e depois de um tempo, as armadilhas normalmente, se abrem, deixando à mostra apenas os "restos mortais" de sua presa...

Como você mora em casa, é beeeem provavel q ela "se vire"... Aqui, eu me preocupo muito mais em mantê-las (dios, sarras e droseras) em local bem ensolarado e com água suficiente do q em caçar pra elas... :D


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem